1 evento ao vivo

10 músicas de Lupicínio Rodrigues, que faria 105 anos

Cantor e compositor é autor de sucessos como 'Nervos de Aço', 'Nunca', 'Esses Moços' e o hino do Grêmio

16 set 2019
13h59
atualizado às 14h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Com fama de boêmio e sucessos como marchinhas de Carnaval e sambas sobre amores e corações partidos, o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues completaria hoje, se estivesse vivo, 105 anos. Nascido em Porto Alegre, no ano de 1914, Lupi - como era conhecido - começou a carreira com apenas 14 anos, quando ganhou um concurso do centenário da Revolução Farroupilha com a sua composição Carnaval. A partir daí, seu estilo ficou conhecido como samba-canção, por causa das letras melancólicas e do ritmo lento que, segundo ele, refletia as suas próprias histórias.

Lupicínio Rodrigues.
Lupicínio Rodrigues.
Foto: Reprodução/Arquivo / Estadão

Falecido em 1974, aos 59 anos, após complicações cardíacas, o sambista fez parcerias com grandes nomes da música nacional, como Elza Soares, Gilberto Gil e Jamelão. A famosa Nervos de Aço chegou a ser gravada por Jamelão, Paulinho da Viola e Gal Costa. Outra canção que contribuiu para a fama de Lupi foi a composição do hino do Grêmio, clube do qual era torcedor, em 1953.

Confira 10 músicas de Lupicínio Rodrigues

<script>(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src='https://embed.playbuzz.com/sdk.js';fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,'script','playbuzz-sdk'));</script><div class="playbuzz" data-id="fd9e5e73-5d05-45ee-84d9-69a579f336ea" data-show-share="false" data-show-info="false"></div>

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade