Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Taís Araújo denuncia Manuela Dias ao compliance da Globo após discussão

Autora também teria prestado queixa contra atriz ao canal

5 nov 2025 - 11h50
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Taís Araújo denunciou a autora Manuela Dias ao compliance da Globo após divergências sobre o desenvolvimento da personagem Raquel no remake de "Vale Tudo", alegando insatisfação com a representação da negritude na trama.
Taís Araújo caracterizada como Raquel | Manuela Dias posando sorridente
Taís Araújo caracterizada como Raquel | Manuela Dias posando sorridente
Foto: Reprodução Globoplay | Reprodução Instagram

A atriz Taís Araújo, de 46 anos, denunciou a autora Manuela Dias, responsável pelo roteiro do remake de Vale Tudo, ao setor de compliance da Globo. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pela reportagem do Terra.

Taís e Manuela teriam discutido sobre o desenvolvimento da personagem Raquel, protagonista da novela. A atriz alegou não estar satisfeita com os rumos da trama e afirmou que o texto reforçava a ideia de uma mulher negra criada para sofrer em excesso.

A atriz também teria mencionado que lideranças do movimento negro vinham cobrando um desenvolvimento mais consistente para a personagem e que parte desses ativistas estaria decepcionada com o desenrolar da história.

A queixa formal ao compliance, segundo fontes ouvidas, ocorreu após uma forte discussão profissional entre a atriz e a autora. Manuela teria discordado das observações de Taís sobre o tratamento dado à protagonista.

Taís Araújo (Raquel) segura bebê de Maria de Fátima (Bella Campos)
Taís Araújo (Raquel) segura bebê de Maria de Fátima (Bella Campos)
Foto: Reprodução | Globoplay

A atriz, por sua vez, decidiu levar o caso ao setor interno da emissora com o objetivo de estimular uma reflexão sobre a representação da negritude nas novelas. Taís também teria reclamado do fato de que sua personagem vinha perdendo espaço e tempo de tela, sendo vista principalmente em cenas de merchandising.

O desentendimento ocorreu antes da entrevista concedida por Taís Araújo à revista Quem, na qual ela tornou pública sua insatisfação com o rumo da trama. Após a repercussão, Manuela Dias também teria registrado uma queixa contra a atriz, alegando quebra de protocolo e de código de ética da emissora.

 Manuela Dias posa em Brasília
Manuela Dias posa em Brasília
Foto: Reprodução Instagram

Após o fim da novela, outros atores também manifestaram insatisfação com o texto. Luís Melo, intérprete de Bartolomeu, chegou a afirmar em entrevista que “esperava mais” da produção.

Procurada pelo Terra, a equipe de Taís Araújo informou que não pretende se pronunciar sobre o caso. A Globo, por sua vez, declarou que não comenta questões de compliance. Já a assessoria de Manuela Dias não foi localizada.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade