PUBLICIDADE

9 dicas de como montar uma banda

Praticamente todo mundo que começa a tocar um instrumento musical possui o mesmo sonho: ter uma banda. No entanto, atingir o sucesso nessa empreitada não é tão simples quanto parece. Nesse sentido, trazemos hoje dicas quentes de como montar uma banda! Aqui, vamos explicar cada etapa do processo de formação de um grupo musical, da […] The post 9 dicas de como montar uma banda appeared first on Cifra Club.

15 jan 2022 11h03
ver comentários
Publicidade

Praticamente todo mundo que começa a tocar um instrumento musical possui o mesmo sonho: ter uma banda. No entanto, atingir o sucesso nessa empreitada não é tão simples quanto parece. Nesse sentido, trazemos hoje dicas quentes de como montar uma banda!

Lapidar o conceito do seu projeto é um passo importante no processo de montar uma banda (Foto/Pexels)
Lapidar o conceito do seu projeto é um passo importante no processo de montar uma banda (Foto/Pexels)
Foto: Cifra Club

Aqui, vamos explicar cada etapa do processo de formação de um grupo musical, da escolha dos integrantes ao lançamento do primeiro trabalho. Além disso, vamos dar conselhos que irão facilitar - e muito - a sua jornada. Curtiu a ideia? Então, vamos ao que interessa!

Passo a passo de como formar uma banda

Você tem o sonho, o talento e a vontade, mas não sabe como montar uma banda? Fique tranquilo, porque estamos aqui para te ajudar. Olha só, basta seguir as nossas preciosas dicas abaixo.

Defina uma proposta

Antes de mais nada, é necessário que você tenha uma proposta bem definida do seu projeto musical. Ou seja, é preciso saber responder às seguintes perguntas: Qual estilo quero tocar? Projeto cover ou autoral? Letras em inglês ou português? A banda será um passatempo ou terá pretensões profissionais?

Dessa forma, você conseguirá iniciar a busca por integrantes que pensam de forma parecida, poupando tempo e energia. Eventualmente, o conceito inicial sofrerá alterações ao longo do caminho, o que é absolutamente normal e até recomendado!

Encontre os músicos certos

Uma vez que você saiba aonde quer chegar, é hora de buscar pelos seus futuros companheiros de banda. Há muitas maneiras de conhecer outros músicos, veja:

  • Indicações de amigos;
  • Redes sociais;
  • Sites especializados, como o Forme sua Banda;
  • Escolas de música;
  • Lojas de instrumentos;
  • Shows.

Os integrantes certos não são necessariamente os que tocam melhor. Claro, ter uma boa desenvoltura técnica é importante, mas outros aspectos também pesam muito, incluindo afinidade, localização, disponibilidade, estilo de vida etc. Outra dica é escolher músicos que tenham um nível semelhante ao seu. Assim, vocês poderão evoluir juntos, sem desequilibrar o grupo.

Tenha um equipamento adequado

Ok, você já encontrou outras pessoas que toparam o desafio de formar uma banda. Agora, é hora de garantir que vocês tenham os equipamentos necessários para que possam começar a tocar juntos.

Em outras palavras, instrumentos em bom estado, regulados e que condizem com o estilo musical da banda. Isso garantirá que os ensaios sejam produtivos, sem interrupções ou problemas técnicos desnecessários.

Escolha o nome da banda

Toda banda precisa de um nome forte, que chame a atenção e desperte a curiosidade das pessoas. Para isso, faça uma reunião com seus colegas e deixe a criatividade fluir… Por mais que muitas ideias sejam descartáveis, em algum momento, um bom nome virá à tona, acredite.

Não desmereça essa etapa, porque definir o nome da banda dará um senso de pertencimento e propósito a todos os integrantes. Vocês serão um time!

A importância dos ensaios

É aqui que as grandes bandas tomam forma: tocando juntos. Ensaiar é divertido, porém, ao mesmo tempo, exige esforço e comprometimento. Por isso, quanto mais os músicos facilitarem o processo, melhor.

Definir um dia, horário e local fixo ajuda muito. Dessa forma, uma rotina é criada. Outra questão importante é tirar as músicas com antecedência - nada de chegar ao ensaio sem saber tocar as suas partes, hein!

Para que a banda ganhe entrosamento, um macete é começar tocando covers de músicas que tenham a ver com o estilo do grupo. Com o passar do tempo, as composições próprias começarão a surgir naturalmente.

Se possível, grave os ensaios e envie o registro para todo mundo depois. Dessa forma, é muito mais fácil perceber o que pode ser melhorado.

Produza o primeiro trabalho

Depois que vocês tiverem algumas músicas próprias compostas e ensaiadas, chegou a hora de registrá-las. Não importa se vocês farão a gravação em um estúdio profissional ou em um simples home studio. Escolham a opção que for acessível à banda e deem o seu melhor!

Planejem também o formato do primeiro trabalho: lançar singles? Gravar um EP? Começar com um disco completo? Fazer vídeos? Mesmo que todas as alternativas anteriores sejam interessantes, saiba que lançar singles é a grande tendência do momento para novos artistas.

Divulgue o seu trabalho

Com uma boa divulgação, vocês começarão a construir uma base de fãs. Por isso, só ter as músicas gravadas não é o suficiente. Isso significa que toda banda precisa de um bom logo, fotos, perfil nas redes sociais e por aí vai.

Observe o que bandas semelhantes estão fazendo. Analise o que está dando certo para elas e o que não está. Se vocês não tiverem muito dinheiro para investir nos materiais de divulgação, chamem os amigos talentosos para darem uma ajudinha nesse momento!

Busque lugares para tocar

Sim, uma banda deve tocar! Nada mais prazeroso do que subir em um palco para mostrar a sua arte. Dessa forma, faça uma lista de espaços que podem receber vocês e mande o material para eles. O primeiro show será inesquecível, você vai ver.

Além disso, é importante estar presente em apresentações de outros grupos. Nesse sentido, vocês estarão inseridos onde a cena está de fato acontecendo, criando uma valiosa rede de contatos.

Sonhe, mas tenha os pés no chão

Uma vez que vocês tenham chegado até aqui sabendo como montar uma banda, basta dar prosseguimento. Aprenda com os erros e repita os acertos. Pense sempre em novos caminhos, mas sem perder a essência. Sonhe alto, mas tenha os pés no chão para não desanimar. 

A jornada de uma banda é difícil, mas recompensadora. Lembre-se de que o sucesso é absolutamente relativo: para muitos, pode ser tocar no Rock in Rio. Para outros, é simplesmente se emocionar com a própria composição. 

Temos só uma vida para fazer música. Por isso, sempre seja verdadeiro. Ouça seu coração e seja fiel aos seus instintos!

O poder do compartilhamento

E aí, agora você está confiante sobre como montar uma banda? Com nossas dicas, não há dúvida de que você tem tudo para ser bem-sucedido nessa empreitada. Portanto, aproveite para compartilhar o link deste artigo com seus amigos e contatos! Afinal, todo músico precisa saber como formar uma banda, né?

Obrigado pela presença. Um abraço, nos vemos em breve!

The post 9 dicas de como montar uma banda appeared first on Cifra Club.

Cifra Club
Publicidade
Publicidade