0

Entretenimento

25ª edição do Festival de Sarajevo reunirá famosos cineastas

Reuters

Alguns dos maiores cineastas do mundo, como Alejandro González Iñárritu, vencedor de dois Oscars, exibirão seus filmes ou darão aulas magnas

26 jul 2019
12h44
atualizado às 14h22
  • separator
  • 0
  • comentários

Alguns dos maiores cineastas do mundo, como Alejandro González Iñárritu, vencedor de dois Oscars, exibirão seus filmes ou darão aulas magnas em homenagem à 25ª edição do Festival de Cinema de Sarajevo em agosto, disse o diretor do festival nesta sexta-feira.

O festival de Sarajevo foi criado por um grupo de entusiastas em 1995 como ato de desafio contra o cerco de 43 meses de forças bósnio-sérvias ao seu país. Ele é a maior competição cinematográfica e plataforma da indústria em uma região que se estende de Viena a Istambul.

Neste ano, o evento comemorará seu aniversário reunindo as elites do cinema para que compartilhem suas experiências com jovens profissionais, cumprindo assim sua missão de conectar a indústria regional com outras de todo o mundo.

"Desde que lançamos o festival, nosso objetivo principal é nos tornamos uma plataforma forte na qual descobriríamos, apoiaríamos e divulgaríamos talentos da região, proporcionando-lhes as melhores redes de contato possíveis", disse Mirsad Purivatra, diretor do festival, à Reuters em uma entrevista.

A competição do festival avaliará 53 filmes em quatro seções diferentes entre 16 e 23 de agosto. O júri será presidido pelo diretor e roteirista sueco Ruben Ostlund, cujo "The Square: A Arte da Discórdia" venceu a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2017.

O diretor israelense Nadav Lapid, cujo filme "Synonyms" ganhou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2019, será um membro do júri da competição de filmes de estudantes e também dará uma aula magna a jovens cineastas.

"Somos um festival pequeno com um número pequeno de convidados escolhidos cuidadosamente", disse Izeta Gradjevic, diretora de criação do evento. "As celebridades são convidadas a vir aqui para compartilhar suas histórias com jovens talentos, transformando o festival em um grande laboratório."

Dois diretores aclamados --Iñárritu e o polonês Pawel Pawlikowski-- serão homenageados com o prêmio Coração de Sarajevo por sua contribuição notável à arte do cinema.

Iñárritu venceu dois Oscars de melhor diretor em 2014 e 2015 por "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e "O Retorno", respectivamente, e, em maio, presidiu o júri do Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de melhor diretor em 2006 por "Babel". Agora dará uma aula magna em Sarajevo.

Pawlikovski --cujo "Ida" recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 e que foi escolhido melhor diretor por "Guerra Fria" em Cannes em 2018-- foi convidado pela terceira vez.

Veja mais: 

 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade