Modo de Preparo
Lavar as postas e a cabeça em água com 1 limão. Picar as cebolas, os tomates (sem caroço), o coentro e a salsinha em pedaços bem pequenos. Em uma Panela de barro, coloque 1/3 dos temperos misturados, e arrume lado a lado as postas do badejo, após passar 1 pitada de sal em cada uma delas. Em seguida coloque mais 1/3 dos temperos cobrindo de forma uniforme as postas de peixe.
Após corar o óleo nas sementes do ourucum (pode ser substituído por duas colheres de sopa,rasa, de colorau), derrame a metade, sobre o peixe. Coloque em fogo baixo para que o peixe coxinhe e absorva os temperos. Quando iniciar a fervura, esprema meio limão, e coloque a metado de azeite e dê uma sacudida (em rotação) na panela para que o fundo não pregue. Para o pirão, numa panela funda coloque 1,5 l de água, a cabeça, os restantes dos temperos, o azeite, o ourucum (ou colorau), o sal e a pimenta a gosto.
Deixe ferver bem, até que desmanche bem o peixe. Coe em um escorredor de macarrão. Leve o caldo frio ao fogo e vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos e sempre mexendo, para não empelotar, até levantar fervura.
|
Ingredientes
· postas (2 cm)de badejo
· 1 cabeça de badejo
· 7 tomates maduros
· 5 cebolas médias
· 1 maço grande de coentro
· 1 maço de cebolinha
· 1 colher de sopa de ourucum em sementes
· 4 colheres de sopa de óleo girassol
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva
· 1 xícara média de farinha de mandioca fina
· 3 colheres de sopa de sal
· 2 limões taiti
· pimenta
|