0

Guitarra para iniciantes: quais as diferenças entre solo, lick e riff?

29 mai 2020
09h43
atualizado em 18/6/2020 às 15h57
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Quando seu contato com a guitarra se resumia nas longas horas praticando air guitar, suas mãos tocavam um solo antológico do Led Zeppelin, um irresistível lick de blues ou um riff matador do Black Sabbath? Você pode até não saber ao certo, de fato. Porém, cá estou para informar que a resposta para essa pergunta é bem simples: cê tocava um pouco de tudo

Na real, esses três elementos estão para a guitarra, assim como o drible, a jogada e a troca de passes estão para o futebol. Mas se da arquibancada [saudades de ver seu time jogar, né, minha filha?!] um torcedor consegue identificar direitinho tudo o que um jogador faz dentro das quatro linhas, o guitarrista iniciante nem sempre tem facilidade para diferenciar os sons tocados na guitarra.

E é aí que a nossa conversa de hoje entra em cena, futuro (a) guitar hero!

Continue comigo, pois, vamos conversar bastante sobre as diferenças entre riff, licks e solos na guitarra. De quebra, vou te sugerir alguns conteúdos ideais para alavancar seus treinos e aprendizados. No final deste texto, você verá que apesar de parecidas, essa trinca de palavras significa coisas diferentes. Entretanto, todas elas possuem a mesma importância no vocabulário de qualquer músico.

Prepare aí o seu instrumento, aqueça seus dedos e bora fazer um som

O que é um riff?

O riff é um pequeno trecho, geralmente instrumental, que se repete várias vezes na música. Os riffs de guitarra, de fato, são mais conhecidos. Porém, não podemos nos esquecer da existência dos riffs tocados no violão, no baixo, na gaita, no piano e em muitos outros instrumentos também.

Talvez possa te interessar: 5 riffs indicados para quem é iniciante na guitarra ou violão

Muito usado como introduções de músicas, o riff é uma parte bem marcante em uma peça musical. Pense, por exemplo, nas introduções das músicas Smoke On The Water, do Deep Purple; Paranoid, do Black Sabbath; e Back in Black, do AC/DC. Sabe o que todas têm em comum? Simples: são riffs memoráveis.

Confira alguns dos riffs mais famosos do rock:

Diz aí! Você conseguiria se lembrar de alguma dessas músicas sem cada um desses riifs?

O que é um lick?

Também chamado "frase musical", o lick é uma pequena ideia musical que pode dar origem a um solo. Para clarear um pouco o entendimento, pense nos licks como fragmentos de um solo de guitarra que são usados para dar sentido a uma determinada música.

É muito importante estudar licks por um único motivo: eles dão ideias de como construir ou improvisar um solo.

Ao contrário dos solos, no entanto, os licks podem ser usados em diferentes músicas e estilos musicais. Alguns guitarristas famosos, inclusive, pegam licks de outros e utilizam em seus improvisos. O John Mayer, por exemplo, costuma criar muita coisa com base em licks de Eric Clapton ou de Jimi Hendrix.

Confira uma playlist de videoaulas para colocar os licks na ponta dos dedos:

O que é o solo de guitarra?

O solo é o momento mais esperado de uma peça musical =P Trata-se de uma passagem melódica na guitarra interpretada na canção. É como se a guitar fosse o instrumento mais importante durante aquele determinado trecho da música.

Leia também: Guitarra para iniciantes: 5 melhores dicas para tirar qualquer solo

A complexidade da execução de um solo depende muito da intenção que o guitarrista quer passar. Muitos utilizam arpejos, tappings, bends de um até dois tons inteiros, entre outras técnicas mais avançadas. Uma coisa, entretanto, é certa: o bom guitarrista solo não é o que faz solos cheios de notas e técnicas! Há casos em que menos é mais. Para tocar bem, o músico precisa ter feeling, senso de estética sonora, entendimento para equilibrar técnicas, entre outras habilidades.

Veja alguns solos fáceis para você tocar aí na sua guitarra:

Aulas de guitarra para iniciantes

Se você está realmente determinado a aprender tocar guitarra, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para os iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos conteúdos abaixo:

Agora, é com você! Afine aí a sua guitar e mergulhe nos estudos. Bend up!

Veja também:

O cancelamento de J Balvin após tirar sarro de Shakira
Cifra Club
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade