Sony revela como foram feitas as gravações do filme "F1", com Brad Pitt
Gravação contou com câmeras únicas e personalizadas vindas diretamente das fábricas da empresa no Japão
Sucesso de bilheteria, o filme F1, estrelado por Brad Pitt, representou um desafio totalmente novo para a Sony, empresa que produziu as câmeras que gravaram o longa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Repleto de ação e com muitos takes em alta velocidade, foram necessárias câmeras únicas projetadas, em parceria entre engenheiros das indústrias da Sony, no Japão, e os produtores do filme.
De acordo com a empresa, 25 câmeras modificadas foram utilizadas durante a gravação do filme, sendo 16 delas ao mesmo tempo em algumas cenas.
Em um evento realizado nesta quinta-feira, 17, em São Paulo, a empresa japonesa revelou que todas as cenas foram reais, realizadas em movimento nas pistas dos circuitos que integram a Fórmula 1 - ou seja, sem auxílio de montagens ou CGI.
Com os veículos chegando a mais de 300 km/h, e com os cockpits ainda mais apertados que em outras temporadas, algumas versões adaptadas dos modelos de câmera mais avançados da empresa foram colocadas dentro e fora dos veículos.
A Venice 2, que pode desacoplar o sensor na lente, foi colocada próxima ao volante dos carros para capturar aquela visão mais próxima ao capacete e que dá a sensação do que o piloto está sentindo, registrada durante as corridas.
Outra versão foi utilizada no exterior do carro, com uma base rotatória comandada à distância pela equipe de filmagem, enquanto o corpo da câmera estava em um compartimento criado na parte de dentro das saídas de ar do carro.
Elas foram responsáveis pelas gravações das imagens em movimento e que davam a sensação de estar no meio do grid.
A mesma tecnologia, em uma versão mais antiga, foi utilizada na gravação do também sucesso de bilheteria Top Gun Maverick.
A Sony é ainda responsável pela gravação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e da operação de câmeras e parâmetros utilizados no VAR (Assistente de vídeo) do Brasil, tendo parceria com a CBF e outras 12 federações estaduais.
O evento, chamado de Sony Image Experience, ficará em exposição no primeiro andar da Japan House, na Avenida Paulista, em São Paulo, até a próxima quinta-feira, 24.