Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

"O trabalho de Harrison assombrou o mundo", diz conhecedor dos Beatles

Disco triplo de Harrison:
"Eram canções armazenadas, que ele
queria gravar". (Foto: Reprodução)

Sexta, 30 de novembro de 2001, 10h03

No começo da semana, a reportagem do Terra falou com Vladimir Dantas, dono da loja de discos Blackbird, uma das referências beatlemaníaca em São Paulo e no Brasil, com ligações com fã-clubes importantes como o Revolution. "Temos a discografia completa dos Beatles e não nos limitamos ao grupo, temos também todo o material da carreira solo deles", conta. Sobre a saúde de George, que no começo da semana já apresentava quadro grave, terminal, comentou que acompanhava com muito pesar, assim como todos os fãs dos Beatles. "Sou um apaixonado pela obra dos caras e lido todo dia com o público que é maluco pela banda. É uma tristeza muito grande. É como se estivesse perdendo um amigo", diz.

Vladimir admite que o grupo influenciou muito sua vida e que George tinha uma marca muito forte na memória dos que acompanham os Beatles. Ele lembra de uma história engraçada que ouviu sobre Harrison e que sempre conta para os amigos. "Perguntaram para ele o que ele achava das Spice Girls. Ele respondeu que era algo ótimo para se ver na televisão - só que sem som", ri, explicando que o músico sempre tinha respostas diretas para assuntos polêmicos. Também relembra que George foi um dos primeiros a detectar a debandada dos Beatles: "Durante um vôo, após o último show ao vivo deles, o George virou para o roadie Mal Evans e disse: 'Não sou mais um Beatle', como que dizendo que uma fase da vida dele tinha acabado, que aquela histeria toda de ser agarrado em hotéis havia acabado.

Confira a entrevista:

A gente sabe que cada um dos integrantes dos Beatles tinha sua personalidade e seu papel na banda. Qual o papel do George Harrison nos Beatles?

Aqui vale um parênteses. O que caracterizava os Beatles e era uma coisa importante era que funcionavam como um grupo que era um grupo. Os quatro caras cuidavam dos assuntos da banda. Não tinha essa coisa que o Lennon mandava, como em bandas como Oasis em que os irmãos dão as cartas. Nos Beatles os caras tinham voto igual. Aquilo era o destino artístico deles. Cada um tinha 25 % da importância musical dentro do grupo. O George pode ter sido o compositor menos prolífico diante da avalanche de músicas de Lennon e McCartney ao longo da trajetória deles. Mas o dedo do George era marcante em muitos trabalhos. O mais importante: ele trouxe a sonoridade indiana para os Beatles que levaram isso para o mundo. O estilo econômico de guitarra dele também era efetivo, melódico. Sempre foram solos que se encaixavam com a canção, diferentemente dos guitarristas da época como Page e Clapton. O George nunca teve uma marca registrada, um estilo dele. Não tinha essa coisa do solo ser mais importante que a música.

O George Harrison evoluiu musicalmente ao longo dos anos ou ele sempre foi ele?

Ele teve uma evolução assombrosa. Tem uma brincadeira que sempre faço: ele compôs umas 20 músicas ao todo. Se houvesse uma imposição de eliminar uma música de cada álbums dos Beatles, como sendo a pior, nunca seria uma do George. Todas elas eram muito boas, ele não teve canções razoáveis. Eram músicas quase que perfeitas. No disco Abbey Road, em uma análise mais detalhada, por exemplo, as duas melhores músicas são do George. Something, uma das canções mais gravadas dos Beatles, e Here Comes the Sun.

Qual a maior injustiça em relação a ele nos Beatles? Algo que creditam a ele e na verdade não é por aí?

Não houve injustiça. O que aconteceu foi que a banda começou em torno de dois caras, Lennon e McCartney, que tinham uma capacidade de produção altíssima. Em meia hora, faziam uma música e no dia seguinte já estavam gravando. Eram privilegiados. O George foi desenvolvendo sua capacidade ao longo da trajetória do grupo. No final das contas, ele estava reinvidicando um espaço maior nos discos. A proporção acabava sendo desigual. Mas isso não é uma injustiça. Um dos fatores da separação dos Beatles era que o George queria ter um espaço dele. Tanto que quando lançou seu primeiro disco solo, fez um álbum com com 3 LPs, All Things Must Pass. Era tudo composições dele, armazenadas, que queria gravar.

A carreira solo de George é uma das mais mal-sucedidas dos quatro membros do grupo ou a do Ringo é pior?

Precisamos avaliar de uma forma mais justa, olhando para o tempo. Ele teve uma produção musical menor. Quem tem uma carreira fabulosa é o Paul, sem dúvida, que é algo que parece inesgotável. Ele não pára, é um maluco, que quer que seu trabalho seja reconhecido. Ele é o eterno Beatle. Os outros, como Lennon, voltaram seus interesses pela arte de vanguarda e política. O George, de certa forma, também, mas mais voltado para o lado espiritual. Ele fez o trabalho dele. Cada um ao seu estilo fez e está deixando uma marca importante como artistas individuais. Os três primeiros discos do George foram estrondosos, ele foi o cara que assombrou o mundo pela qualidade de seu trabalho. O mundo percebeu isso. No meio do trabalho dos Beatles você pode encontrar um monte de baboseiras, mas isso no final não importa.

George conheceu John Lennon no Quarry Men mesmo ou teve outra situação mais peculiar?

O George fez parte do núcleo fundamental dos Beatles, desde os primeiros instantes. No Quarry Men foi que John conheceu o Paul em showzinho e o convidou para participar da banda. O Paul estudava na mesma escola do George, iam no mesmo ônibus para o colégio. Aí fizeram uma avaliação dele para entrar na banda e acabou sendo incluído.

Você acha que nos Beatles o disco mais significativo do ponto de vista do George foi Revolver?

O momento mais significativo do George nos Beatles foi com certeza entre 66 e 67. Isso como influência dele no som da banda. Ele introduziu a cítara e os sons indianos. A partir daí todos os discos passaram a ter essa característica como no Revolver, no Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, no Magical Mystery Tour, todos com uma presença muito forte do George.


Veja também:

  • Morre o segundo Beatle (página principal do especial)
  • Ouça George Harrison na Rádio Terra
  • Biografia do Beatle
    Matérias:
  • Paul McCartney se diz arrasado com a morte de Harrison
  • As principais canções de George Harrison
  • George gravou sua última canção em 1º de outubro
  • Os Beatles, o grupo do século
  • As datas fundamentais da história dos Beatles
    Fotos:
  • Os períodos da vida de Harrison
    Fórum:
  • Comente sobre a perda de mais um Beatle
    Entrevistas:
  • "George não era como Paul, que chegou a gravar até com Michael Jackson para agradar", diz líder do Beatles 4 Ever, que conheceu pessoalmente Harrison
    Multimídia:
  • Chat Show com Beatles 4 Ever

    Ricardo Ivanov

    volta

  •  
     

    CINEMA
    TEATRO
    SHOWS
    EXPOSIÇÕES

    RESTAURANTES E BARES

    TURISMO
     
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade