Amiga íntima de Jorge Amado desde 1964, Myriam Fraga foi escolhida pelo próprio escritor para dirigir a Fundação Casa de Jorge Amado, que funciona há 26 anos em Salvador. Também escritora, é ela a responsável pela administração da instituição, que tem o objetivo de preservar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor. Na entrevista a seguir, ela fala sobre a obra de Jorge Amado, sobre como ele influenciou a literatura brasileira e também sobre a sua convivência com ele. Confira:
No ano do centenário de Jorge Amado, qual é o legado que fica da obra dele?
Jorge Amado atuou como escritor e como protagonista das transformações que ocorreram não só no Brasil, mas no mundo durante o século 20. Sua obra, por ser múltipla e variada, aborda várias questões que dizem respeito a aspectos da formação do nosso País, constituindo-se em documento inegável de seu tempo. Isto, é claro, sem falar da sua permanência como autor de uma obra literária de renome mundial. Além de um extraordinário escritor, teve um papel destacado no panorama político do século 20, participando ativamente de momentos marcantes não só no Brasil, mas também no plano internacional.
Como ele influenciou a literatura brasileira?
Jorge Amado inovou a literatura brasileira, incorporando temas do cotidiano na recriação de cenários e personagens que remetem à cultura popular; introduzindo assuntos que até então tinham sido ignorados, como miscigenação, preconceito, liberdade religiosa, ecologia, direitos humanos.
Jorge Amado foi reconhecido como um grande escritor e, ao mesmo tempo, foi um enorme sucesso do público. A que você atribui essa combinação?
As obras de Jorge Amado são feitas a partir da observação, da vivência e da imaginação. Para compor seus personagens, ele se inspirava, principalmente, na vida cotidiana e no povo. Acredito que a isso se deva à sua popularidade e aceitação por diversas camadas de público.
Qual é o papel do sexo na obra de Jorge Amado?
Se a obra de Jorge Amado pretendia retratar a realidade em todas as suas manifestações, como poderia excluir o sexo?
Proxima >>