'Star Wars' ganha dublagem em língua indígena nos EUA
Os personagens da saga Star Wars serão dublados em navajo, o idioma da maior tribo nativa dos Estados Unidos, anuncio nesta sexta-feira (3) o Museu da Nação Navajo em Window Rock (Arizona) em seu site.
"Faça sua melhor interpretação, digna de um Oscar!", afirma o museu, ao anunciar o início dos testes para escolher os dubladores que emprestarão sua voz para Luke Skywalker, Darth Vader, a princesa Leia, Han Solo, C-3PO e Obi Wan Kenobi. "Os requisitos são falar navajo com fluência e ter bons dotes interpretativos", acrescenta o anúncio.
Entrevistado pela AFP, o diretor do museu, Manuelito Wheeler, afirmou que seu objetivo é fazer de forma original com que os próprios navajos da nova geração se interessem em aprender falar o idioma e conhecer mais sua cultura.
A nação navajo é a maior tribo ameríndia dos Estados Unidos e tem cerca de 300 mil membros, principalmente no Arizona e Novo México, mas a metade deles não falam mais navajo.
Os produtores da Lucasfilm aprovaram a iniciativa e lingüistas traduziram os diálogos do episódio IV, o filme mais antigo da série (1977).
O produto final será exibido em Window Rock, em 4 de julho, Dia da Independência americana, e depois no início de setembro, em um importante festival anual navajo.