PUBLICIDADE

Harry Potter | A história do acidente que deixou dublê paraplégico

Dublê de Daniel Radcliffe desde o primeiro filme de Harry Potter, David Holmes sofreu um acidente nos sets de filmagem que o deixou paraplégico

14 nov 2023 - 23h07
(atualizado em 15/11/2023 às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Embora Harry Potter seja uma das franquias mais populares e rentáveis da história do cinema, nem tudo são flores quando o assunto são os bastidores da saga. Em 2009, durante o ensaio para uma cena de ação de Harry Potter e as Relíquias da Morte, David Holmes, jovem que fazia o dublê do protagonista Daniel Radcliffe, sofreu um acidente que o deixou paraplégico.

Foto: Reprodução/HBO / Canaltech

A tragédia, que causou bastante repercussão na época, aconteceu durante o ensaio de uma das cenas finais mais emblemáticas da franquia. Durante a batalha final de Hogwarts, em que os bruxos enfrentam o vilão Voldemort e seus asseclas, há um momento em que Harry é atingido por uma explosão e jogado para o alto.

Pôster do documentário David Hollmes: O Menino Que Sobreviveu, protagonizado pelo dublê e produzido por Daniel Radcliffe (Imagem: Divulgação/HBO)
Pôster do documentário David Hollmes: O Menino Que Sobreviveu, protagonizado pelo dublê e produzido por Daniel Radcliffe (Imagem: Divulgação/HBO)
Foto: Canaltech

David Holmes, que era ginasta e fazia o dublê do protagonista desde o primeiro filme da série, Harry e a Pedra Filosofal, estava escalado para a cena. Enquanto o jovem ensaiava seus movimentos, no entanto, um problema com o cabo que deveria puxá-lo fez com que ele despencasse no chão e, devido ao impacto da queda, quebrasse o pescoço.

Embora tenha sido prontamente socorrido, de acordo com informações recentemente reveladas pelo jornal Daily Mail, Holmes não desmaiou após o acidente e chegou a reclamar de que não sentia suas pernas. A tragédia, infelizmente, levou o ginasta a perder permanentemente seus movimentos da cintura para baixo, mudando para sempre sua vida e carreira.

Desde então, embora tenha parado de atuar na frente das câmeras, David passou a se envolver com projetos por detrás dela. Além de ter fundado sua própria produtora, ele criou um podcast com Daniel Radcliffe, de quem é amigo pessoal até hoje.

Chamado Cunning Stunts, a série de podcast lançada em 2020 traz entrevistas com outros dublês da indústria, ajudando a desmistificar a profissão, mas também mostrando os desafios pelos quais eles passam.

Documentário sobre Holmes tem produção de Radcliffe

Para além das gravações de Harry Potter, a amizade entre David Holmes e Daniel Radcliffe realmente perdurou. Muitos próximos desde a época dos filmes, ator e dublê continuaram grandes amigos e, profissionalmente, além de um podcast, também decidiram dividir os holofotes no documentário David Holmes: O Garoto Que Sobreviveu.

Produzido por Radcliffe e estrelado por Holmes, o título mostra detalhes da tragédia que se abateu sobre o jovem ginasta. Porém, ainda mais importante, mostra também o que aconteceu depois do acidente, quando David usou de toda sua força de vontade e resiliência para enfrentar o problema e prosseguir com sua vida.

Previsto para ser lançado na HBO e HBO Max em 15 de novembro de 2023, o filme conta com cenas de bastidores e entrevistas com familiares, além, é claro, de depoimentos dos dois amigos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade