Dublador de 'Chapolin', Flávio Back, morre aos 52 anos; causa assusta
O ator e diretor de dublagens lutava contra complicações da diabetes e recebeu homenagens de amigos e colegas de profissão.
O dublador Flávio Back, conhecido por dar voz a personagens de séries como Chapolin, Ben 10, Game of Thrones e Emily em Paris, morreu aos 52 anos no domingo (24), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira de Dubladores para a Quem nesta segunda-feira (25). O ator lutava contra complicações da diabetes e estava internado no Hospital Casa de Portugal, no Rio, com celulite bacteriana.
Flávio também trabalhou como diretor de dublagens e construiu uma carreira marcada por personagens que fizeram parte da infância e adolescência de muitos fãs. Em entrevista ao Desfoque Podcast em fevereiro deste ano, ele falou sobre os problemas de saúde que enfrentou: "No fim de 2022, comecei a sentir a vista embaçada. Passei por vários exames e a médica explicou que eu estava com um problema sério ocasionado pela diabetes. Precisei passar por uma cirurgia às pressas. Minha falta de cuidado com saúde me trouxe problemas sérios", revelou, lembrando que perdeu a visão do olho esquerdo.
No seriado mexicano Chapolin, Flávio dublou personagens de Carlos Villagrán nos episódios disponíveis no Prime, Netflix e Globoplay, mas deixou claro que nunca chegou a dublar Kiko de Chaves. Ele ainda destacou que o personagem XLR8, de Ben 10, foi um divisor de águas em sua trajetória profissional.
Quem prestou homenagem a Flávio Back?
Amigos e colegas lamentaram a perda do dublador. O ator Christiano Torreão, que interpreta o subtenente Palmeira em Dona de Mim, compartilhou sua saudade: "Quero me lembrar do seu sorriso, meu amigo, da sua vontade de viver e alegria. Está difícil entender essa partida tão precoce. Geral aqui vai sentir falta de você! Vai com os anjos, meu amigo, e olha por nós lá de cima."
A atriz e dubladora Mariangela Cantú também falou sobre a amizade de décadas com Flávio: "Mais de 30 anos que te conheço com esse sorriso lindo de anjo barroco alegrando quem quer que estivesse ao seu lado. Todos os aplausos pra você, Flavinho querido. O homem que se apaixonava e que era apaixonante. O professor que formou vários colegas dubladores… Tanta coisa pra falar de você, amigo!"
Flávio Back deixa um legado importante na dublagem brasileira, sendo lembrado tanto por seu talento quanto pelo carisma que marcou colegas e fãs ao longo da vida.
Confira mais:
View this post on Instagram