Morre o cineasta Toni Venturi, de 'Cabra-Cega' e 'A Comédia Divina', aos 68 anos
Diretor passou mal enquando nadava em praia de São Sebastião, no litoral de São Paulo
Morreu na tarde de sábado, 18, o cineasta Toni Venturi, em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Ele tinha 68 anos e passou mal enquanto nadava na praia.
Venturi dirigiu e produziu filmes como A Comédia Divina (2017) e Cabra-Cega (2005, além de vários documentários como Rita Cadillac - A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele (2020).
Segundo a família, Toni Venturi será velado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira. Ele deixa a esposa Débora Duboc, atriz, e os filhos Theo e Otto. A cremação será realizada na terça-feira, ainda sem horário e local definidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do cineasta no X, dizendo que ele sempre "trabalhou por um cinema nacional forte".
Toni Venturi foi cineasta, diretor de filmes de ficção e documentários. Sempre trabalhou por um cinema nacional forte, atuando para a organização e desenvolvimento do nosso setor audiovisual e por um Brasil democrático, com cultura, consciência social e solidariedade. Meus…
— Lula (@LulaOficial) May 19, 2024
O crítico de cinema Amir Labaki e ministra da Cultura Margareth Menezes também se manifestaram:
Sem palavras para expressar a dor pela morte de Toni Venturi. Deixa um vácuo no coração dos amigos e uma filmografia vigorosa como poucas de nossa geração. Jamais agradecerei o bastante por seu engajamento na consolidação do É Tudo Verdade. Meus sentimentos a Débora, Otto e Theo pic.twitter.com/GjWCdk9Vnu
— Amir Labaki (@amirlabaki) May 19, 2024
Despedimos-nos ontem de Toni Venturi, que nos deixou aos 68 anos. Cineasta brilhante, fortaleceu o cinema nacional e o audiovisual brasileiro. Sempre trabalhou para nossa cultura e democracia.
Seus filmes são legados de sua genialidade e humanidade.
Obrigado por tudo, Toni.
— Margareth Menezes (@MargarethMnzs) May 19, 2024
