0

Sony revela o DualSense, novo controle do PlayStation 5

Novo design, feedback háptico e gatilhos renovados: confira as novidades do joystick

7 abr 2020
18h05
atualizado às 18h06
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Em um post oficial no blog do PlayStation, a Sony revelou o nome e as primeiras imagens do controle do novo PlayStation 5, que deve chegar ao mercado no fim de 2020. O joystick se chama DualSense — uma referência aos modelos anteriores, que tinham o tradicional nome DualShock.

Novo controle é majoritariamente branco, com detalhes em preto
Novo controle é majoritariamente branco, com detalhes em preto
Foto: Divulgação / Sony
DualSense tem feedback háptico e novos botões de gatilho
DualSense tem feedback háptico e novos botões de gatilho
Foto: Divulgação / Sony
Barra de luz foi reposicionada e touchpad ficou maior
Barra de luz foi reposicionada e touchpad ficou maior
Foto: Divulgação / Sony

As mudanças mais drásticas ficam por conta do design, já que todos os controles anteriores seguiam um mesmo padrão estético. O DualSense mistura as cores branca e preta — até mesmo os botões perderam o visual colorido. O touchpad (botão sensível ao toque) aumentou de tamanho, indo além das bordas superiores do controle. A barra de luz também foi posicionada: agora está embaixo do touchpad.

Vice-presidente senior do PlayStation, Hideaki Nishino escreveu que a empresa decidiu manter as características do controle anterior, o DualShock 4, enquanto adicionou novas funcionalidades e refinamentos no design. "Em nossas discussões com desenvolvedores, concluímos que a sensibilidade de toque e o áudio não eram o foco de muitos jogos", afirmou. "Tivemos uma grande oportunidade para mostrar aos criadores como eles podem aumentar a sensação de imersão em nosso novo controle".

Um dos destaques do joystick é o feedback háptico. Segundo a japonesa, a tecnologia deve proporcionar "uma variedade de sensações poderosas", como a "lenta arenosidade de dirigir um carro pela lama". Os botões de gatilho (L2 e R2) também terão a tensão adaptada de acordo com suas ações em um game, "como puxar a corda de um arco para atirar uma flecha".

O botão "Share" (compartilhar), que permite fazer capturas de tela e compartilhar a jogatina com amigos no PS4, foi renomeado para "Create" (criar). Mais detalhes sobre o botão serão anunciadas ao decorrer do tempo, promete a Sony.

O dispositivo também terá um microfone embutido; ou seja, não será mais necessário ter um headset para conversar durante a partida. No entanto, a empresa ainda sugere a compra de um equipamento separado caso você queira ter "longas conversas".

"Nós queremos que os jogadores sintam que o controle seja uma extensão deles mesmos enquanto jogam — tanto que eles esqueçam que o controle esteja nas mãos deles", escreveu Nishino no post.

O DualSense é o primeiro componente do PS5 revelado pela Sony. A empresa promete divulgar o design do console nos próximos meses. O videogame está previsto para chegar às lojas no fim de 2020.

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade