PUBLICIDADE

Saiba como tocar as melhores músicas do Cazuza

As músicas de Cazuza são "pedras angulares" do rock nacional e da MPB. Neste artigo, vamos apresentar dicas didáticas para tocar algumas canções do saudoso Exagerado no violão. Quer aprender como tocar alguns clássicos da música brasileira escritas e interpretadas por Cazuza? Conheça os acordes e macetes que irão facilitar seu aprendizado e dar aquela […] The post Saiba como tocar as melhores músicas do Cazuza appeared first on Cifra Club.

15 abr 2022 11h53
ver comentários
Publicidade

As músicas de Cazuza são "pedras angulares" do rock nacional e da MPB. Neste artigo, vamos apresentar dicas didáticas para tocar algumas canções do saudoso Exagerado no violão.

Cazuza durante a turnê O Tempo Não Para, no final dos anos 80
Cazuza durante a turnê O Tempo Não Para, no final dos anos 80
Foto: Cifra Club

Quer aprender como tocar alguns clássicos da música brasileira escritas e interpretadas por Cazuza? Conheça os acordes e macetes que irão facilitar seu aprendizado e dar aquela força na hora de tocar! Abaixo, você confere alguns dos hits que aprenderemos a tocar hoje:

  • Exagerado
  • Codinome Beija-Flor
  • Ideologia
  • Bete Balanço
  • Blues da Piedade

Viu que demais? Então pegue seu violão e fique atento aos detalhes, pois algumas canções vão precisar de sua atenção e esforço. Afinal, para homenagear esse ícone do rock nacional com maestria, é preciso dedicação!

9 músicas do Cazuza pra tocar hoje

Para celebrar as obras desse artista tão singular, listamos as cifras de algumas canções que precisam fazer parte do seu show. Vem com a gente, e viva Cazuza!

1. Exagerado

Para começar, esse clássico certamente não poderia ficar de fora dessa lista! Atire a primeira pedra quem nunca cantou sequer o refrão de Exagerado.

Logo na introdução temos um arranjo simples, com a repetição de uma sequência de acordes. Por sua vez, a levada será a mesma durante toda a música, com apenas algumas variações. Nesta música temos aquele marcante solo de guitarra, que foi adaptado para violão, e está explicadinho para você na videoaula abaixo.

Se você está no nível intermediário, não terá dificuldades para tocar a versão completa, e se for iniciante, essa é uma ótima oportunidade para evoluir! Mas se preferir, a versão simplificada também é uma boa escolha.

2. Codinome Beija-flor

Como vai sua técnica de dedilhado no violão? Pra tocar Codinome Beija-flor você precisará dessa habilidade, além de um bom repertório de acordes.

Para facilitar o aprendizado, uma dica é dividir a música em três partes, pois assim ficará mais claro quais as características, ritmos e acordes de cada uma. Essa canção tem um nível intermediário, então precisará de um pouco mais de dedicação e repetições para alcançar um som de qualidade.

Confira nossa videoaula de violão completa para auxiliar seus estudos!

3. O Tempo Não Para

Está no nível iniciante e quer aprender uma do Cazuza? Essa versão simplificada de O Tempo Não Para é pra você!

Os acordes dessa música são simples, sem nenhuma pestana, e se repetem, variando apenas no refrão. O ritmo tem uma passagem no refrão, mas nada complicado. Caso fique com dúvidas, nossa videoaula simplificada pode te ajudar nessa!

4. Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo

Se você é iniciante, não se assuste com os acordes que parecem complexos. Sempre temos a versão simplificada para nos salvar! Mas se pretende encarar a versão completa de Eu Preciso Dizer Que Eu Te Amo, saiba que vai encontrar 14 acordes e nem todos são simples.

Aqui também vale a dica de separar a música em partes para melhor identificação dos acordes e levadas do dedilhado de cada uma.
E, se você que já está em um nível mais avançado, essa é uma boa pedida para treinar suas técnicas de violão e repertório de acordes.

5. Faz Parte do Meu Show

Curte bossa nova? Faz parte do Meu Show é inspirada nesse ritmo, que se estende até o final, e sem variações.

A música possui acordes do mesmo tipo, compostos por sétima maior, que facilitam a execução, pois possibilitam variar os shapes mudando apenas de casa. E claro, você pode aprender e treinar essa técnica e ritmo através da nossa videoaula!

6. Bete Balanço

Quando falamos em músicas de Cazuza, automaticamente lembramos dos tempos dele no Barão Vermelho, ícone do rock nacional dos anos 80. Por isso, não tem como deixar de tocar Bete Balanço, sucesso de Cazuza e Frejat.

Logo na introdução, temos o marcante riff trabalhado no slide, que se prolonga por quase toda música. Além disso, os solos também precisarão de um pouco mais de atenção. Em relação aos acordes, essa é uma boa para você que está iniciando o aprendizado de pestanas (Bm7 e F#m7), com outros shapes mais simples, como Am e Em.

Vem curtir essa apresentação dessa dupla incrível que marcou gerações!

7. Ideologia

O grande lance de Ideologia é dominar seu ritmo e as batidas abafadas. Se você estiver em dia com essa técnica, não terá problemas na hora de tocar.

Se os abafamentos e a variação de ritmo te causam dúvidas, relaxe e treine repetições! Nós temos uma aula com a explicação detalhada de como tocar esse clássico da música brasileira! Confira aqui.

8. Pro Dia Nascer Feliz

A passagem de Cazuza pelo Barão também nos deu o clássico Pro Dia Nascer Feliz, que pra tocar não exige muita dificuldade. Os acordes são, em sua maioria, simples, com poucas pestanas. Porém, pode ser que o shape F/A seja mais complicado caso você ainda não tenha tanta prática.

A introdução requer um pouco de atenção com o ritmo. Ademais, a música também conta com um pequeno solo no final, que provavelmente precisará de maior dedicação e repetições para executá-lo.

E para inspirar seus estudos, ouça essa, que é mais uma música atemporal do Cazuza!

9. Blues Da Piedade

E para fechar nossa lista em grande estilo, essa não poderia ficar de fora! Mostrando a versatilidade musical e o lado incisivo de Cazuza, Blues da Piedade possui alguns solos que irão exigir um pouco mais de sua atenção.

Nesta versão principal, a maioria dos acordes no decorrer da música possui sétima e são poucas as pestanas, facilitando para quem ainda é iniciante. E para quem já está em nível intermediário, o solo é uma boa oportunidade para aprofundar seus estudos!

Compartilhe o legado de Cazuza!

De uma coisa podemos ter certeza: sem exageros, Caju deixou um legado que marcou gerações e sempre será lembrado como um ícone do rock nacional e da música brasileira como um todo! As músicas do Cazuza, bem como seu timbre inigualável, estão eternizados em nossos corações.

Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo, assim você também estará espalhando a história desse grande artista!
Nos siga nas redes sociais e fique de olho no nosso blog, que estão sempre com novidades, afinal, O Tempo Não Para, não é mesmo?

Cazuza, daqui até a eternidade, nós iremos proteger teu nome por amor!

The post Saiba como tocar as melhores músicas do Cazuza appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade