Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A pesada banda para quem David Bowie quis abrir show

Camaleão do Rock abriu mão do protagonismo para excursionar com ícones da música industrial em uma turnê que se tornou emblemática nos anos 1990

24 jan 2026 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

Em meados dos anos 1990, o cenário musical testemunhou um dos encontros mais improváveis e artisticamente curiosos da história do rock. David Bowie decidiu que queria abrir os shows para uma das bandas mais requisitadas daquela década: o Nine Inch Nails.

David Bowie em 1995
David Bowie em 1995
Foto: Goedefroit Music / Getty Images / Rolling Stone Brasil

A parceria ocorreu em 1995, durante a turnê norte-americana intitulada Dissonance. Naquele momento, Trent Reznor e sua banda de rock/metal industrial estavam no auge da popularidade com o álbum The Downward Spiral (1994), enquanto Bowie promovia seu experimental disco 1. Outside (1995).

Para David Bowie, porém, a escolha não foi baseada em números, mas em uma profunda admiração mútua. Reznor cresceu idolatrando Bowie, especialmente a "fase de Berlim" e álbuns como Low (1977) e Scary Monsters (1980). Por outro lado, o Camaleão do Rock via no Nine Inch Nails a energia e a inovação que buscava para revitalizar sua própria música.

Em declaração destacada pela Far Out Magazine, Bowie explicou:

"Eu estava tentando descobrir o tipo de coisa que eu realmente queria fazer. Como você sabe, eu gosto muito de ser aventureiro em termos do que faço no palco. Por acaso, liguei para a equipe do Trent para saber se ele teria interesse em trabalhar comigo em uma turnê."

Nine Inch Nails e David Bowie

O Nine Inch Nails concordou, mas não necessariamente tendo David Bowie como ato de abertura. O formato do show era audacioso, com a banda iniciando a performance e, após um momento de transição quase teatral, David Bowie surgia no palco. Ele e o grupo, então, tocavam juntos e depois o Camaleão dava sequência à apresentação sozinho.

https://www.youtube.com/watch?v=j4sP1CTuIjs&list=RDj4sP1CTuIjs&start_radio=1&pp=ygUbZGF2aWQgYm93aWUgbmluZSBpbmNoIG5haWxzoAcB

Um dos momentos mais emblemáticos dessa colaboração era a performance conjunta de "Hurt". Além de dela, eles dividiram os vocais em faixas como "Subterraneans", "Hallo Spaceboy" e "Reptile".

Trent Reznor reviveu o encontro em entrevista à Rolling Stone EUA em 2016:

"Um dos melhores momentos da minha vida foi dividir o palco com David Bowie e cantar junto com ele 'Hurt'. Eu saí de mim, e pensava 'estou ao lado de uma das pessoas mais influentes na minha vida, e ele está cantando uma música que escrevi no meu quarto."

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade