Terra
E-mail Chat √ćndice
 
 
Diversão  >  Concurso Cultural CIA Manual Oficial de Truques e Espionagem
 not√≠cias por e-mail fale conosco  

 Sites relacionados
Blog
Conexão Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Crianças
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Videokast
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

 
Arte e Cultura


CIA Manual Oficial de Truques e Espionagem

        

Como eram as investigações e os artifícios utilizados pelos agentes da CIA antes da era tecnológica atual, quando não existiam computadores pessoais?

Mágica ou espionagem? Em 1950, o mágico John Mulholland, um dos mais famosos dos EUA, foi convidado para produzir truques de espionagem, que foram usados largamente pela CIA por vários anos. Por segurança, todos os exemplares foram destruídos em 1973.  Pelo menos era o que se acreditava, até que os autores encontraram os manuscritos em 2007 e depois de assegurar toda a fidelidade da história, decidiram publicar este livro. Trata-se de  um documento único de uma época e da história da espionagem mundial.

Em 1953, sob o pano de fundo da Guerra Fria, a CIA criou um programa super secreto, com nome de código MKULTRA, para reagir às novíssimas técnicas soviéticas de controle da mente e de investigação. Percebendo que os espiões poderiam precisar utilizar secretamente pílulas, drogas e pós contra o inimigo, a CIA contratou John Mulholland, o mais famoso mágico dos Estados Unidos, para escrever dois manuais sobre prestidigitação e técnicas de comunicação alternativas.

O que esta obra traz é uma compilação destes manuais com as instruções de Mulholland  que adaptou as técnicas de mágicos para que os agentes da CIA pudessem fazer frente aos seus adversários soviéticos.

 

Sobre os autores

H. Keith Melton uma autoridade na tecnologia de espionagem reconhecida internacionalmente. Consultor histórico da CIA, Técnico do Historian Tradecraft Interagency Training Center, Washington, DC, e autor de vários livros, incluindo Ultimate Spy.

Robert Wallace é o ex-diretor do escritório de Assistência Técnica da CIA. Ganhador da Medalha de Mérito da Inteligência, ele é o fundador do Artemus Consulting Group, uma empresa privada de segurança nacional, e colaborador do Centro da CIA para o Estudo da Inteligência.