Produtor do Led Zeppelin revela "acidente" que gerou clássico da banda
Eddie Kramer contou em entrevista a Rick Beato que efeito marcante de "Whole Lotta Love" surgiu de surpresa durante mixagem
Um dos momentos mais icônicos de "Whole Lotta Love", clássico do Led Zeppelin lançado em 1969, nasceu de um acidente de estúdio. O engenheiro de som e produtor Eddie Kramer trouxe detalhes sobre o tema durante entrevista ao músico e produtor Rick Beato.
Segundo Kramer, o efeito ouvido na passagem em que a palavra "Woman!" ganha um reverb intenso não fazia parte do plano original da mixagem. O resultado surgiu por causa de um vazamento de áudio entre as pistas da gravação e, como você pode ver no vídeo ao final da matéria, o produtor explicou:
A história famosa é sobre 'Whole Lotta Love'. Como e por que isso aconteceu? Foi um acidente, pura e simplesmente. Então, estávamos lá fazendo a mixagem e, de repente, ouço essa outra voz: 'Woman!'. Que 'Woman' é esse? Se você olhar para as oito pistas, o vocal principal estava na pista sete, e aquilo era uma outra gravação…"
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.