PUBLICIDADE

For All Mankind | Conheça a série que todo fã de ficção científica deveria ver

Atualmente em sua quarta temporada, For All Mankind é a série que todo fã de ficção científica deveria ver; veja o porquê disso

30 nov 2023 - 15h31
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

For All Mankind, série do Apple TV+ que atualmente está em sua quarta temporada, é uma daquelas produções para nenhum fã de ficção científica colocar defeito. Com uma trama que desenvolve uma linha alternativa da História, na qual a corrida espacial nunca chegou ao fim, ela explora as consequências dessa competição para a humanidade — com destaque para um grupo de personagens ligados à NASA, que tem seus destinos diretamente afetados pela exploração do espaço.

Foto: Divulgação/Apple TV+ / Canaltech

Criada e escrita por Ronald D. Moore, Matt Wolpert e Ben Nedivi, a série chegou ao catálogo do Apple TV+ em 2019. Com uma primeira temporada de dez episódios, ela se concentra em responder uma pergunta que muitas pessoas já devem ter feito: o que teria acontecido se a URSS chegasse à Lua antes dos EUA?

Isso porque, na realidade imaginada por For All Mankind, é o cosmonauta Alexei Leonov o primeiro homem a pisar na Lua. Um marco que intensifica a corrida entre os dois países e faz com que os EUA não apenas queiram igualar o feito dos soviéticos, mas também ultrapassá-lo.

Para isso, outras façanhas passam a ser disputadas a nível global, como levar a primeira mulher ao espaço, descobrir água na Lua ou até mesmo construir uma base militar no satélite. Uma série de acontecimentos acompanhados por todo o mundo e que passam a ter impacto direto em outros campos da humanidade.

Os impactos para a humanidade

Uma das coisas mais interessantes mostradas por For All Mankind é como o investimento espacial tem desdobramentos que vão muito além das estrelas. Na série — marcada por saltos temporais de alguns anos entre as temporadas —, é possível ver como política, música e cultura são campos muito afetados pela paixão crescente por explorar o universo.

Muitas dessas mudanças são citadas ao longo da própria trama, como a escolha de presidentes ligados à corrida espacial ou até mesmo a gravação de filmes com atores famosos de Hollywood sobre as proezas que assistimos no show.

Em For All Mankind, a URSS chegou à Lua antes dos EUA (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Em For All Mankind, a URSS chegou à Lua antes dos EUA (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Foto: Canaltech

Para tornar essa realidade alternativa ainda mais convivente, porém, a Apple fez uma série de vídeos extras que mostram o noticiário ao longo desta nova timeline. Assim, conseguimos acompanhar com clareza as principais transformações ocorridas no mundo entre os anos de 1975 e 1982 (conexão entre temporadas 1 e 2); 1984 e 1992 (conexão entre as temporadas 2 e 3) e 1996 e 2001 (conexão entre as temporadas 3 e 4).

Elenco estelar

Para além de uma trama curiosa e de uma qualidade técnica impressionante — que chama atenção de qualquer um por seus efeitos visuais e fidelidade científica —, For All Mankind conta ainda com uma parte dramática bastante interessante.

No centro da narrativa está o astronauta Edward Baldwin (Joel Kinnaman), um dos integrantes da Apollo 10, que viu sua chance de pousar primeiro na Lua escapar entre os dedos. Apesar disso, ele continua realizando outras missões pela NASA e, eventualmente, se torna uma das figuras mais importantes da agência e, até mesmo, do mundo.

Ed Baldwin é o protagonista de For All Makind (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Ed Baldwin é o protagonista de For All Makind (Imagem: Divulgação/Apple TV+)
Foto: Canaltech

Além dele, o show também acompanha a vida de uma série de outros astronautas que têm suas vidas entrelaçadas à da corrida espacial. Tanto eles quanto seus familiares e outras figuras do governo têm influência direta nos rumos da história, além de viverem seus próprios dramas pessoais em um mundo em constante mudança.

Fazem parte do elenco da série nomes como Shantel VanSanten (The Boys), que dá vida Karen Baldwin, a esposa de Ed; Krys Marshall (The Answers), que faz Danielle Poole, uma das astronautas requisitadas pelo governo Nixon; Wrenn Schmidt (Outcast), que faz a engenheira e controladora de voo, Margo Madison; e Michael Dorman (Triângulo do Medo), que faz o carismático astronauta Gordo Stevens.

Atualmente na quarta temporada, For All Makind tem episódios semanais, lançados sempre às sextas-feiras pelo Apple TV+. Ambientada no começo dos anos 2000, a nova temporada explora a colonização de Marte e as diferenças sociais entre seus moradores.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade