PUBLICIDADE

'Barbie': por que seu sucesso incomoda tanto – e o que isso significa?

Filme já possui a maior bilheteria de 2023, e as previsões são de que a história seja feita.

26 jul 2023 - 16h37
(atualizado em 27/7/2023 às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Barbie: a linha do tempo do sucesso.:

Se você ainda não percebeu, estamos presenciando a história do cinema sendo feita diante dos nossos olhos. Há poucos meses, o discurso majoritário na internet duvidava que o filme da Barbie pudesse competir com outros lançamentos de grande porte, como 'Missão Impossível 7' e 'Oppenheimer'. O que vemos agora, no entanto, é um panorama completamente diferente – é o que explica nosso colunista Ygor Palopolo no vídeo abaixo.

Em um único fim de semana, 'Barbie' registrou a maior bilheteria de todos os tempos para um filme dirigido por uma mulher, arrecadando quase 800 milhões de reais. Consequentemente, tornou-se a maior estreia de 2023, além de uma das maiores na história do cinema brasileiro. Tudo isso em apenas uma semana após o lançamento. Enquanto isso, o tão esperado 'Missão Impossível 7' ficou em segundo plano.

Cena de Barbie.
Cena de Barbie.
Foto: Divulgação/Warner Bros. / Pipoca Moderna

Podemos ser levados a crer que esses recordes representam apenas números, lucros, bilheteria. No entanto, eles são muito mais do que isso. Demonstram que é possível atrair multidões aos cinemas sem a necessidade de um filme de super-heróis. Não há nada de errado com filmes de super-heróis, é claro, mas, pela primeira vez em muitos anos, os estúdios estão percebendo que vale a pena investir em produções mais plurais e diversificadas. Afinal, o cinema estava se tornando monotemático, e o número de pessoas incomodadas com o sucesso de 'Barbie' apenas reforça esse ponto.

Basta entrar na internet e conferir por si: diversas pessoas demonstrando indignação ao fato de que há fãs indo trajados de rosa para assistir o filme. Contudo, a mesma crítica não era feita quando se tratava de espectadores vestidos como Homem-Aranha. O que torna a reação tão diferente quando se trata do filme da Barbie?

Missão Impossível 7 caiu quase 70% em bilheteria após estreia de Barbie.
Missão Impossível 7 caiu quase 70% em bilheteria após estreia de Barbie.
Foto: O Vício

Enquanto essa questão fica no ar, as projeções indicam que o filme em breve ultrapassará a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria. Este é um marco significativo na história do cinema. As expectativas iniciais eram baixas, uma vez que não era uma produção do estilo 'Vingadores'. No entanto, o seu sucesso sem precedentes mostra que filmes populares não precisam seguir um único modelo. O cinema ainda tem espaço para uma variedade de histórias diferentes. E por isso devemos comemorar.

Fonte: Ygor Palopoli
Compartilhar
Publicidade
Publicidade