Por que Alcione só canta sentada? Médico explica problema que cantora tem na coluna e esclarece se há riscos de ficar sem andar
Em 2022, Alcione fez uma cirurgia na coluna vertebral devido a um quadro de espondilolistese.
Alcione segue com a agenda de shows lotada pelo Brasil. A maranhense, que completa 78 anos nesta sexta-feira (21), precisou adaptar as apresentações nos últimos anos. A estrela canta, a maior parte do espetáculo, sentada em um trono digno da rainha que é.
Existe um motivo pelo qual Alcione não se apresenta mais em pé. Em julho de 2022, a sambista foi submetida a uma cirurgia na coluna vertebral devido a um quadro de espondilolistese.
Trata-se de uma condição em que uma vértebra escorrega para frente em relação à vértebra logo abaixo, geralmente na região lombar. Esse deslizamento pode causar dor nas costas, formigamento, fraqueza ou irradiação para as pernas, mas também pode ser assintomático. Costuma ocorrer por desgaste, fraturas por estresse ou defeitos congênitos na coluna.
Apesar de causar dores e limitações de movimento, são extremamente raros os casos onde a espondilolistese faz o paciente parar de andar, uma das principais dúvidas sobre o distúrbio na internet.
Para tirar essa e muitas outras dúvidas sobre espondilolistese, o Purepeople convidou o Dr. Túlio Rocha (CRM 8677 GO), neurocirurgião especialista em coluna. Confira a seguir!
DR. TÚLIO ROCHA TIRA DÚVIDAS SOBRE ESPONDILOLISTESE
Existe algum grupo com mais predisposição para um diagnóstico de espondilolistese?
Sim. Os principais fatores de risco estão relacionados à prática de certos esportes (atividades de impacto, como a ginástica olímpica e o halterofilismo), idade (geralmente adultos e predominante em mulheres aci...
Matérias relacionadas