Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre, aos 87 anos, ex-jogador de basquete Wlamir Marques: 'Eternamente lembrado'

Morre Wlamir Marques, ex-jogador de basquete brasileiro; Corinthians lamenta perda do atleta, que estava internado na UTI

18 mar 2025 - 17h14
Compartilhar
Exibir comentários
Morre Wlamir Marques, ex-jogador de basquete brasileiro; Corinthians lamenta perda do atleta, que estava internado na UTI
Morre Wlamir Marques, ex-jogador de basquete brasileiro; Corinthians lamenta perda do atleta, que estava internado na UTI
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Que tristeza! Nesta terça-feira (18), foi anunciada nas redes sociais a morte de Wlamir Marques, ex-jogador de basquete, aos 87 anos. O famoso atleta brasileiro estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em São Paulo, e a causa do falecimento não foi informada. 

Legado eterno

Nascido em julho de 1937 na cidade de São Vicente, litoral sul de São Paulo, Wlamir é considerado um dos maiores do basquete nacional, fazendo parte da "geração de ouro" do Brasil. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol lamentou a morte do atleta e ressaltou sua importância para o mundo do esporte.

"Wlamir Marques, o Diabo Loiro ou o Disco Voador, será eternamente lembrado não apenas por suas vitórias e medalhas, mas também pela sua ética, garra e espírito de equipe. Sua dedicação ao esporte inspirou gerações de atletas e ficará gravada na memória de todos os que tiveram o privilégio de testemunhar sua carreira", escreveram, em comunicado.

Corinthians lamenta a morte

Em nota de pesar publicada no Instagram, o Corinthians também lamentou a morte do jogador, time em que Wlamir fez parte. "O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18)", começou.

"O 'Diabo Loiro', apelido que ganhou durante suas passagens pela Seleção Brasileira, onde conquistou dois títulos mundiais, chegou ao Corinthians em 1962, no auge da sua performance, onde conquistou 18 títulos pelo Alvinegro (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos)", disse a nota.

"Suas conquistas pelo Timão renderam outras homenagens históricas: em 2016, o ginásio principal do Parque São Jorge foi batizado como Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques e neste seu mesmo local, em 2023, Wlamir foi eternizado pelo Corinthians, ao ter seu busto inaugurado no espaço, o primeiro busto de um atleta de basquete na história do Clube. Ainda em 2023, Wlamir Marques recebeu mais uma honraria: entrou para o Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). O Corinthians se une à família, amigos e fãs neste momento de luto no esporte brasileiro", finalizou.

Confira a publicação na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Corinthians (@corinthians)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade