Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festival de Toronto 2023: Quem é Carolina Markowicz, a homenageada brasileira que fez história no evento?

Diretora de Pedágio, cineasta foi a primeira brasileira a ganhar importante prêmio internacional.

12 set 2023 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários

É uma alegria muito grande ver o Brasil ganhando cada vez mais espaço no mundo, principalmente no campo das artes. Presente entre os principais lançamentos cinematográficos do ano, Carolina Markowicz é a diretora responsável por Pedágio, longa que presente na lista de finalistas para representar o Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Foto: Divulgação / Adoro Cinema

Descrito como "um drama permeado por humor ácido", o filme acompanha Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe a oportunidade de usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima 'cura gay' ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Com curtas-metragens como Edifício Tatuapé Mahal, Long Distance Relationship e O Órfão, a paulistana teve seus projetos exibidos em cerca de 300 festivais, como Cannes, Locarno, SXSW e AFI, os quais conquistaram mais de 80 prêmios.

No ano passado, ela lançou Carvão, seu primeiro longa-metragem. A narrativa conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção. Já com seu segundo projeto deste porte, Pedágio, a realizadora recebeu o Tribute Awards, durante o Festival de Toronto, no último domingo (10).

Sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent, Carolina foi homenageada ao lado de nomes como Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media), Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), Patricia Arqu…

Leia o artigo em AdoroCinema

Festival de Gramado 2023 tem filme emocionante de Mussum como grande vencedor; veja lista completa de ganhadores

Pedágio, novo trabalho de Carolina Markowicz e candidato a representar o Brasil no Oscar, ganha primeiro pôster (Exclusivo)

Jenna Ortega, Scarlett Johansson, Chris Evans e mais: Esses são os filmes mais aguardados do Festival de Toronto 2023

Ameaça de explosão de bomba no Festival de Toronto: Documentário de grande estrela do rap tem estreia adiada por suposto ataque de homofóbicos

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade