Curiosidades    Mundo Natural
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Os urubus, aves com estômago de aço

Urubus (ou abutres) comem quase qualquer tipo de carniça, de fresca a pútrida, porém, ao contrário do que logo pensamos, preferem fresca. Essas aves são tão mórbidas que possuem um incomum sistema de defesa contra os efeitos da carne estragada, podendo comer os restos dos outros sem se preocupar com qualidade. Eles são imunes ao botulismo, cólera e ao antraz (doença que ataca gado bovino e ovelhas). Os bichos já foram acusados de serem retransmissores de doenças, causando a morte de rebanhos inteiros, porém aparentemente os organismos que causam esses males não sobrevivem ao trato digestivo das aves fúnebres. Dentre todos os comedores de carniça (hienas, chacais, coiotes e águias), os urubus foram os únicos que desenvolveram essa habilidade.


O dinossauro que tinha penas

O deserto de Gobi, na Mongólia, é um dos pontos preferidos pelos paleontólogos para buscar fósseis dos dinos. Além de encontrá-los em quantidade, os restos estão normalmente em bom estado. Cerca de 30 dos mais bem preservados fósseis já encontrados vêm de lá. Foi por um desses ossos mongóis que os pesquisadores chegaram a novas conclusões sobre os velociraptores, os dinos que perseguiam as crianças em Parque dos Dinossauros. A queratina, substância presente nas penas das aves, foi encontrada na ossada de um deles, o que leva a crer que ele tinha penas e reafirma a teoria de que os pássaros decendem dos répteis gigantes.
»  Conheça o sorridente hadrossauro


A riqueza da micologia

Micologia é a ciência que estuda os cogumelos, aqueles seres que brotam aparentemente do nada, às vezes em lugares imprevisíveis. Estima-se que existam cerca de 1,5 milhão de espécies diferentes no mundo, e que eles existam há 130 milhões de anos. Sua composição pode chegar a até 90% de água, o resto são filamentos com membranas feitas de quitina (substância do reino animal) e celulose (do reino vegetal). Por essas razões, os cogumelos são considerados meio bichos, meio plantas; o que os levou ao reino dos fungos na nova classificação dos seres vivos.


Euro-ratos

Uma nova praga resistente aos produtos de extermínio dos humanos está se desenvolvendo na Inglaterra. Ratos imunes aos pesticidas que causam hemorragias internas proliferam na Europa. Os bichos são verdadeiros venenos ambulantes, podendo matar os infelizes predadores que arriscarem atacá-los, apenas sendo mordidos. Até o momento, não há registro da nova super raça roedora na América.


Vulcão não é vilão

Até pouco tempo, os cientistas acreditavam que as erupções dos vulcões eram responsáveis por boa parte dos CFCs, gases que destroem a camada de ozônio, liberados na atmosfera. Porém, estudos recentes revelaram que, dentre as 300 substâncias contidas no gás vucânico, apenas uma é CFC, o triclorofluorometano conhecido como CFC-11, e ele está presente na emissão de gases em menos de uma parte em um quatrilhão. Quantidade insignificante quando comparada à que nós, seres humanos, lançamos na estratosfera.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade