BULLING:
MENTES PERIGOSAS NAS ESCOLAS
De Ana Beatriz Barbosa Silva
Da mesma autora de Mentes Perigosas e Mentes Inquietas
Concorra a livros! |
Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros é afetado por um fenômeno cada vez mais comum: o bullying escolar.
De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.
Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas – altos ou baixos demais, gordinhos ou muito magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis – sofrem intimidações constantes. Discriminados em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.
Em Bullying – Mentes perigosas nas escolas, a Dra. Ana Beatriz faz uma análise profunda sobre as diferentes formas de bullying. A violência pode se manifestar verbalmente (insultos, ofensas, xingamentos, gozações), com agressões físicas, psicológicas e morais, com abusos sexuais e mesmo virtualmente, ou seja, através da utilização de aparelhos e equipamentos de comunicação (celular e internet), que são capazes de difundir, de maneira avassaladora, calúnias e maledicências.
De forma acessível e muito esclarecedora o livro, faz uma investigação do problema, trazendo informações necessárias aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.
CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING:
Entre as consequências psíquicas e comportamentais do bullying explicadas pela a autora no livro, estão:
- Sintomas psicossomáticos
- Transtorno do pânico
- Fobia escolar
- Fobia social (Transtorno de Ansiedade Social – TAS)
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
- Depressão
- Anorexia e bulimia
- Transtorno Obsessivo e Compulsivo (TOC)
- Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT)
COMO COMBATER:
O bullying é, antes de tudo, uma forma específica de violência. Sendo assim, deve ser identificado, reconhecido e tratado como um problema social complexo e de responsabilidade de todos os envolvidos. Nesse sentido, a escola pode e deve representar um papel fundamental na redução desse fenômeno, por meio de programas preventivos e ações combativas nos casos já instalados. Para isso, é necessário que a instituição escolar atue em parceria com as famílias dos alunos e com todos os setores da sociedade que lutam pela redução da violência em nosso dia a dia.
No livro, a autora revela como cada uma das partes envolvidas pode combater um dos tipos cada vez mais comuns de violência e divide o assunto em:
- A participação da escola no combate ao bullying
- O posicionamento do professor nos casos de violência entre alunos
- Medidas a serem adotadas quando o professor é o agressor
- Medidas a serem adotadas quando o professor sofre a violência
- Como os pais podem colaborar no combate ao bullying
SOBRE A AUTORA:
Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela UFRJ. Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Déficit de Atenção (SP). É também diretora das clínicas Medicina do Comportamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde faz atendimento aos pacientes e supervisão dos profissionais da sua equipe (médicos, psicólogos e terapeutas).
Nascida no Rio de Janeiro, é escritora, realiza palestras, conferências e consultorias sobre variados temas do comportamento humano.
Autora dos best-sellers Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado e Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade, do selo Fontanar, da Objetiva, que está relançando toda a sua obra.
 |