PUBLICIDADE

Grátis e incrível: tudo o que você precisa saber para curtir o parque Mundo das Crianças em Jundiaí neste verão

23 out 2023 - 10h31
(atualizado em 3/1/2024 às 17h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Este é sem dúvida um dos espaços de brincar mais legais do Estado de SP e não pode ficar de fora do seu roteiro de férias! O parque Mundo das Crianças é uma atração pública e gratuita que fica em Jundiaí, menos de uma hora da capital.

Foto: Fotos: Prefeitura de Jundiaí/Flickr / Meu Passeio

Dica: receba a agenda completinha de passeios para levar as crianças em São Paulo no seu e-mail! É grátis! Clique aqui!

É um espaço inovador ao ar livre que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a curiosidade, com brinquedos, playgrounds, paredes de escalada,casa na árvore, ciclovia, pistas de caminhada, trilhas, 14 quadras esportivas, pista de skate, fontes de água interativas e o famoso foguete, uma das atrações favoritas das crianças e símbolo do parque.

O parque, administrado pela DAE Jundiaí, fica na área de preservação da represa que abastece a cidade. Mais de 13,5 mil mudas de árvores foram plantadas e é possível ver animais locais nas trilhas, sobrevoando as áreas ou ainda nas águas próximas à represa.

Na primeira etapa ocupa 170 mil m2, mas terá área total de 500 mil m2 quando a segunda etapa do projeto for finalizada.

Como funciona o parque e como fazer seu agendamento

Durante a semana o acesso é livre, mas para brincar no fim de semana e feriados, é necessário fazer agendamento, que é liberado toda segunda-feira, a partir do meio-dia, quando abre no site a agenda de visitas de terça a domingo.

A reserva das vagas é feita pelo site www.mundodascriancasjundiai.com.br na opção "Agendamento". O agendamento é gratuito e cada CPF dá direito a 5 visitantes (o titular do documento e 4 acompanhantes).

O parque não abre às segundas-feiras. Aberto de terça a domingo, das 7h às 12h e das 13h às 17h, com fechamento dos portões às 16h. Mais informações: (11) 4522-0499 e (11) 4589-1494.

O Mundo das Crianças tem estacionamento  gratuito. Está localizado na Rodovia João Cereser - Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo.

Atenção! Use roupas leves e tênis, filtro solar e chapéu, e não esqueça de levar água e um lanchinho. Para a criançada, vale a pena levar roupa de banho para brincar na água, chinelo ou sandália e uma toalha.

O que tem para fazer no Parque Mundo das Crianças de Jundiaí

Confira as atrações, que atendem todas as idades. Inclusive há opções de brinquedos para crianças de até 3 anos, então pode levar seu bebê também!

  • Arena Capivara: aqui é lazer livre, brincadeiras e atividades culturais. Local para admirar a represa de Acumulação e a Serra do Japi.
  • Cápsula do Tempo : em formato de foguete, é a conexão entre o passado e o futuro. Nela estão importantes coisas como o documento elaborado pelo Comitê das Crianças, assinado em 12 de dezembro de 2019 por 75 crianças, uma bola de gude para mostrar aos pequenos do futuro uma brincadeira do passado e jornais de 29 de janeiro, dia em que a cápsula foi fechada e enterrada sob a pedra fundamental do Mundo das Crianças. Ela será reaberta em janeiro de 2030.
  • Casa da Árvore Pica-Pau: uma homenagem à Fernanda de Favre.
  • Comunicação Visual: traz brincadeiras táteis para as crianças com até 95 centímetros e formatos que estimulam a imaginação.
  • Contato com a Natureza
  • Espécies de Árvores: duas áreas de pomar estão à disposição para que as crianças possam vivenciar a experiência de pegar a fruta do pé, como ameixa, amora, abacate e outras. As árvores são identificadas com placas com QR codes.
  • Foguete: com 10 metros de altura, é o brinquedo central do parque.
  • Fontes Interativas: provavelmente a área favorita das crianças! São três fontes interativas para se refrescar, nos Parques Sapo Pingo-de-ouro, Gambazinho e Teiú.
  • Lazer Livre
  • Mirante: fica próximo à área de Alimentação e aos lagos. De lá é possível ver a Serra do Japi e a represa de Acumulação, principal manancial de abastecimento de Jundiaí.
  • Parede de Escalada Bicho-Preguiça: duas paredes de escaladas, uma fica próxima às quadras de tênis e a outra perto das quadras de grama sintética.
  • Parkour Borboleta: para atravessar as barreiras do local usando apenas o corpo e pular muito. Aqui o uso de tênis é obrigatório.
  • Parques Infantis: cinco parques distribuídos pelo parque com nomes de animais - Gambazinho, Pingo-de-ouro, Teiú, Paca e Serelepe.
  • Pista de Ciclovia e caminhada
  • Pista de Skate Macaco Sauá: liberada para skate e bicicletas. Acesso livre durante a semana, mas aos finais de semana e feriados, é necessário realizar o agendamento (para adulto ou crianças com adulto). O uso de capacete fechado e tênis é obrigatório, e  joelheira e munhequeira são opcionais, mas recomendados.
  • Praça Jaguatirica: espaço para o lazer livre, brincadeiras e atividades e para admirar os bosques.
  • Riacho Jundiá: espaço com água onde as crianças podem brincar e se refrescar à vontade. No chão, pedrinhas estimulam a imaginação para que os pequenos tenham a sensação de estar em um riacho.
  • Quadras: são 14 quadras no total, sendo que na semana o acesso às quadras é livre, mas aos finais de semana e feriados, é necessário fazer o agendamento.
    • Quadras Porco-espinho: quatro quadras de tênis.
    • Quadras Quati: quatro quadras, sendo uma destinada exclusivamente à prática de basquete 3×3 e as outras três que são reversíveis para brincadeiras, atividades culturais e também a prática de basquete 3×3.
    • Quadras Tatu: duas quadras de areia que são reversíveis para brincadeiras, lazer livre e prática de vôlei de praia e futevôlei.
    • Quadras Coruja Buraqueira: duas quadras de areia destinadas à prática de tênis de praia.
    • Quadras Cachorro-do-mato: duas quadras esportivas destinadas à prática de esportes em grama sintética.

Programação especial nas férias de janeiro

O parque "Mundo das Crianças" de Jundiaí oferecerá uma programação especial para as férias escolares de verão de 2023.  A primeira delas, inaugurada em 3 de dezembro, é a exposição do Zoo Urbano, com 10 animais gigantes feitos com materiais reciclados e esculpidos por diferentes artistas brasileiros.

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) promoverá ainda uma série de ações na Fábrica das Infâncias Japy, na Biblioteca Nelson Foot, na Biblioteca da Pracinha da Cultura no Vista Alegre e Teatro Polytheama, totalmente gratuitas. Confira aqui a programação.

Passeios escolares para alunos da rede pública e particular

A visitação de alunos ocorre duas vezes na semana, às quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (das 8h às 11h30) e tarde (das 13h às 16h30). Além de escolas públicas e particulares, instituições e demais grupos também podem reservar dias para conhecer o Mundo.

Para solicitar, é necessário enviar um e-mail para contato@mundodascriancasjundiai.com.br mencionando o nome da instituição, o número de visitantes, dia e sugestões de datas para realização da visita, que será confirmada posteriormente.

Incluindo a criança na cidade

Este parque é um bom exemplo de como as políticas de ocupação urbana devem levar em conta não apenas os adultos e idosos, mas também seus mais jovens cidadãos. Tudo começou com uma parceria entre a prefeitura de Jundiaí e o programa "Criança e Natureza", do Instituto Alana, no qual a prefeitura assumiu um compromisso de criar condições favoráveis para que crianças cresçam e se desenvolvam em contato direto com ambientes naturais.

Em 2018, Jundiaí foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda no país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis. Também é uma das onze cidades brasileiras que fazem parte da Rede Urban 95, da Fundação Bernard van Leer e o Instituto Cidades Sustentáveis.

A prefeitura criou então o grupo de trabalho "Criança na Cidade",  com representantes de diferentes áreas e criou em 2018 o  "Comitê das Crianças" de Jundiaí, que tese dedica a criar políticas públicas sob a ótica das próprias crianças. Foi desse comitê que surgiu o projeto do parque "Mundo das Crianças".

Por aqui, torcemos para que esta iniciativa inspire outras cidades. Afinal, o SP para Crianças existe para valorizar as iniciativas como essa, que tornam as cidades um mais acessíveis aos seus pequenos cidadãos.

Novas áreas: vem aí o Jardim do Trânsito

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou, em dezembro de 2022, uma ampliação do parque com a criação de uma nova área: o Jardim do Trânsito, onde as crianças da rede pública e privada de Jundiaí, de 5 a 9 anos,  poderão vivenciar diversas situações como motoristas, ciclistas e pedestres.

O espaço terá rua, ciclovia, ponto de ônibus, faixa de pedestre, guias rebaixadas, semáforos, estacionamentos e veículos, para promover uma simulação completa do trânsito de uma cidade.

Vai ocupar uma área de aproximadamente 3.700 m2, às margens da represa de abastecimento.

A implantação do projeto será realizada pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes (UGMT) em parceria com a DAE, que cedeu a área, com obra custeada pela iniciativa privada, por meio de contrapartida do município com uma rede atacadista de alimentos.

A previsão de conclusão é março de 2023.

Precisamos de mais espaços brincantes gratuitos nas cidades

O SP para Crianças é uma plataforma 360 que tem como missão estimular o brincar na infância e a conexão entre pais e filhos, ajudando as famílias e os pais e mães a se descobrirem o lado Child friendly do Estado de SP, revelando opções de diversão, cultura e lazer para quem passeia com bebês, crianças e adolescentes e combatendo o movimento "child-free", que incentiva o preconceito etário e é contra a presença de crianças.

Estaremos sempre ao lado de iniciativas que resguardem o direito das crianças de brincar - essencial para o desenvolvimento saudável de uma criança, em todos os aspectos, do social e cognitivo ao físico e emocional, mas um direito pouco respeitado e garantido, principalmente aos mais pobres. É brincando que a criança descobre, explora e entende o mundo.

Cada pracinha, cada brinquedoteca, cada parquinho, cada local que permite e valoriza a presença da criança está ajudando a construir uma cidade que respeita todos os seus cidadãos, independente de sua faixa etária. Estamos aqui para valorizar essas iniciativas, estimular e cobrar para que elas virem regra e não exceção.

Convido você a ler nosso Manifesto e se unir ao SP para Crianças nessa luta! Confira aqui: NOSSO MANIFESTO - Vai ter Criança sim!

Perguntas Frequentes sobre o Mundo da Criança de Jundiaí

  1. Precisa agendar a visita? Só é necessário fazer agendamento aos fins de semana e feriados pelos telefones (11) 4522-0499 e (11) 4589-1494. O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h.
  2. Onde fica o Parque Mundo das Crianças? O parque está localizado na Rodovia João Cereser - Pista Sul, Km 64+400, em Jundiaí, São Paulo
  3. Tem estacionamento? Sim, o estacionamento também é gratuito.
  4. Quais dias e horários de funcionamento? Aberto de terça a domingo, das 7h às 12h (com entrada até às 11h) e das 13h às 17h (com entrada até às 16h).
  5. Dá para levar bebês no Mundo da Criança de Jundiaí? Sim! Os bebês podem se divertir bastante! Pode entrar de carrinho de bebê no parque.

Dados do passeio:

  • Passeio: Mundo das Crianças
  • Recomendado: Todas as idades
  • Quando: Atração fixa
  • Horários: das 7h às 12h (com entrada até às 11h) e das 13h às 17h (com entrada até às 16h).
  • Preços: Gratuito
  • [link de inscrição]

  • Locais:
Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade