PUBLICIDADE

Desfiles das Campeãs: confira as escolas que voltarão aos sambódromos em SP e no RJ

Participarão do desfile as escolas de samba mais bem colocadas em cada cidade

26 abr 2022 - 21h13
Ver comentários
Integrantes da escola de samba Mancha Verde comemoram o título do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2022, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista
Integrantes da escola de samba Mancha Verde comemoram o título do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2022, no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista
Foto: JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Após serem definidas as campeãs do Carnaval 2022 em São Paulo e no Rio de Janeiro, que teve a Mancha Verde e a Grande Rio como vencedoras, respectivamente, agora será realizado o Desfile das Campeãs neste fim de semana em ambas as cidades. 

Em São Paulo, o desfile ocorre na sexta-feira (29), no Sambódromo do Anhembi. Além da agremiação vencedora, outras quatro escolas do Grupo Especial participarão do novo desfile: Mocidade Alegre, Império de Casa Verde, Tom Maior e Unidos de Vila Maria. 

Além disso, também participarão do desfile em SP a campeã do Grupo de Acesso 1, Estrela do Terceiro Milênio, e a vice-campeã, Independente Tricolor, além da vencedora do Grupo de Acesso 2. 

Já no Rio de Janeiro, seis escolas de samba participarão do Desfile das Campeãs no próximo sábado (30), na Sapucaí. A ordem será inversa à colocação final do Carnaval 2022. Desta forma, a campeã Grande Rio, será a última a desfilar e a escola que ficou em 6º lugar, Salgueiro, abrirá os desfiles no sambódromo.

Desta forma, as escolas se apresentarão na seguinte ordem: Acadêmicos do Salgueiro (6º lugar); Portela (5º lugar); Unidos de Vila Isabel (4º lugar); Unidos do Viradouro (3º lugar); Beija-Flor de Nilópolis (vice-campeã); e Acadêmicos do Grande Rio (campeã). 

Grande Rio foi a campeã do Carnaval no Rio de Janeiro
Grande Rio foi a campeã do Carnaval no Rio de Janeiro
Foto: Wilton Junior / Estadão

Vencedoras

Após quatro vice-campeonatos, a Acadêmicos da Grande Rio, fundada em 1988, foi consagrada pela primeira vez a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro na tarde desta terça. A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentou a história e a simbologia do orixá Exu. Um dos objetivos foi desmistificar o orixá, identificado pela cultura ocidental como representante do mal, e combater a intolerância religiosa.

Já em São Paulo, em uma disputa acirrada, a Mancha Verde conquistou o bicampeonato no Carnaval. A escola da zona oeste alcançou 269.9 pontos, assim como a Tom Maior, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde, mas garantiu o título pelo critério de desempate. Com o enredo "Planeta Água", a campeã levou para a aveida uma reflexão sobre a importância da preservação e valorização do recurso natural. 

 

Fonte: Redação Terra
Publicidade
Publicidade