Nando Reis lança segunda parte do projeto 'Uma Estrela Misteriosa'
Nando Reis continua a inovar na música com o lançamento de Estrela, a segunda parte de seu projeto triplo Uma Estrela Misteriosa. Após apresentar Uma, o primeiro álbum da série, o cantor agora explora temas mais místicos e introspectivos.
O lançamento desafia as convenções da indústria fonográfica, com os três álbuns sendo disponibilizados integralmente apenas para quem adquirir o box especial em vinil. Já nas plataformas digitais, as músicas estão sendo liberadas gradualmente, permitindo uma apreciação mais detalhada do trabalho.
Estrela é descrito por Nando Reis como um álbum de contrastes, repleto de tensões e desejos, com um tom esotérico e espacial. Músicas como Composição e Pedra Fundamental, exploram temas de dualidade e amor, enquanto Rio Creme se destaca pela complexidade dos arranjos vocais envolvidos.
"Este é o disco dos corpos celestes, do escuro do universo. Intrigante e intrincado, é uma rede abstrata de tensões nebulosas, de contrastes, de contradições, de fricções e de desejo", afirma Nando. "Apesar de serem três discos conectados e complementares, eles têm uma individualidade. As canções do Estrela têm um aspecto mais místico, esotérico e espacial. Essa é a unidade que eu vejo nele", reforça.
Ver essa foto no Instagram
Mais detalhes sobre as faixas de Nando Reis
Na faixa Rio Creme, Sebastião Reis e Pedro Lipa se juntam a Nando Reis para criar uma rica camada sonora com quatro vozes, destacando Lipa cantando a quarta voz em falsete, adicionando uma oitava à melodia principal. A combinação dessas camadas vocais proporciona uma experiência auditiva dinâmica e envolvente
Já a canção Tentação nasceu da pergunta "Como apagar o Sol?", que inspira a música. Ela usa a metáfora dos corpos celestes, distantes e inatingíveis, para explorar sentimentos abstratos, tratando da complexidade dos desejos e da dificuldade de renunciar a eles. Estuário oferece um alívio para a saudade, com uma letra que remonta à história de Nando com Vania.
A música, composta por três acordes simples, cresce em camadas e reflete a evolução da relação deles até o nascimento do filho Theo, sem abordar os 46 anos juntos. Por fim, a faixa Daqui Por Diante encerra o álbum, escrita em 2016, quando Nando parou de beber. A música narra a sua luta com a adicção e seu impacto na família, e é marcada por um tom positivo, já que foi escrita durante sua recuperação e representa um triunfo pessoal.
A turnê Uma Estrela Misteriosa terá início em 20 de setembro, em Macapá, e contará com a participação de Peter Buck, guitarrista co-fundador do R.E.M., e do baterista Barrett Martin, produtor do álbum. A turnê passará por diversas cidades brasileiras, como Belém, Manaus, Belo Horizonte, São Paulo, e Rio de Janeiro. Os ingressos já estão disponíveis para venda no site oficial do cantor.