A cantora norte-americana Cindy Lauper, 71, foi indicada ao Rock and Roll Hall of Fame. Localizada em Cleveland, no estado de Ohio, a instituição homenageia desde 1986 os artistas mais influentes do rock e da música pop.
Foto: Reprodução / Flipar
Na votação para ser homenageada no museu, Lauper irá concorrer com outros 13 artistas e bandas. Nomes como Mariah Carey, Oasis e Billy Idol estão na lista de indicados. Entre os critérios para elegibilidade está a condição de o candidato ter lançado sua primeira gravação comercial há pelo menos 25 anos.
Foto: Divulgação / Flipar
O corpo de eleitores conta com artistas, historiadores e profissionais da indústria da música, além de haver uma votação online aberta ao público. Os artistas e bandas com mais votos se tornam oficialmente indicados e seus nomes são submetidos a uma nova rodada de votação que definirá os homenageados de 2025.
Foto: MusikAnimal/Wikimedia Commons / Flipar
Cyndi Lauper foi uma das principais atrações do Rock in Rio de 2024. Em entrevista à "Folha de S.Paulo" dias antes da apresentação, ela declarou ver no Brasil “um lugar especial para a música, para performar”. Ela voltou ao país após um intervalo de 13 anos.
Foto: Reprodução/Instagram / Flipar
Lauper também comentou o fato ser uma voz importante na luta pelos direitos das mulheres e das causas LGBTQ+. “Eu sempre quis ter as mesmas liberdades que os homens. E seu eu não estiver preocupada com minhas próprias liberdades, ninguém vai estar. Esta é a minha mensagem para as mulheres jovens”, afirmou a cantora.
Foto: Reprodução/Instagram / Flipar
Em junho de 2024, Cyndi Lauper anunciou que está se aposentando dos palcos. A artista de 70 anos comunicou que a atual turnê "Girls Just Wanna Have Fun" é a última de sua carreira. Saiba mais sobre a trajetória da cantora!
Foto: divulgação / Flipar
Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton, mais conhecida como Cyndi Lauper, nasceu em 22 de junho de 1953 no Brooklyn, bairro de Nova York.
Foto: flickr Eva Rinaldi / Flipar
Lauper se tornou uma das figuras mais influentes da música pop dos anos 80, conhecida por sua voz icônica, estilo extravagante e músicas que se tornaram hinos atemporais.
Foto: reprodução / Flipar
Nos anos 1970, Lauper começou a se apresentar como vocalista cover de várias bandas conhecidas da época, como Led Zeppelin e Bad Company.
Foto: wikimedia commons Toglenn / Flipar
Após sofrer um dano nas cordas vocais, ela ficou um ano sem cantar. Os médicos chegaram a dizer que ela nunca mais voltaria a exercer sua vocação.
Foto: flickr Eva Rinaldi / Flipar
Em 1983, Lauper lançou seu álbum de estreia solo, "She's So Unusual", que se tornou um enorme sucesso comercial.
Foto: divulgação / Flipar
O álbum gerou quatro singles que chegaram ao ranking da Billboard Hot 100: "Girls Just Want to Have Fun", "Time After Time", "True Colors" e "She Bop".
Foto: reprodução / Flipar
"Girls Just Want to Have Fun" se tornou uma das músicas mais icônicas dos anos 1980 e até hoje é tocada em festas do mundo todo.
Foto: reprodução / Flipar
O sucesso de Cyndi Lauper não se limitava apenas aos números. Sua música era inovadora, misturando elementos do pop, rock, new wave e até mesmo do reggae.
Foto: reprodução instagram / Flipar
Ao todo, Lauper lançou 12 álbuns de estúdio, sendo o último em 2016, intitulado "Detour".
Foto: Reprodução/Redes Sociais / Flipar
Sua voz expressiva, aliada a letras que abordavam temas como individualidade, empoderamento feminino e aceitação LGBTQ+, conquistaram o público e a crítica especializada.
Foto: wikimedia commons Bastique / Flipar
Com seu estilo único e chamativo, que combinava cores vibrantes, roupas excêntricas e penteados ousados, Cyndi Lauper se tornou um ícone cultural dos anos 80.
Foto: reprodução instagram @CyndiLauper / Flipar
Ela desafiou as normas da época, inspirando jovens a se expressarem livremente e serem autênticos.
Foto: reprodução instagram @CyndiLauper / Flipar
A música "True Colors", em parceria com Billy Joel, se tornou um hino para a comunidade, e Lauper fundou a True Colors Foundation em 1987 para apoiar projetos que beneficiam a comunidade LGBTQ+.
Foto: reprodução instagram @CyndiLauper / Flipar
Com mais de 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo, Cyndi Lauper continua sendo uma das artistas mais influentes da música pop.
Foto: flickr Library of Congress Life / Flipar
Ao longo da carreira, ela ganhou alguns prêmios importantes, entre eles dois Grammys Awards e um Tony Awards de Melhor Trilha Sonora Original peça Kinky Boots.
Foto: wikimedia commons Greg Hernandez / Flipar
Cyndi Lauper também se aventurou na no cinema e na TV. Em 1988, ela estrelou o filme "Vibes: Boas Vibrações".
Foto: reprodução / Flipar
Nos anos 1990, ela participou da série "Mad About You" (1993-1999), que lhe rendeu um prêmio Emmy de Melhor Atriz Convidada em Série de Comédia.
Foto: reprodução / Flipar
Nos anos 2000, Lauper participou de várias outras séries de TV, sendo "Bones" (2005–2017) e "30 Rock" (2006-2013) as mais conhecidas.