PUBLICIDADE

Tendência preocupante: como evitar a miopia infantil na volta às aulas?

27 jul 2023 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

O aumento do diagnóstico de miopia infantil é uma preocupação que vem crescendo entre pais e professores, especialmente com o retorno às aulas neste mês de agosto.

Foto: Freepik / Meu Passeio

Isso porque, a exposição prolongada das crianças às telas tem sido apontada como um dos fatores contribuintes para o aumento no número de casos de miopia.

Atualmente, estima-se que cerca de 20% dos jovens em idade escolar sejam diagnosticados com diferentes doenças visuais, sendo a miopia a mais comum delas. Essa doença ocular é caracterizada por um globo ocular mais "longo", o que resulta na dificuldade de enxergar objetos distantes.

O que causa miopia?

O uso frequente de dispositivos eletrônicos pode desgastar o músculo ocular, causando miopia. Além disso, a diminuição do número de piscadas em frente às telas pode levar à queda na lubrificação dos olhos, agravando o quadro.

Outros fatores, como aumento da consciência pública sobre o problema e a expansão dos serviços de diagnóstico, também contribuem para o aumento dos casos registrados.

Como prevenir e tratar a miopia?

A prevenção da miopia em crianças é fundamental. Estimular atividades ao ar livre e controlar o tempo de tela são medidas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e Pediatria.

Além disso, novas tecnologias, como as lentes Essilor® Stellest™, têm sido eficazes na correção da miopia e na desaceleração de sua progressão em crianças.

A importância do diagnóstico precoce

A consulta regular com um especialista é crucial para identificar qualquer alteração na visão das crianças e tomar medidas preventivas.

Exames oftalmológicos devem ser realizados no primeiro ano de vida, com acompanhamento a cada seis meses durante os primeiros dois anos e, posteriormente, anualmente.

Possíveis influências da Covid-19

Pesquisas indicam que a pandemia da Covid-19 pode ter contribuído para o aumento dos casos de miopia, devido ao maior tempo de exposição às telas e à redução da exposição à luz natural.

Diante desse cenário, é fundamental a conscientização e o acompanhamento adequado para garantir a saúde visual das crianças e prevenir a progressão rápida da miopia.

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade