Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É para entrar em clima de copa, sim

O Brasil concorre ao Oscar com O Agente Secreto e, inspirados nessa torcida, reunimos receitas que celebram Recife e seus sabores

7 fev 2026 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo segundo ano seguido, o Brasil está entre os indicados do Oscar, o que aumenta ainda mais a expectativa em torno da premiação. O país concorre com o filme O Agente Secreto, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho, indicado nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional e melhor elenco, e também com Wagner Moura na disputa de melhor ator.

A história se passa no Recife da década de 1970 e acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura. A cidade não funciona apenas como cenário; ela é parte central da narrativa e do contexto histórico do filme.

No ano passado, Fernanda Torres, indicada ao Oscar por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, chegou a dizer que não queria que as pessoas entrassem em clima de Copa, para ajudar a diminuir a ansiedade, celebrando o filme já como vencedor pela sua trajetória. Já neste ano, em entrevista no Festival do Rio, Wagner Moura "autorizou" o público a entrar em clima de Copa do Mundo e disse, entre risos: "Oxe, pode fazer!".

Inspirados por esse clima, preparamos este caderno de receitas como uma homenagem a Recife e ao cinema brasileiro, já no aquecimento para a premiação. As receitas reunidas aqui trazem o sabor de Pernambuco e entram na torcida pelo Brasil no Oscar - confira cada uma a seguir:

Bolo de rolo

Um clássico, feito com finas camadas de massa de bolo enroladas com goiabada. É tão icônico que é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco. Normalmente se come em fatias bem fininhas, acompanhado de café, perfeito para sobremesa.

Cuscuz de milho

Muito popular no Nordeste, é feito de milho flocado e cozido no vapor, podendo ser simples ou com acompanhamentos como ovos, carne ou queijo. Normalmente se come no café da manhã ou almoço, servido quente

Cartola

A tapioca tem origem indígena, é feita a partir da mandioca e faz parte da alimentação brasileira há muito tempo. Em Pernambuco, ganhou destaque em Olinda, especialmente no Alto da Sé, onde a tapioca é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial e virou um símbolo da cidade. Por lá, existem vários recheios, mas um dos mais clássicos é o de coco com queijo coalho.

Veja também: Cachaça para celebrar o Oscar

TQ SÃO PAULO 28.04.2025 PALADAR CADERNO2 TESTE DE CACHAÇA USADAS EM CAIPIRINHA DE LIMÃO NO GUARITA BAR, RUA SIMÃO ALVARES, EM PINHEIROS. Foto Tiago Queiroz/Estadão
TQ SÃO PAULO 28.04.2025 PALADAR CADERNO2 TESTE DE CACHAÇA USADAS EM CAIPIRINHA DE LIMÃO NO GUARITA BAR, RUA SIMÃO ALVARES, EM PINHEIROS. Foto Tiago Queiroz/Estadão
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Para comemorar o Oscar, a cachaça é uma boa pedida. Em Pernambuco, ela tem presença forte, com produção tradicional e alambiques reconhecidos pela qualidade e diversidade de estilos, das versões brancas às envelhecidas em diferentes madeiras. Confira o Paladar Testou e veja qual é a melhor do mercado, avaliada por especialistas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade