Terra
E-mail Chat Índice
 
 
Diversão  > Bar Alferes - Comida mineira de boteco
 notícias por e-mail fale conosco  

 Sites relacionados
Blog
Conexão Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
MTV
Mundo das Crianças
Palavras Cruzadas
Portal Literal
Rádio Terra
Teatro Chik
Videokast
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

 
Arte e Cultura
Filezinho Bom Demais
Tradição dos melhores botecos mineiros chega a Moema com o bar Alferes

Em ambiente agradável de boteco chique, o bar abre dia e noite e oferece vasto cardápio
de especialidades vindas da capital mineira, considerada a verdadeira terra dos botecos

Com tantos bares cariocas pipocando pela cidade, fazem falta endereços inspirados na verdadeira terra dos botecos: Belo Horizonte. É por isso que os fãs dos quitutes e das boas aguardentes mineiras acabam de ganhar o Alferes, localizado na rua Graúna, em Moema. Batizado segundo um “causo” – como cabe a uma boa casa mineira –, o Alferes tem uma história curiosa, bem típica de mesa de bar. Um dos sócios é descendente de Tiradentes, o grande herói da Inconfidência Mineira. Como prova de que não é “papo de mineiro”, uma comenda concedida ao tio desse sócio pela Câmara Municipal de Pouso Alegre decora uma das paredes centrais do Alferes – nome que faz referência à patente do Exército ocupada por Tiradentes e que se tornou, mais tarde, um dos apelidos do herói.

Concorra a um delicioso Mexidão ou um Filezinho Bom Demais!
Leve 3 amigos ao bar Alferes e ganhe 10% de desconto + 01 cerveja nacional. Só para Assinantes!
Visite o site do bar Alferes


Mineiro que é mineiro belisca a tarde toda

Conversa vai, conversa vem, o que há de conquistar mesmo a clientela é o cardápio do bar. Elaborado após uma pesquisa “in loco” sobre os melhores pratos e petiscos do famoso concurso Comida di Buteco, que acontece anualmente em Belo Horizonte, e com alguns dos mais importantes restaurantes de comida mineira daquela região, o menu traz uma boa variedade de pequenas e grandes delícias dificilmente encontradas por aqui – só a parte de petiscos oferece 34 receitas.

o caso do Jiló à Milanesa com Parmesão, que é frito e excelente companhia para a cerveja gelada; o Bolinho de Feijão traz nove unidades de massa frita feita com feijão fradinho temperado; entre as especialidades, o Pastel de Angu, tem massa à base de farinha de fubá – o conhecido angu – recheada com acém e cebola batidinha; o Bolinho de Mandioca com Calabresa e Catupiry, também com seis unidades, merece atenção especial e o Lambari Frito. Para os dias mais frios, vale experimentar, entre as sugestões de caldos, a Canjiquinha com Costelinha, o Caldo de Vaca Atolada e o Caldo de Mocotó. “Esses caldos são petiscos muito apreciados nos bares belo-horizontinos”.

Quem prefere porções maiores pode optar pela Moela de Botequim, dourada em alho, cebola e bacon, ensopada no creme de cebola com pedacinhos salpicados de cebolinha e pimentão e servida com fatias de pão francês, ou pela deliciosa Alcatra na Cerveja Preta, que vem em cubos, refogada em creme de cebola, molho de tomate e cerveja preta, acompanhada também de pão fatiado. E tem também o famoso “Filezinho Bom Demais”, cubos de filé mignon acebolado, cobertos com requeijão cremoso e mussarela na chapa quente. “ É bom mesmo!” , dizem os clientes ao provar esse petisco.

Mineiro que é mineiro come muito bem

Conhecida como uma das mais ricas do Brasil, a cozinha mineira está representada no Alferes não somente por petiscos, mas pelos fartos pratos que compõem a segunda parte do cardápio. Sempre para duas pessoas, as sugestões são servidas no almoço e no jantar e incluem clássicos como o Tropeiro com Bife de Lombo, lombo acompanhado de arroz, feijão tropeiro e couve com bacon, o Galope, frango refogado e pé de porco bem temperadinhos, acompanhados de arroz e angu, outra boa pedida é a suculenta Costela de Boi Moiada , preparada ao molho de tomate e temperos. O prato é servido com arroz, angu e couve refogada com bacon.

Receita imperdível, o Lombo no Melado de Cana grelhado com molho especial de melado de cana, batido com manga e abacaxi, acompanha purê de batata e farofa. A casa também dá seu toque especial a especialidades tradicionais, como no caso da Rabada com Mandioquinha e Agrião, também acompanhada com arroz e angu e da Vaca Atolada – saborosa costela ensopada na mandioca, com bastante tempero mineiro, acompanha arroz e couve refogada no bacon. O Alferes sugere, além da composição de cada prato, alguns acompanhamentos à parte, como Feijão Tropeiro, Farofa e Tutu de Feijão. Os acompanhamentos também vêm em porções para duas pessoas.

Para a sobremesa, impossível não fixar os olhos no Doce Especial Misto , uma charmosa mini-degustação dos mais variados docinhos caseiros: doce de leite, bananada, cocada, cocada com leite, doce de goiaba e doce de abóbora.

Mineiro que é mineiro bebe “demais da conta”

As cervejas de garrafa são o carro-chefe do Alferes. Marcas nacionais como Bohemia, Itaipava, Serramalte e Original chegam geladíssimas à mesa, em companhia de encorpadas cervejas importadas, como as uruguaias Norteña e Patricia e as alemãs Erdinger, Warsteiner e HB. É a carta de caipirinhas, no entanto, que surpreende: além de opções diferentes como a de manga com pinga ou vodca) e a de limão cravo e galego, o cliente pode encontrar a exclusiva Caipirinha Especial Alferes, feita à base de limão e cerveja.

A parte de aguardentes inclui diversas marcas de cachaças, trazendo rótulos como Salinas, Espírito de Minas, Nega Fulô, Reserva do Gerente e a Parol, figurinha difícil em grande parte dos estabelecimentos da cidade. Outra preciosidade é a aguardente Anísio Santiago (Havana).

Mineiro que é mineiro gosta de pôr o pé pra fora

Localizado em um comprido casarão na rua Graúna 87, o Alferes guarda uma agradável surpresa: após o largo salão da entrada e do bar-corredor que dá vista para o salão dos fundos, um pouco mais estreito, encontra-se uma deliciosa área aberta. Rodeada por plantas e pequenas árvores, a área tem chão de pedregulhos e mesinhas distribuídas por toda sua extensão.

A parte interna do bar tem chão quadriculado em preto e branco, mesas redondas e quadradas em madeira, e paredes com fotos e gravuras antigas. Na decoração, peças antigas doadas por familiares dos sócios ou adquiridas em feiras e mercados de pulgas. Também compõe o ambiente um balcão de bar com baquetas altas, para que os clientes possam bebericar enquanto esperam por uma mesa.

O telão e as três televisões estrategicamente colocadas transmitem jogos de futebol nos dias de “clássicos”, mas rotineiramente exibem clipes e shows de MPB. Tudo em som ambiente, para permitir que o papo role solto noite adentro.

   
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade