PUBLICIDADE

Semana Mundial do Brincar 2024: onde levar as crianças para se divertirem?

16 mai 2024 - 20h03
(atualizado em 17/5/2024 às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A 15ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB) está chegando, trazendo o tema envolvente "Vem pra roda - No ritmo do Brincar", em uma celebração que celebra um marco especial: são 15 anos desde a sua primeira edição, proposta pelo movimento Aliança pela Infância.

Foto: Fotos: Reprodução / Divulgação / Meu Passeio

A Semana Mundial do Brincar, que sempre acontece em torno do Dia Mundial do Brincar (28 de maio), vai além das simples brincadeiras, abrindo espaço para debates e reflexões sobre a importância do brincar na infância. E neste ano, o convite é para todos se unirem à roda, um símbolo de igualdade, pertencimento e afeto.

O que esperar da Semana Mundial do Brincar?

Durante a SMB, que se estende de 25 de maio a 02 de junho, qualquer pessoa, organização ou coletivo em todas as cidades do Brasil pode preparar e colocar em prática atividades gratuitas, desde brincadeiras até palestras e rodas de conversa. O formulário de inscrição não é obrigatório, mas preenchê-lo fortalece a Semana e contribui para o calendário nacional de eventos.

O que significa a roda?

A roda é muito mais do que um elemento físico; é um símbolo de união, afeto e amor. Representa a reinvenção de mundos para as crianças, um espaço inclusivo que dá ritmo à vida e ao ato de brincar. Na roda, aprendemos a dar as mãos, compartilhar experiências e culturas, preparando o terreno para um futuro sustentável para as próximas gerações.

Como participar da Semana Mundial do Brincar?

Para participar da Semana Mundial do Brincar, basta idealizar e realizar atividades relacionadas ao tema, sempre com entrada gratuita. Seja parte dessa celebração, contribuindo para a construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, onde o brincar seja reconhecido como um direito fundamental.

Brincando pelo mundo

Houston, Texas - EUA, 28 de maio, 4h PM - 6h PM

Uma iniciativa em Houston, convida adultos, crianças e famílias para "Vem brincar no Nosso Canto!", um evento que promove o português como língua de herança e a cultura brasileira, com atividades ainda em elaboração.

Local: Espaço do Nosso Canto - 124 Cinnamon Dr. Katy, TX USA, modalidade: presencial

Malawi - ÁFRICA, 25 de maio, das 14h às 16h

A Kituri, organização liderada por refugiados, realizará seu primeiro evento de brincar coletivo no Dzaleka Refugee Camp, no Malawi, em 25 de maio, durante a Semana Mundial do Brincar. O evento, aberto à comunidade, terá brincadeiras africanas tradicionais, contação de histórias e atividades artísticas, visando atingir famílias e crianças refugiadas em situação vulnerável. Com foco no direito ao brincar, o evento ampliará o acesso a mais pessoas no campo de refugiados, oferecendo uma tarde de diversão e conexão.

Local: Respite Care Center no campo de refugiados Dzaleka, Malawi, de forma presencial.

Brasil

Centro-Oeste

Campo Grande (MS)

Parque das Nações Indígenas, 25 de maio, das 13h às 17 horas

A Aliança pela infância em Campo Grande (MS) celebra a 10ª edição do evento "Deixa Brincar", uma  "feira de brincadeiras" que reúne universidades, secretarias estadual e municipal, grupos de escoteiros, poder judiciário e entidades privadas. O evento acontecerá no Parque das Nações Indígenas, com uma variedade de atividades não estruturadas, como leitura, contação de histórias, brincadeiras de roda, jogos escoteiros, oficinas de arte e música, entre outras.

Local: Parque das Nações Indígenas, de forma presencial.

Associação Educacional Antroposófica de Mato Grosso do Sul, 25 de maio, das 9h às 12h

A Associação Educacional Antroposófica de Mato Grosso do Sul, em parceria com a instituição sem fins lucrativos Yoga para Todos, convida 35 crianças da casa de acolhimento para um dia de brincadeiras, yoga, histórias, brincar livre, café da manhã e almoço, na sede da Associação. O evento, intitulado "Brincando a gente yoga o mundo", tem como objetivo fomentar a importância do brincar.

Local: Sede da Associação e de forma presencial.

Norte

Belém, PA

Sociedade Comunitária São João Batista , 27 de maio, das 8h às 11h30

A Sociedade Comunitária São João Batista convida crianças e suas famílias para participarem da semana de brincadeiras de roda, incluindo atividades como amarelinha, bole-bole, pula elástico, pula corda, entre outras. Será realizada uma manhã de brincar em família no dia 27 de maio de 2024, das 8h às 11h30. Esse evento visa promover o brincar como eixo fundamental do desenvolvimento infantil, proporcionando às crianças oportunidades de aprendizado que respeitam suas fases e interesses. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (91) 989209035.

Local: Escola Creche Pré-Escola São João Batista, Passagem Frederico Hosana, 62, de forma presencial.

Nordeste

Rio Grande do Norte

Centro Infantil Dona Liquinha Alves, de Parnamirim (RN)

O Centro Infantil Dona Liquinha Alves, de Parnamirim (RN), estará promovendo o evento Quintal do Brincar, que envolve experiências com brincadeiras na e com a natureza. O evento será fechado para um grupo específico e não estará aberto ao público em geral. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram mencionado: @cimliquinhaalves. Local: Rua Carmi de Souza, S/N, Pirangi do Norte, Parnamirim/RN.

  • 22 de maio de 2024, das 8h às 16h, Presencial
  • 27 de maio de 2024, das 8h às 11h, Presencial
  • 29 de maio de 2024, das 19h às 21h Modalidade: online (29 de maio)

Alagoas

Guaxuma, Maceió (AL)

Colégio Monsenhor Luís Barbosa, 25 de maio, 8h às 12h

O Colégio Monsenhor Luís Barbosa, de Maceió (AL), convida crianças e seus familiares para uma manhã de contato com a natureza na Reserva Aldeia Verde, em Guaxuma, Maceió - AL. O evento incluirá trilhas, brincadeiras e um delicioso lanche partilhado. Para mais informações, acesse o Instagram do colégio: @colegiomlb.

Local: Reserva Aldeia Verde, Guaxuma, Maceió - AL, 57038-800. De forma presencial

Bahia

Vitória da Conquista, Bahia (BA)

Auditório do CEMAE, 27 de maio, das 14h às 17h  

A Secretaria Municipal da Educação promove a "Sensibilização da Semana Municipal do Brincar", com abertura oficial, apresentações infantis, mesa de abertura com autoridades, palestra sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e orientações sobre premiação das melhores práticas.

Local: Auditório do CEMAE - Av. Olivia Flores 3000, Bairro Candeias. De forma presencial.

Bahia (BA)  

Universidade do Estado da Bahia, 24 de maio, das 8h30 às 16h30  

A Universidade do Estado da Bahia convida as crianças do Quilombo Mulungu para uma "Roda Brincante" na Escola Municipal Manoel Marcelino de Matos, com diversas atividades lúdicas como brincadeiras de roda, contação de histórias e rodas de conversa.

Local: Escola Municipal Marcelino de Matos, Quilombo Mulungu, Boninal-Bahia. De forma presencial.

Piauí

Picos, Piauí (PI)

Projeto MULTILab - UFPI, 27 de maio, às 15h, online

O Projeto MULTILab - UFPI convida para o Evento Online: MULTILab na Semana Mundial do Brincar 2024. No primeiro momento, em 27/05/2024, às 15h, teremos "Vem pra Roda - No Ritmo do Brincar", com reflexões sobre brincadeiras de roda, cirandas e manifestações populares na cultura lúdica. Transmissão através desse link.  Mais informações em: @projeto_multilab.

Local: Canal do Youtube do Projeto MULTILab - UFPI, de forma online.

Projeto MULTILab - UFPI, 28 de maio, às 15h

No segundo momento, em 28/05/2024, às 15h, acontecerá a programação "Brincadeiras Tradicionais do Semiárido Piauiense", celebrando a cultura e diversidade na cultura do brincar. Transmissão através do link, esses eventos visam promover reflexões sobre a importância do brincar, contribuindo para a formação de profissionais e fortalecendo parcerias na área. Mais informações em: @projeto_multilab.

Local:  Canal do Youtube do Projeto MULTILab - UFPI, de forma online.

CEARÁ

Horizonte, Ceará - CE

CEI Maria do Carmo de Oliveira, 27 de maio, das 8h às 9h

No dia 27 de maio, o CEI Maria do Carmo de Oliveira realizará a atividade "Cantiga de Roda (Fui ao Mercado)". Nesta atividade, as crianças serão convidadas a formar uma roda no pátio da creche, onde participarão de uma brincadeira tradicional com a cantiga de roda "Fui ao Mercado". A roda de brincadeira proporcionará momentos de interação, movimento e alegria para os pequenos.

Local: Na sede da instituição, Rua Manuel Luiz, 459, Centro - Horizonte - CE. De forma presencial.

CEI Maria do Carmo de Oliveira, 28 de maio, das 7h20 às 7h50

Em 28 de maio, será a vez da "Cantiga de Roda (Lagarta Pintada)". Nesta atividade as crianças e educadores se reunirão em círculos no chão, onde cada criança tocará na mão da outra enquanto cantam e se divertem com a tradicional cantiga de roda "Lagarta Pintada". Será um momento de união, música e muita diversão para todos os participantes.

Local: Na sede da instituição, Rua Manuel Luiz, 459, Centro - Horizonte - CE. De forma presencial.

CEI Maria do Carmo de Oliveira, 29 de maio, das 16h às 16h40

No dia 29 de maio, o CEI Maria do Carmo de Oliveira convida as famílias para a atividade "Pé de Lata". Nesta ocasião especial, as crianças terão a oportunidade de dançar e se divertir com os pés de lata que confeccionaram em casa junto com seus pais.

Local: Na sede da instituição, Rua Manuel Luiz, 459, Centro - Horizonte - CE. De forma presencial.

Sudeste

São Paulo

Zona Sul

Campo Limpo

Sesc Campo Limpo: A cabaça e o canto ancestral, 26 de maio, domingo, das 11h às 12h/ 29 de maio, quarta-feira, das 14h às 15h e 02 de junho, domingo, das 15 às 16h

Contos de cabaças revelam tradições ancestrais, enquanto instrumentos musicais feitos com elas conectam o público com ritmos afro-brasileiros. Parte da Semana Mundial do Brincar, o evento no Sesc Campo Limpo explora o tema "Vem para roda: no ritmo do brincar", com atividades para crianças até 6 anos.
  • grátis
  • Local: Conteiner Espaço de Brincar

Coletiva Ana Gira Sol , Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP, 25 de maio, das 11h às 12h, e das 14h às 15h

A Coletiva Ana Gira Sol apresenta, na Semana Mundial do Brincar, a intervenção brincante "Gira Roda Gira Sol - brinquedos e brincadeiras para infâncias", inspirada pelo tema "Vem pra Roda - no Ritmo do Brincar" e pelo movimento circular da infância. São rodas, cirandas, piões, bambolês e muita música para as crianças, com foco em crianças a partir de 7 anos. Para mais informações sobre o evento, acesse o instagram @anagira_sol

Local: R. Bento Barroso Pereira, 2 - Jardim Ibirapuera, São Paulo - SP, CEP: 05815-085, de forma presencial.

Sesc Santo Amaro: Apresentação de dança e vivências de brincadeiras dançantes, 25 a 26 de maio, sábado e domingo, às 11h

Brincando e dançando ao som do atabaque, estimulamos a imaginação com ritmos e movimentos que trazem à vida seres e lugares de diversas cores, formas e qualidades. O objetivo é que crianças e adultos compartilhem o espaço, cada um com seu jeito único de dançar.

  • grátis
  • Local: Espaço de Brincar

Sesc Interlagos: Brinquedos Circulares, de 25 de maio a 1º de junho, sábado e quinta-feira, às 11h30

Brincadeira em família na oficina de brinquedos circulares! Juntos, será criado o barangandã, currupio e ioiô, desafiando e divertindo os presentes.

  • grátis
  • Local: Recanto infantil
  • Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedências.

Sesc Interlagos: Festa na Terra da Mandioca, 25 de maio, sábado, das 14h às 15h

Festa na Terra da Mandioca é um encontro entre o folclore brasileiro e o público. Todos são convidados a ouvir lendas como a do Saci-Pererê e do Lobisomem. A Trupe Borboletras busca proporcionar diversão, acolhimento e interatividade, incentivando o amor pela leitura e promovendo o bem-estar  das crianças por meio de seus espetáculos.

  • grátis
  • Local: Hall de exposições

Sesc Interlagos: Construindo Memórias, 25 de maio a 1º de junho, quinta e sábado, às 15h

Na oficina, famílias constroem memórias ao explorar sensações e criar objetos em argila. Essa atividade permite que crianças e seus familiares tenham experiências replicáveis em casa, mesmo com pouco espaço, utilizando materiais adequados.

  • grátis
  • Local: sala de múltiplo uso
  • Distribuição de senhas no local com 30 minutos de antecedências.

Sesc Interlagos: Balancê, 26 de maio, domingo, às 10h e 02 de junho, às 10h

Balancê é uma atividade coletiva que usa um tecido chamado "paraquedas", proporcionando diversas experiências em grupo para crianças de todas as idades e suas famílias. As atividades incluem brincadeiras, desafios e histórias envolvendo o tecido.

  • grátis
  • Local: Campo de futebol

Zona Leste

Cidade Tiradentes, São Paulo - SP  

Brinquedoteca e Classe Hospitalar, 31 de maio, das 14h às 16h

A Brinquedoteca e Classe Hospitalar realiza no dia 31/05/204 a Semana do Brincar com a atividade "Vem pra Roda com a personagem Emília". Usando a imaginação com a boneca de pano Emília contando suas histórias em uma roda de conversa. Para mais informações, entre em contato pelo email: brinquedoteca.hmct@oss.santamarcelina.org

Local: Hospital Santa Marcelina Cidade Tiradentes, Av. dos Metalúrgicos, 1.797, Cidade Tiradentes, São Paulo - SP, de forma presencial.

Sesc Belenzinho: Comidinhas de Quintal, 25 a 26 de maio, sábado e domingo, das 10h às 12h

Crianças de todas as idades podem se divertir no quintal fazendo comidinhas de terra usando sementes, flores e folhas com utensílios domésticos. O Ateliê Moitará, composto por mulheres pedagogas e artistas, promove o brincar coletivo, estimulando a criatividade e a expressão lúdica com elementos naturais e objetos simples.

  • grátis
  • Local: Praça central

Sesc Itaquera: Bem Bolado, de 04 de maio a 1º de junho, sábado, às 13h30

O evento "Bem Bolado", organizado pelo Coletivo Volta e Meia como parte da Semana Mundial do Brincar, oferece uma experiência envolvente para crianças de 0 a 3 anos. Ele apresenta uma variedade de bolas, cada uma com cores, tamanhos, texturas e aromas diferentes, para estimular a exploração e o jogo criativo. A equipe de ludoeducadores do coletivo, com sua formação multidisciplinar, desenvolve projetos lúdicos e oferece formações para educadores, oficinas e outras atividades relacionadas ao brincar. É uma iniciativa dedicada ao desenvolvimento infantil, adaptada especificamente para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.
  • grátis
  • classificação: livre
  • Local: Espaço de Brincar

Sesc Itaquera: Vivência com Coletivo Volta e Meia, 05 de maio a 02 de junho, domingo, às 13h30

A experiência "Sentidos" convida crianças a explorarem texturas através de objetos artesanais feitos pela cia. Volta e Meia.

  • grátis
  • classificação: livre
  • Local: Espaço de Brincar

Sesc Itaquera: As Rodas de Lydia23 de maio, quinta-feira, às 09h30

As brincadeiras cantadas, também conhecidas como cantigas de roda, são divertidas e interativas. Elas incluem rimas, repetições e trocadilhos, com coreografias simples de braços ou corpo todo. Em "As Rodas de Lydia", o Coletivo Volta e Meia celebra a educadora Lydia Hortélio e destaca que a música é uma atividade para ser compartilhada, incorporada ao corpo e ao ato de brincar com os outros.

  • grátis
  • classificação: livre
  • Local: Espaço de Brincar

Sesc Itaquera: Trilha Ecológica para Bebês25 de maio, sábado, 10h

A Trilha Ecológica para Bebês é uma oportunidade para bebês e seus cuidadores se conectarem com a natureza através de uma caminhada circular. É uma experiência que incentiva o contato com os elementos naturais enquanto brincam. Os pais ou responsáveis devem participar da atividade. É necessário vestir calça e sapatos fechados, e é recomendável usar repelente, boné, protetor solar e levar uma garrafa de água. O encontro começa às 10h no Jardim de Inverno. Em caso de chuva, a atividade será cancelada.

  • Local: Quiosque do Bichos da Mata
  • grátis
  • classificação: livre

Sesc Itaquera: Giravida: Cirandar, Brincar e Celebrar,  25 de maio, às 13h e dia 1º de junho, às 10h

O espetáculo é dedicado a bebês e seus cuidadores, celebrando a terra como lar, a importância da água e a alegria de brincar em roda. Oferece momentos ativos e contemplativos, onde educadoras exploram diferentes materiais em interação com os bebês. Apresentado em parceria com Badalu, Núcleo de Aprendizagem Musical na Primeira Infância.

  • Local: Sala de Convenções 2
  • grátis
  • classificação: livre

Zona Norte

Freguesia do Ó, São Paulo/SP

Semana do Brincar: Vem pra Roda com a personagem Emília, 31 de maio de 204, das 14h às 16h

A Brinquedoteca e Classe Hospitalar convida você para participar da Semana do Brincar com a atividade "Vem pra Roda com a personagem Emília". Junte-se a nós enquanto usamos a imaginação com a boneca de pano Emília, que irá compartilhar suas histórias em uma animada roda de conversa.

Local: Hospital Santa Marcelina Cidade Tiradentes, Av. dos Metalúrgicos, 1.797, Cidade Tiradentes, São Paulo - SP. De forma presencial.

Contato para Mais Informações: Email: brinquedoteca.hmct@oss.santamarcelina.org

Sesc Casa Verde, Capuêra-Angola, Pequena Filha da Natureza, 23 a 31 de maio

Capoeira lúdica para enriquecer a socialização infantil, com instrumentos, passos e cantos.

  • horários: Quinta-feira, 23/5, das 17h às 18h30; Terça-feira, 28/5, às 10h30, 14h e 17h; Quinta-feira, 30/5, das 11h às 12h30; Sexta-feira, 31/5, das 14h às 16h
  • grátis
  • Local: Espaço de Brincar
  • Indicação: até 6 anos

Zona Central

Sesc Consolação: Minha vez! de 12 a 19 de maio, domingo, das 15h às 17h

Encontros em família para jogar! São jogos de tabuleiro para crianças a partir de 3 anos, e seus adultos. São 3 jogos, incluindo 1 cooperativo para os pequenos, e outros 2 para crianças que já conhecem alguns números e imagens. As crianças adoram os jogos e querem jogar de novo sempre.

  • Local: Sala Gama - 7º andar
  • Classificação: livre
  • Grátis

Sesc Consolação: Bailarina, 25 de maio, sábado, 11h às 12h e 14h às 15h

O espetáculo "Bailarina" é o primeiro espetáculo para bebês produzido pelo Grupo Sobrevento. Explora o tema do equilíbrio, questionando se a busca por equilíbrio físico e emocional pode ser uma forma de aprisionamento, levando-nos a nos desconectar do mundo ao nosso redor. Utilizando o Teatro de Objetos, o espetáculo incorpora uma caixa de música e colares, que adquirem diferentes significados poéticos na encenação.

  • Local: Convivência - Térreo
  • Classificação: livre
  • Grátis

Sesc Consolação: Roda de histórias, 04 a 25 de maio, das 15h às 16h

A equipe Volta e Meia começa contando histórias em círculo usando imagens. Em seguida, incentivam os participantes a criarem suas próprias histórias com imagens de dados especiais, que incluem paisagens mágicas e objetos curiosos. As crianças são guiadas pela liberdade artística para criar narrativas originais e surpreendentes.

  • Local: Sala Gama - 7º andar
  • Classificação: livre
  • Grátis

Sesc Bom Retiro: Ginga de Berço: Capoeira Angola para Bebês, 25 de maio, sábado, das 10h30 às 11h30

Bebês até 3 anos serão introduzidos à capoeira, uma expressão cultural afro-brasileira, com movimentos suaves, dança, música e jogo.

  • Grátis
  • Local: Sala de Oficinas 1. Vagas limitadas.
  • Inscrições no local

Sesc Bom Retiro: Pé na Dança, 25 de maio, sábado, das 17h às 17h50

Pé na Dança, grupo fundado por Ana Maria Carvalho, apresenta uma variedade de brincadeiras de roda, danças e jogos cênicos. Com influência da sonoridade maranhense, cidade natal de Ana Maria, o grupo convida o público a explorar a cultura popular brasileira, unindo música, dança e teatro. Os participantes, conhecidos como brincantes, são essenciais nessa vivência cultural.

  • Grátis
  • Local: Praça de Convivência
  • Não necessita retirada de ingressos

Zona Oeste

Água Branca, São Paulo/SP

Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva: "Os Olhos do Jaguar", 28 de maio, das 15h às 17h

Em parceria com o Museu das Culturas Indígenas, a Mais Diferenças convida crianças e familiares para a Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva, explorando o livro "Os Olhos do Jaguar" com recursos audiovisuais e objetos táteis. Inscrições aqui.

Local: Museu das Culturas Indígenas, Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP. Modalidade: Presencial

Roda Brincante com o Tumpe Trio e PanaPaná Livraria Infantil, 1º de junho de 2024, das 10h30 às 11h30

O Tumpe Trio, em parceria com a PanaPaná livraria infantil, convida crianças e suas famílias para uma Roda Brincante. O evento visa criar um espaço de convivência, interação e aprendizagens mútuas através de um repertório musical infantil, contação de histórias e brincadeiras apresentadas de maneira artística e divertida. O evento incluirá canções do cancioneiro infantil, músicas autorais, parlendas e a utilização do livro "Da cabeça aos pés" do autor Eric Carle como ponto de partida para o movimento corporal. Ao final, será apresentada uma canção autoral de despedida. Para mais informações, acesse o Instagram @tumpe.trio.

Local: PanaPaná livraria infantil, Rua Leandro Dupret, 396, Vila Clementino, São Paulo - SP. Modalidade: presencial

Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista, São Paulo (SP), 25 de maio, das 7h às 17h

A Prefeitura Municipal de Campo Limpo Paulista convida crianças, familiares e educadores para participarem do evento "Vem pra Roda", que visa resgatar brincadeiras antigas e promover vivências lúdicas. Serão realizadas atividades com escolas municipais durante todo o dia, das 7h às 17h. Para mais informações, acesse o Instagram @primeirissimainfanciaclp.

Local: Atividades com escolas municipais. Modalidade: presencial

Região Metropolitana de São Paulo

Caieiras, São Paulo - SP  

EMEMI Roberto Antônio Schiavo, 23 de maio, das 8h às 9h  

A EMEMI Roberto Antônio Schiavo convida crianças para uma atividade de educação física com o "Paraquedas Cooperativo". Os participantes jogarão bolinhas em direção ao paraquedas suspenso, tentando acertar o buraco no meio, para que as bolinhas caiam em um recipiente.

Local: EMEMI Roberto Antônio Schiavo - Rua Floriano Peixoto, 465, Jardim Marcelino, Caieiras-SP. Modalidade: presencial.

Sesc Guarulhos: Chão de Mandalas, 05 a 19 de maio, domingo, das 11h às 12h30

As crianças, até 6 anos, são convidadas a criar um chão com mandalas usando elementos da natureza e outros materiais, em uma grande brincadeira de construir e desconstruir.

  • grátis
  • Local: Espaço de Brincar Externo
  • Vagas limitadas. Retirada de senhas 30 minutos antes, no local.

Sesc Guarulhos: Sextou! Instrumentos musicais, 10 a 24 de maio, sexta-feira, das 10h30 às 11h30 e das 15h às 16h

Que tal uma roda de música no Espaço de Brincar com instrumentos feitos pelos participantes? Nesta oficina, todos criam um instrumento musical e levam som e ritmo para as brincadeiras.

  • grátis
  • Local: Espaço de Brincar
  • Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Sesc Guarulhos: Pequeninos no ritmo - Cantigas de berço, de 11 a 25 de maio, sábado, das 14h às 15h

"Pequeninos" oferece uma variedade de atividades sensoriais e imersivas para bebês de 0 a 2 anos, visando promover seu desenvolvimento e fortalecer os laços familiares. A musicoterapeuta e educadora Ligia Fiocco lidera sessões de música e interação, convidando famílias a explorarem juntas o mundo sonoro da primeira infância.

  • grátis
  • Local: Sala 4
  • Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

ABC

Santo André

Sesc Santo André: Roda de Convivência, 25 de maio, sábado, das 14h às 16h

Guaciane, Awá Tenondeguá e Fabiola Santos compartilham saberes e experiências em uma atividade que envolve crianças e seus responsáveis. Eles organizam uma roda para compartilhar cantos, promovendo interação e brincadeiras indígenas, além de mostrar instrumentos e artesanatos do seu povo. Guaciane, Awá Tenondeguá e Fabiola Santos são líderes culturais, envolvidos na educação indígena e na preservação da cultura tupi guarani.

  • grátis
  • Local: Área de Convivência
  • Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Sesc Santo André: Mandalando para Bebês e Crianças, 26 de maio, domingo, 10h30 às 12h

Mariana Franco Domingues conduzirá uma Oficina de Danças Circulares para crianças de 0 a 6 anos, baseada no livro "Dançarinas do Mundo", de Aurélia Aubrey. Cada país abordado terá suas próprias danças circulares e figurinos correspondentes, promovendo uma interação entre participantes e responsáveis. Essas danças resgatam as tradições culturais, incentivando a cooperação, autoconfiança e consciência corporal, enquanto celebram a diversidade de ritmos e sons.

  • grátis
  • Local: Área de Convivência

Sesc São Caetano, Bach, Bebês e Beatles, 25 de maio, sábado, das 11h às 12h

Um show interativo para bebês e crianças pequenas, onde músicos-atores os recebem em uma divertida sessão de vocalização, misturando obras de Bach com canções dos Beatles.

  • grátis
  • Local: Convivência

Prefeitura Municipal de Diadema, São Paulo (SP), 20 a 24 de maio, com professores

No período de 20 a 24 de maio de 2024, a Prefeitura Municipal de Diadema, São Paulo, estará promovendo uma série de atividades intitulada "Brincando no Território". Durante essa semana, haverá uma proposta de brincadeiras com os professores de todas as unidades escolares municipais e conveniadas de educação infantil da rede de Diadema. Cada escola irá programar momentos com brincadeiras tradicionais e/ou em movimentos circulares, permitindo aos professores reviverem a experiência de brincar e dar risadas. Para mais informações, recomenda-se acessar o perfil do Instagram mencionado: @sec.educadiadema

Local: Parque dos Jesuítas, Rua Vitalina Caiafa Esquível, 4071 - Centro de Diadema, São Paulo. Modalidade: presencial.

Prefeitura Municipal de Diadema, São Paulo (SP), 27 a 29/05, para crianças e suas famílias

Na semana seguinte, de 27 a 29 de maio, a Prefeitura Municipal de Diadema, São Paulo, estará promovendo uma série ações direcionadas às crianças e suas famílias, com propostas como brincadeiras na rua, exploração de espaços públicos como parques, hortas e praças, integração entre as escolas e envolvimento dos pais em atividades diferenciadas. Para mais informações, recomenda-se acessar o perfil do Instagram mencionado: @sec.educadiadema.

Local: Parque dos Jesuítas, Rua Vitalina Caiafa Esquível, 4071 - Centro de Diadema, São Paulo. Modalidade: Presencial

Prefeitura Municipal de Diadema, 09 de junho

No dia 09 de junho, a Prefeitura Municipal de Diadema, São Paulo, fará o encerramento da jornada de ações dentro da Semana Mundial do Brincar 2024. O evento ocorrerá no Parque dos Jesuítas, em Diadema, com a participação da comunidade escolar, famílias e crianças. O evento contará com brincadeiras tradicionais, rodas de história, música e vivências indígenas e africanas. Para mais informações, recomenda-se acessar o perfil do Instagram mencionado: @sec.educadiadema.

Local: Parque dos Jesuítas, Rua Vitalina Caiafa Esquível, 4071, Centro de Diadema, São Paulo. Modalidade: Presencial.

Interior de São Paulo

Araras - SP

  • EMEI Lídia Maria Buzon Curtulo, 28 de Maio, das 7h às 13h
  • Durante a Semana do Brincar 2024, a EMEI Lídia Maria Buzon Curtulo convida os alunos a participarem de atividades especiais na escola. Durante as aulas de Educação Física, exploraremos brinquedos feitos de sucata, proporcionando aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender com objetos de estruturas diferentes.
  • Local: EMEI Lídia Maria Buzon Curtulo. Modalidade: Presencial

Birigui

  • Sesc Birigui: Brincadeiras cantadas: sentir e viver os saberes populares, 25 a 26 de maio, sábado, das 14h30 às 16h, no espaço de brincar e no domingo, das 10h30 às 12h30, no teatro
  • A roda de brincadeiras, conduzida por Vivian Parreira e Pedro Zanette, oferece um ambiente de exploração sonora e visual para adultos e crianças. Recomendada para crianças até 6 anos, a atividade proporciona momentos de diversão, música e interação.
  • Grátis

Brotas (SP)

  • Up Cia de Entretenimento, 20 de Maio, das 18h às 18h50
  • A empresa Up Cia de Entretenimento, de Brotas (SP), convida a sociedade para se engajar na Semana Mundial do Brincar 2024. A roda de conversa com o Professor Especialista Cristiano dos Santos abordará a Semana Mundial do Brincar 2024, sob o tema "Vem pra Roda - No Ritmo do Brincar".
  • Local: Transmissão online
  • Up Cia de Entretenimento, 24 de maio, 19h às 19h50
  • A empresa Up Cia de Entretenimento, de Brotas (SP), convida a sociedade para se engajar na Semana Mundial do Brincar 2024, com rodas de conversas online, formações e ações junto aos projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do município de Brotas-SP. A conversa com a neuropsicopedagoga Lorena Donati focará na Semana Mundial do Brincar 2024, com o tema "Vem pra Roda - No Ritmo do Brincar".
  • Local: Transmissão online.
  • Up Cia de Entretenimento, 28 de Maio, das 9h às 16h
  • A empresa Up Cia de Entretenimento, de Brotas (SP), convida a sociedade para se engajar na Semana Mundial do Brincar 2024. O Dia do Brincar na Casa da Criança em Brotas-SP visa oferecer experiências lúdicas enriquecedoras para as crianças participantes do projeto.
  • Local: Rua Prof. Jesuíno 261, Brotas-SP (Casa da Criança). Modalidade: Presencial
  • Up Cia de Entretenimento, 29 de Maio, das 18h às 22h
  • A empresa Up Cia de Entretenimento, de Brotas (SP), convida a sociedade para se engajar na Semana Mundial do Brincar 2024. O Workshop de Recreação "Vem pra Roda - No Ritmo do Brincar" visa proporcionar experiências focadas no tema da Semana Mundial do Brincar de 2024.
  • Local: Igreja Communita Videira - Av. Rui Barbosa, nº1.100, Bela Vista, Brotas-SP. Modalidade: Presencial
  • Up Cia de Entretenimento, 02 de Junho, das 14h às 18h
  • A empresa Up Cia de Entretenimento, de Brotas (SP), convida a sociedade para se engajar na Semana Mundial do Brincar 2024. O Dia do Brincar na Casa da Criança em Brotas, São Paulo, é destinado a proporcionar experiências lúdicas valiosas para as crianças envolvidas em diversos projetos locais e seus responsáveis.
  • Local: Centro Comunitário. Rua Mal. Deodoro 10, Brotas-SP. Modalidade: Presencial

Campinas

Sesc Campinas, Cantigas de Roda, 25 de maio, sábado, às 10h30

Adultos e crianças são convidados a dançar e brincar numa roda, com letras simples e cativantes do folclore brasileiro.

  • Grátis
  • Local: Sala de Múltiplo Uso 2
  • Inscrições limitadas no local 30 minutos antes do horário da atividade

Sesc Campinas: Brincar: a língua materna da infância25 de maio, sábado, às 14h30

Nando Altenfelder lidera uma reflexão sobre o poder do brincar para criar laços profundos consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Ele explora como as brincadeiras tradicionais estão ligadas a práticas ancestrais, ciclos naturais e à percepção infantil do mundo. O objetivo é ampliar o repertório de jogos e brincadeiras, incluindo brincadeiras de roda, túnel, mão, corda, pedra, bola, cantadas e silentes, tanto rurais quanto urbanas.

  • Grátis
  • Local: Espaço Arena
  • Inscrições limitadas no local 30 minutos antes do horário da atividade

Catanduva

Sesc Catanduva: Vem Cirandar, 25 de maio, sábado, das 15h às 16h

"Vem Cirandar" é uma contação de histórias que explora as cantigas de roda da cultura brasileira, convidando todos a participarem. Nessa atividade, as crianças são encorajadas a soltar a imaginação, descobrindo e brincando com as histórias das cirandas, proporcionando alegria para todos.

Grátis

Local: Espaço de Brincar

Sem retirada de ingressos

Itatiba - SP

Prefeitura de Itatiba, 26 de maio, das 9h às 12h

A Prefeitura de Itatiba convida toda a população para participar do Domingo no Parque, marcando a abertura da Semana Mundial do Brincar. Haverá uma apresentação teatral com alunos do Projeto Arte e Vida, encenando "O Menino Maluquinho - Flicts" em três sessões durante a manhã. Além disso, terá brincadeiras no gramado, que incluem oficina de grafite, Slackline, brincadeiras tradicionais, bolha de sabão, brincar heurístico, brincadeiras para bebês, toca do tatu, brinquedos infláveis, sorteio de brinquedos, pipoca e algodão-doce grátis.

Local: Avenida Prefeito Erasmo Chrispim, 100, Bairro do Engenho, Itatiba SP. Modalidade: presencial.

Centro de Convivência do Idoso, 27 de maio, 14h às 15h

A Prefeitura de Itatiba convida para uma tarde especial de brincadeiras e rodas cantadas com os idosos. Haverá compartilhamento de histórias e experiências enquanto desfrutam de brincadeiras e rodas cantadas. Uma oportunidade para celebrar a sabedoria e a vitalidade da terceira idade.

Local:  Travessa Ângelo Perdão, s/n, Jd. Vitória, Itatiba SP. Modalidade: presencial.

CEMEI João de Barro, 28 de maio, das 9h às 14h

A Prefeitura de Itatiba convida para uma manhã de brincadeiras com as crianças do CEMEI João de Barro. Os facilitadores do Programa Criança Feliz e os Agentes Comunitários de Saúde estarão presentes para garantir momentos de diversão e aprendizado para as crianças.

Local: Praça Alto da Santa Cruz, Itatiba SP, de forma presencial.

Centro de Formação e Escola de Governo Idésio Masiero, 29 de maio, 13h30 às 16h

A Prefeitura de Itatiba convida os servidores municipais para um cine debate especial. O título do filme será: "O Começo da Vida 2 - Lá Fora", que aborda temas relevantes sobre a infância e o desenvolvimento infantil. Esta é uma excelente oportunidade para reflexão e troca de ideias entre os servidores municipais. Inscrições aqui.

Local:  R. Miguel Hércules, 223 - Jardim Tereza, Itatiba - SP, de forma presencial.

Mairiporã (SP)

Nas escolas municipais (creches, pré-escola e ensino fundamental), 27 de Maio, das 8h às 17h

Mairiporã se une à Semana Mundial do Brincar com a participação de todas as escolas municipais. As atividades incluem brincadeiras tradicionais, exposição de fotos, rodas de história ao ar livre e interação entre diferentes faixas etárias com brincadeiras folclóricas. Os pais são convidados a participarem e sugestões de brincadeiras para serem realizadas em casa serão compartilhadas.

Local: Secretaria municipal de educação, Av. Tabelião Passarela, 850 - centro - Mairiporã - SP. Modalidade: Presencial

Piracicaba - SP

Sesc Piracicaba: Roda de brincadeiras cantadas, 25 de maio, sábado, às 11h

Na roda de brincadeiras cantadas, adultos e crianças trocam cantigas e brincadeiras. Todos podem tocar instrumentos de percussão, como caxixis e agogôs de coco, e usar tecidos, caixas, balaios e corda para enriquecer a diversão.

Grátis

Local: Praça

Sesc Piracicaba: Instalação sonora "Toca Tudo!" 25 de maio, sábado, às 11h

A instalação sonora, feita com canos de PVC e objetos pendurados, como colheres e canecas, permite que as crianças explorem os sons livremente. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção sonora e corporal, incentivando os pequenos a experimentarem os materiais de forma interativa e a reposicioná-los conforme desejarem.

Grátis

Local: Praça

São José dos Campos - SP

Sesc São José dos Campos: Cantigas de Roda, 25 de maio, sábado, 10h30

Brincadeiras e jogos musicais são essenciais na primeira infância, ajudando as crianças a desenvolver sua escuta musical, percepção rítmica e melódica de forma lúdica, introduzindo naturalmente o fazer musical. Nesta experiência, crianças e adultos terão acesso a uma variedade de instrumentos para tocar, brincar e cantar juntos em uma roda. Para crianças até 6 anos. Vagas limitadas.

  • Grátis
  • Local: Oficina.
  • Até 6 anos. Vagas limitadas.

Sesc São José dos Campos: Cortejo Encanta Quintal, 25 de maio, sábado, às 16h e 30 de maio, quinta-feira, às 15h30

Três cantadoras convidam o público para um cortejo com brincadeiras e celebrações, conectando espaços, músicas e histórias de quintal de forma poética e simples, adequado para crianças a partir de 3 anos.

  • Grátis
  • Local: Praça.
  • A partir de 3 anos

São José do Rio Preto - SP

Sesc São José do Rio Preto: Cabanas Bacanas, 25 de maio, sábado, às 14h

Nesta vivência, as mãos serão usadas como ferramentas criativas, enquanto crianças e famílias exploram materiais diversos para dar vida às suas ideias.

  • Grátis
  • Local: Área Externa - Gramado
  • Retirada de senhas 30 minutos antes da atividade . Vagas Limitadas.

Presidente Prudente

Sesc Presidente Prudente: Quanta coisa tem aqui, de 25 de maio, 10h e às 16h e 1º de junho, sábado, das 10h e às 15h

O Coletivo Balangandã convida bebês e crianças pequenas para explorarem colheres de pau, bacias, tecidos, linhas, objetos sonoros e elementos naturais em um bosque. Eles proporcionam uma aventura divertida em meio à natureza, adaptada para crianças de até 6 anos.

  • Grátis
  • Local: No Quintal

Sorocaba

Sesc Sorocaba: Cantigas de roda: cantar para o bebê, 25 de maio, sábado, às 10h30

Cantar para bebês é uma ferramenta valiosa para seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social. A voz dos pais, especialmente da mãe e do pai, é reconfortante e fortalece o vínculo afetivo. Lara Gomes, cantora e arte-educadora, oferece atividades musicais há seis anos, explorando cantigas brasileiras e brinquedos cantados para crianças até 2 anos e 11 meses.

  • Grátis
  • Local: Sala 1

Vinhedo, São Paulo - SP

CEI Visconde de Sabugosa em Vinhedo (SP), 25 de Maio, das 9h às 11h30

O CEI Visconde de Sabugosa em Vinhedo (SP) convida crianças e familiares para a Festa da Família "Vem pra roda!" com oficinas de instrumentos musicais, experiências sensoriais, manipulação de argila e relaxamento, seguidas por atividades como vivência musical, brincadeiras cantadas e livre experimentação.

Local: Rua Oito de Março, 65 - Chacara do Lago - Vinhedo-SP. Modalidade: Presencial.

Minas Gerais (MG)

Nova Lima (MG)

Instituto Cresce, 24 de maio, das 18h às 20h e dia 26 de maio, das 10h às 12h

No dia 24 de maio, o Instituto Cresce realiza uma exibição pública e ao ar livre do filme "O Menino Maluquinho" em seu quintal. Já no dia 26 de maio, das 10h às 12h, acontece o evento "Carrinho de Rolimã", onde será possível brincar com carrinhos de rolimã em um bairro recém-asfaltado, além de fazer limonada. Ambas as atividades são abertas para participação de todos e ocorrem em Nova Lima, Minas Gerais. Mais detalhes podem ser encontrados no Instagram do Instituto Cresce.

Local: Rua Himalaia, 59, Vale do Sol, Nova Lima, de forma presencial.

Caeté (MG)

Estadual Presidente Tancredo Neves, 27 de maio, das 7h às 17h

A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Caeté/MG, convida crianças e educadores para participarem de atividades interdisciplinares sobre o tema "Bolinha de Gude". O evento ocorrerá no dia 27 de maio de 2024, das 7h às 17h, em toda a área da escola, incluindo quadra, sala e área de lazer.

Local: Toda área da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, Caeté/MG, de forma presencial.

Espírito Santo - ES

Serra (ES)

Estação Conhecimento de Serra, 25 de maio, das 8h30 às 11h

A Estação Conhecimento de Serra promove a Semana Mundial do Brincar com atividades para famílias e educandos de 6 a 11 anos. Inclui uma roda de conversa sobre o brincar com as famílias, seguida por um momento em que os responsáveis brincarão com as crianças.

Local: Av. Meridional, Setor Europa, Cidade Continental, Serra - ES, de forma presencial.

SUL

Paraná

Guarapuava (PR)

Shopping Cidade dos Lagos, 25 de maio, das 13h às 17h

Nesse dia será distribuído convites aos frequentadores do shopping para conhecerem o espaço e experimentarem as atividades da semana do brincar.

Local: Shopping Cidade dos Lagos - Guarapuava, PR, de forma presencial.

Shopping Cidade dos Lagos, 27 de maio, das 15h às 18h

Os funcionários serão convidados a participarem de atividades com brincadeiras e brinquedos antigos que remetem à infância.

Local: Shopping Cidade dos Lagos - Guarapuava, PR, de forma presencial.

Shopping Cidade dos Lagos, 28 de maio, das 13h às 18h

Palestra voltada aos pais das crianças que frequentam a Vila Coruja Brinquedoteca. Uma psicóloga mediará o assunto, seguido de um coffee break. É uma atividade fechada para um grupo específico, esperamos receber até 20 pessoas. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Local: Shopping Cidade dos Lagos - Guarapuava, PR, de forma presencial.

Shopping Cidade dos Lagos, 29 de maio, das 13h às 21h

Brinquedoteca aberta a alunos e profissionais da área da educação infantil. Os participantes poderão explorar a brinquedoteca e discutir maneiras de melhor utilização dos recursos. Para mais informações e inscrições, acesse acesse aqui.

Local: Shopping Cidade dos Lagos - Guarapuava, PR, de forma presencial.

Shopping Cidade dos Lagos, 30 de maio, das 16h às 18h

Oficina de criação de brinquedos em parceria com o shopping Cidade dos Lagos. Os recreadores auxiliarão as crianças a fazerem seus brinquedos a partir de diversos materiais. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Local: Shopping Cidade dos Lagos - Guarapuava, PR, de forma presencial.

São José dos Pinhais, Paraná (PR)

Escola Evolutiva, 31 de maio, das 7h30 às 17h30

A Escola Evolutiva, localizada em São José dos Pinhais, Paraná, convida adultos, crianças e famílias para participarem do evento "Viajando pelo Brasil em Música com Muppets: Uma Aventura Musical Inesquecível na Educação Infantil!". Este evento consiste em um projeto pedagógico que resgata a alegria das brincadeiras de roda, fortalece os laços familiares e celebra a cultura brasileira através de atividades musicais, brincadeiras e apresentações com os Muppets. As atividades incluem aulas interativas, ensaios, apresentações, oficinas criativas, contação de histórias, espaço para brincadeiras livres, dicas para pais e familiares e compartilhamento de experiências.

Local: Escola Evolutiva, Rua Veríssimo Marques, 1565, centro, São José dos Pinhais/PR, de forma presencial.

Santa Catarina

Presidente Castello Branco (SC)

Secretaria Municipal de Educação, 27 de maio, das 8h às 16h

No dia 27 de maio de 2024, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Presidente Castello Branco, Santa Catarina, estará promovendo um evento presencial em parceria com o SESC Concórdia, intitulado "Quintal Brincante". Este evento acontecerá em dois locais diferentes. Um deles será realizado no quintal brincante de uma creche rural, proporcionando um dia de aprendizagens e conexões com a natureza. O espaço conta com trilha, bosque, parque, pomar e espaços multisensoriais. Todas as crianças da educação infantil da Rede Municipal de Ensino participarão de propostas como rodas de cantigas, contação de histórias. Para mais informações sobre o evento, recomenda-se acessar a página do Instagram da Secretaria de Educação.

Local: Linha Taquaral, s/n, Interior Presidente Castello Branco, Santa Catarina, de forma presencial.

Caçador, Santa Catarina (SC)

Sesc em Caçador, 28 de maio, das 9h às 16h

O Sesc em Caçador trará uma semana toda de brincadeiras para as crianças, com jogos e brincadeiras antigas, esportes atuais, e a vivência dos esportes adaptados. Mais informações em nossa central de atendimento 49 35638783.

Local: Rua do Contestado 325 - Bairro Berger - Caçador Santa Catarina, de forma presencial.

Imbituba, Santa Catarina (SC)

Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, 25 de maio, das 9h às 12h

O ProFRANCA/Instituto Australis convida a comunidade de Itapirubá e região para uma manhã de diversão e conexão com a arte da capoeira e suas manifestações culturais, incluindo roda de capoeira, brincadeiras em roda, dança e distribuição de brindes.

Local: Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, Avenida Atlântica, s/n, Itapirubá Norte, Imbituba - SC, de forma presencial.

Concórdia, Santa Catarina - SC

Sesc Concórdia, 28 de maio, das 8h às 17h

O Sesc Concórdia realizará o "Dia de Sesc na Escola", com atividades ao ar livre, exposição de brinquedos montessorianos e contação de histórias.

Local: R. Alberto Ernesto Lang, 96-198 - Presidente Castello Branco, de forma presencial.

Sesc Concórdia, 31 de maio, das 7h às 17h30

O Sesc Concórdia realizará a "Brinquedoteca Aberta", abrindo o espaço para crianças, familiares e escolas parceiras usufruírem livremente da brinquedoteca.

Local: R. Romano Anselmo Fontana, 620 - Centro, Concórdia - SC, 89700-095, de forma presencial.

Fonte: Aliança pela Infância

Dados do passeio:

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade