Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Os Beatles, o grupo pop do século


Sexta, 30 de novembro de 2001, 11h00

No dia 31 de janeiro de 1964, os Beatles ocupavam os cinco primeiros lugares na hit-parade norte-americana, um recorde que nunca foi igualado e que permitiu na época aos Quatro de Liverpool o acesso ao pódio do rock, onde continuam 30 anos depois de sua separação oficial.

Quando fundaram os Beatles (jogo de palavras entre "beat"/ritmo e "beetle"/escaravelho), no início de 1960, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr eram quatro jovens de famílias operárias de Liverpool como tantos outros, a não ser por sua paixão comum pelo rock, a música importada do outro lado do oceano, da qual Elvis Presley era o rei indiscutível.

O grupo fez suas primeiras apresentações nos clubes noturns de strip-tease de Hamburgo (Alemanha) e em The Cavern, clube de Liverpool, onde foi descoberto por seu futuro representante, Brian Epstein. Epstein os apresentou às gravadoras londrinas e o conjunto assinou um cntrato com Parlophone/EMI, selo no qual encontraram o artífice de seu sucesso artístico, George Martin, um mago dos arranjos, a quem se daria posteriormente o título simbólico de "quinto Beatle".

Martin, dotado de um sentido musical inigualável, soube dar vida às melodias surgidas da imaginação dos geniais autodidatas que eram Lennon e McCartney, compositores de excepcional talento. "Love me do", seu primeiro 45 rpm, só conseguiu a posição 17 na hit-parade inglesa no final de 1962, mas essa foi a última vez que os Beatles ocuparam um lugar tão modesto nas classificações.

Em fevereiro de 1963, "Please, please me" liderou as paradas britânicas, primeiro lugar que os Beatles continuaram ocupando regularmente durante os sete anos de existência do grupo. O advento dos Beatles coincidiu com o da juventude surgida da ikmediata jpós-guerra, a que desfrutou e depois rechaçou os exageros da sociedade de consumo.

Os Beatles foram, junto com seus "rivais" os Rolling Stones, os consumidores da trilha sonora da época. Mas, além da música, foram também os porta-vozes e os símbolos de grande parte dessa juventude.

Os Quatro de Liverpool deveram essa capacidade de representar sua época a seu elemento mais carismática, turbulento John Lennon, que não vacilou em proclamar em março de 1966: "Os Beatles são mais famosos do que Jesus Cristo".

A imaginação e a poesia de Lennon foram maravilhosamente complementadas pelo gênio melódico de McCartney, autor em particular - entre suas aproximadamente mil composições - da canção mais difundida na rádio em todo o século, "Yesterday", cujas notas concebeu em sonhos e cujo primeiro título era sumamente prosaico, "Scrambled eggs" ("Ovos mexidos").

A simpatia do baterista Ringo Starr, o "humorista" do conjunto, e os fulgores do benjamim de George Harrison (autor de um punhado de grandes composições, como "Something", completaram essa alquimia única de quatro personalidades.

Os Beatles fizeram o rock (que ainda se chamava "pop music") entrar na idade adulta, produzindo o que, 32 anos depois de seu aparecimento, continua sendo a essência da música popular, o disco "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band". Os Beatles se separaram no dia 15 de junho de 1970 e cada um deles iniciou uma carreira pessoal.

A "beatlemania" nunca desapareceu e muitos evocavam regularmente o acontecimento que seria a reconstituição do conjunto mais famoso do planeta com Julian ou Sean Lennon em substituição a seu pai. Mas em relação a tais idéias, George Harrison havia respondido: "Os Beatles jamais se recomporão enquanto John Lennon estiver morto".


Veja também:

  • Morre o segundo Beatle (página principal do especial)
  • Ouça George Harrison na Rádio Terra
  • Biografia do Beatle
    Matérias:
  • Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
  • As principais canções de George Harrison
  • George gravou sua última canção em 1º de outubro
  • As datas fundamentais da história dos Beatles
    Fotos:
  • Os períodos da vida de Harrison
    Fórum:
  • Comente sobre a perda de mais um Beatle
    Entrevistas:
  • "George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
  • "O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz Vladimir Dantas, dono da loja especializada Blackbird
    Multimídia:
  • Chat Show com Beatles 4 Ever

    AFP

    volta

  •  
     

    CINEMA
    TEATRO
    SHOWS
    EXPOSIÇÕES

    RESTAURANTES E BARES

    TURISMO
     
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade