PUBLICIDADE

Abaixo-assinado pede que Irã seja excluído da Bienal de Veneza

Texto fala em nome de 'dissidentes' e 'povo iraniano perseguido'

28 fev 2024 - 12h54
(atualizado às 14h54)
Compartilhar
Exibir comentários

- Os movimentos ?Woman, Life, Freedom? na Europa e na Itália enviaram nesta quarta-feira (28) um abaixo-assinado pedindo que a Bienal de Arte de Veneza cancele a participação do Irã no evento que acontece entre 20 de abril e 24 de novembro.

O apelo, firmado por diversas personalidades dos universos da arte e da cultura, foi entregue ao presidente da Bienal, Roberto Cicutto; ao diretor-geral, Andrea Del Mercato; aos integrantes do Conselho de Administração do evento e à premiê da Itália, Giorgia Meloni; além do chanceler e vice-premiê Antonio Tajani; do ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano; do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, entre outras autoridades.

?É com grande choque e lamento que apreendemos do site da Bienal que, diferentemente do que foi anunciado em outubro, a República Islâmica do Irã estará presente com um curador e um artista escolhidos pelo regime iraniano?, dizem as organizações.

Em nome ?dos artistas dissidentes e independentes, e do povo iraniano perseguido?, elas pedem que seja dado ?um sinal forte e claro à comunidade internacional, com uma voz de autoridade que cancele a participação do Irã?.

O movimento ?Woman, Life, Freedom? foi criado após a morte, em custódia, em setembro de 2022, de Mahsa Amini, jovem iraniano-curda presa por suposta violação da lei iraniana sobre o uso do véu.

Nesta terça-feira (27), artistas e ativistas também pediram a exclusão do pavilhão de Israel, mas o ministro da Cultura Genaro Sangiuliano descartou a possibilidade.

Resposta

Posteriormente, a Bienal de Veneza afirmou que todos os países reconhecidos pela Itália podem, em total autonomia, requerer a participação.

A organização disse que, consequentemente, ?não pode levar em consideração nenhuma petição ou pedido para excluir a presença de Israel ou do Irã?.

.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade