Príncipe Harry diz que quer 'reconciliação' com a Família Real
Duque de Sussex afirmou que não fala com o pai, o rei Charles, devido impasse judicial sobre segurança
O príncipe Harry afirmou desejar reconciliação com a Família Real, mas citou questões legais envolvendo sua segurança como obstáculo para retomar contato com o rei Charles.
O Duque de Sussex, o príncipe Harry, disse que deseja se reconciliar com a Família Real britânica. De acordo com ele, o que o impede de manter contato com o pai, o rei Charles, é uma questão legal envolvendo a segurança dele, da esposa e dos filhos.
“Ele não fala comigo por causa dessas questões de segurança”, disse o príncipe em entrevista à BBC News nesta sexta-feira, 2.
Ainda segundo ele, não sabe quanto tempo de vida resta ao pai. Harry perdeu sua última batalha judicial contra o Ministério do Interior sobre as mudanças na segurança que recebe quando está no país desde que deixou de ser um membro ativo da realeza.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ele recebia um tipo de proteção financiada pelos contribuintes, mas esta foi rebaixada em 2020. Ele recorreu, argumentando que era um “tratamento diferente, injustificado e inferior”, mas três juízes do Tribunal do Recurso rejeitaram.
O Juiz Sir Geoffrey Vos disse que os argumentos de Harry eram “poderosos e comoventes”, mas concluiu que não haviam bases legais suficientes para uma contestação por parte do príncipe. De acordo com ele, a questão da segurança foi um dos fatores que determinaram que ele e Meghan não retornassem para o Reino Unido.
O Ministério do Interior disse estar satisfeito com a decisão e classificou seu sistema de segurança como “rigoroso” e “proporcional”. O duque disse estar “devastado” com a decisão.
“Não consigo imaginar um mundo em que eu traria minha esposa e meus filhos de volta para o Reino Unido neste momento”, disse.