Globoplay lança podcast com temporada dedicada ao Charlie Brown Jr.
O podcast Cultura Pop Show, da Globoplay, estreou na última quarta-feira (29) focado em grandes marcos da cultura pop nacional. A primeira temporada, intitulada O Errado Que Deu Certo, já tem seu primeiro episódio disponível exclusivamente no streaming da Globo e é dedicada ao Charlie Brown Jr., grupo criado em Santos, litoral de São Paulo, por Chorão (1970-2013), Champignon (baixo - 1978-2013), Marcão Britto (guitarra), Thiago Castanho (guitarra) e Renato Pelado (bateria) e considerado um dos mais icônicos do Brasil.
A apresentação do podcast é de Guilherme Guedes, do Multishow, que conta com entrevistas de amigos, parentes e pessoas que trabalharam com os músicos em diferentes fases do fenômeno musical que arrebatou o país.
Em formato de áudio documentário narrativo, O Errado Que Deu Certo tem seu título inspirado na música homônima da banda e revisita a história e conquista de uma multidão de fãs. O episódio de estreia relembra o impacto da morte precoce de Chorão, um carismático e intenso líder, em 2013.
A partir daí, ao longo de oito episódios, Guedes guia os ouvintes por uma viagem a partir do início de tudo, desde quando a banda tinha outro nome, fazendo um panorama da cena do skate, a proximidade com o rap, além de detalhar os bastidores de momentos decisivos, como as conturbadas trocas de integrantes, o anúncio do fim do Charlie Brown e criação de um novo grupo, A Banca, preservando a formação, mas sem o icônico vocalista.
"Por uma grande coincidência, eu tinha vontade de desenvolver um projeto como esse, contando a história do Charlie Brown Jr., e quando me trouxeram a proposta, eu fiquei muito feliz. Pude me aprofundar, tentar explorar todas as camadas dessa história. Por mais que a gente esteja falando de música, a gente está falando de pessoas complexas, que têm alegrias e tristezas, dificuldades, angústias e carisma. Então, estou adorando trabalhar no projeto, me sinto muito animado com o que a gente está desenvolvendo e tenho certeza de que o público vai gostar", comenta o apresentador Guilherme Guedes.
Em 2023, tanto Chorão quanto Champignon completam 10 anos de falecimento, mas a importância dos dois como artistas individuais e como componentes de uma das bandas mais relevantes do cenário musical segue forte. A banda segue inspirando diferentes gerações de artistas e sendo reverenciada por colegas, a exemplo de Marcelo D2 (Planet Hemp), Negra Li, MC Hariel e Emicida, que participam do podcast e contam, ao longo da temporada, mais sobre sua relação com o grupo. A ex-esposa de Chorão, Grazi Gonçalves, conhecida como Grazon, também relembra histórias de bastidores.
Cultura Pop Show terá dois episódios semanais, publicados às quartas-feiras, que ficarão disponíveis exclusivamente no streaming da Globo durante uma semana e, na sequência, chegarão às principais plataformas de áudio.