Gilbert Gottfried, ator de 'O Pestinha' e 'Dr. Dolittle', morre aos 67 anos
Comediante norte-americano deixou mulher e dois filhos adolescentes
Gilbert Gottfried, o ator e lendário comediante de stand-up conhecido por sua voz crua e queimada e piadas grosseiras, morreu aos 67 anos.
Ele foi vítima de uma doença muscular genética rara que pode desencadear um batimento cardíaco perigosamente anormal, segundo informou Glenn Schwartz, publicitário e amigo de longa data, em um comunicado.
"Além de ser a voz mais icônica da comédia, Gilbert era um marido, irmão, amigo e pai maravilhoso para seus dois filhos pequenos. Embora hoje seja um dia triste para todos nós, por favor, continuem rindo o mais alto possível em homenagem a Gilbert'', disse sua família em um comunicado publicado no Twitter nesta terça-feira, 12.
— Gilbert Gottfried (@RealGilbert) April 12, 2022
Gottfried era um comediante ferozmente independente e intencionalmente bizarro, tão propenso a limpar uma sala com anti-comédia quanto a matá-la com suas piadas.
"O primeiro comediante que eu vi que iria continuar e todos os outros quadrinhos iriam para a sala para assistir", disse o comediante Colin Quinn no Twitter.
The first comedian I saw who would go on and all the other comics would go in the room to watch. "Boris Karloff being sarcastic" "Humphrey bogart at the post office" etc. @RealGilbert
— Colin Quinn (@iamcolinquinn) April 12, 2022
Ele primeiro chamou a atenção nacional com aparições frequentes na MTV em seus primeiros dias e com uma breve passagem no elenco de Saturday Night Live na década de 1980.
Gottfried também fez frequentes trabalhos de voz para televisão e filmes infantis, mais famoso interpretando o papagaio Iago em Aladdin da Disney. "Olhe para mim, estou tão irritado que estou mudando'', disse ele no início do filme quando seu personagem perdeu as penas.
Para uma geração mais jovem, ele é conhecido como a voz de Digit, o pássaro, no Cyberchase da PBS Kids.
Luto na comédia
O ator era especialmente amado por seus colegas comediantes e artistas. Jon Stewart disse que abrir o show para Gottfried foi uma das grandes emoções do início de sua carreira de stand-up. "Ele pode deixar você sem fôlego, simplesmente indescritivelmente inusitadamente hilário", escreveu em seu Twitter.
RIP Gilbert. Opening for Gilbert Gottfried at Carolines and Princeton Catch was one of the great thrills of my early stand up life. He could leave you gasping for breath…just indescribably unusually hilarious…Damn.
— Jon Stewart (@jonstewart) April 12, 2022
Gottfried foi entrevistado pela Associated Press no mês passado após o tapa de Will Smith em Chris Rock na noite do Oscar. Embora ele tenha levado o ataque a sério, dizendo que poderia colocar outros comediantes em perigo, ele não resistiu às piadas.
Ele disse que antes, no palco, só tinha que se preocupar em usar uma máscara. "Agora eu tenho que me preocupar em usar um capacete de futebol americano.''
E acrescentou mais tarde: "Se Will Smith está lendo isso, meu Deus, por favor, não venha aos meus shows". O ano já viu a perda de vários entes queridos comediantes, incluindo Louie Anderson e Bob Saget.
Em janeiro, Gottfried postou uma imagem dos três juntos, com o texto: "Esta foto é muito triste agora. RIP Bob Saget e RIP Louie Anderson. Ambos bons amigos que farão falta.''
This photo is very sad now. RIP Bob Saget and RIP Louie Anderson. Both good friends that will be missed. pic.twitter.com/DLJ8Ntt7LN
— Gilbert Gottfried (@RealGilbert) January 21, 2022
Carreira
Gottfried nasceu no Brooklyn, filho de um dono de loja de ferragens e uma dona de casa. Ele começou a fazer stand-up amador aos 15 anos.
Ele pensou que estava tendo sua grande chance quando conseguiu um lugar no Saturday Night Live ao lado de Eddie Murphy em 1980. Mas ele teve pouco a fazer no programa.
Mais tarde, ele disse que um ponto baixo foi interpretar o corpo em um esboço sobre um funeral. Ele duraria apenas 12 episódios. Mas ele encontraria seu próprio caminho, fazendo pedaços na MTV e como um convidado amado e odiado em talk shows.
O comediante teve papéis em filmes como Um Tira da Pesada 2, Dr. Dollitle e O Pestinha e apresentou programas ruins como USA Up All Night de 1989 a 1998. E ele teve papéis recorrentes como dublador em Ren & Stimpy, Os Padrinhos Mágicos e vários spin-offs de Aladdin.
Controvérsias
O truque de Gottfried nem sempre foi popular. Em 2011, a Aflac Inc. o demitiu como a voz do pato em seus comerciais por causa do tweet de mau gosto que o quadrinho enviou sobre o terremoto e tsunami no Japão.
Menos de um mês após os ataques de 11 de setembro de 2001, no Friars Club Roast of Hugh Hefner, Gottfried fez piadas sobre aviões fazendo escalas em arranha-céus, e foi recebido com vaias e gritos de "muito cedo [para fazer piada]''
Ele respondeu com uma versão especialmente suja da piada interna dos comediantes "Os Aristocratas", que muitos na platéia tomaram como uma mensagem de que ele acreditava que era o trabalho do comediante permanecer grosseiro a todo custo.
"Para mim, engraçado é engraçado", disse ele à AP no mês passado. "Vou me arrepender um pouco de fazer isso só para não rir, porque não é engraçado ou um improviso que não funciona. Mas se for motivo de riso, eu sinto que sou o comediante e esse é o meu trabalho.''
Gottfried deixou a mulher, Dara, a irmã, Karen, a filha de 14 anos, Lily, e o filho de 12 anos, Max.