O POVO BRASILEIRO

 

      Existem países onde a maioria das pessoas é do mesmo jeito: quase todos brancos, quase todos negros, quase todos de olhos puxados. Em outros, a mistura é como uma salada: há gente de vários tipos, que convivem, mas não se misturam. Há brancos e negros, mas quase nenhum "meio-branco-meio-negro". No Brasil, há gente de vários tipos e misturas entre esses tipos também. Dê uma olhada nos sites abaixo e descubra mais sobre o grande mingau de raças que é o povo brasileiro.

Se você não encontrar o que precisa,
veja como fazer sua própria busca.

Veja também as outras pesquisas já publicadas.

NO COMEÇO: ÍNDIOS E PORTUGUESES

     Quando os portugueses chegaram no Brasil em 1500, não encontraram um continente vazio: milhares de índios já ocupavam a terra. Foi no descobrimento que a mistura começou. Já eram dois povos: portugueses e índios.

O Descobrimento do Brasil
Para saber mais sobre a chegada dos portugueses e seu contato inicial com os índios, veja os links da pesquisa sobre o descobrimento, publicada aqui no ZAZ Kids.
O início da colonização
Aqui você vai encontrar informações sobre os primeiros anos dos portugueses no Brasil e as principais expedições que eles fizeram para explorar o território.
Conversa de Índio
Nesta página, feita pelo pessoal do Mingau Digital, tem uma lenda indígena e um dicionário de termos indígenas superlegal. Você vai ver que sabe falar em língua de índio bem mais do que imaginava.

sobe...

NEGROS

     Na metade do século XVI, surge o terceiro ingrediente para engrossar o mingau: milhares de negros africanos começam a ser trazidos para o Brasil como escravos, nos chamados navios negreiros.

Página do Negão
Este site fala sobre as lutas dos negros pela liberdade, no Brasil e em outros países, como a África do Sul. Não deixe de ver o link "Escravidão, do apogeu à decadência" e a parte sobre cultura afro.
Zumbi Vive!
Muitos escravos tentavam fugir das fazendas onde trabalhavam. Um sonho comum entre eles era ir viver num quilombo. Os quilombos eram aldeias ocultas onde os negros viviam em espécies de repúblicas. Zumbi era o líder do quilombo dos Palmares. Neste link você vai encontrar explicações sobre o quilombo e sobre a vida de Zumbi.
O mito de Palmares
Este texto, publicado pela revista Sem Fronteiras, contém informações detalhadas sobre o quilombo dos Palmares: como viviam os habitantes, o que faziam, como funcionava o quilombo.
Os Afro-brasileiros
Nos Estados Unidos, as pessoas são muito preocupadas com o que é politicamente correto. Alguns americanos acharam que podia ser ofensivo chamar os negros de black (negro em inglês) e inventaram a expressão African American (americano africano). Neste texto, o escritor Darcy Ribeiro fala sobre os "afro-brasileiros".
Negras Raízes
O texto deste site fala sobre os Arturos, uma irmandade religiosa negra leiga em Contagem, Minas Gerais, e conta sobre a influência da cultura negra na região.

sobe...

IMIGRANTES

     Na metade do século XIX, os movimentos para terminar com a escravidão no Brasil foram ficando cada vez mais fortes e os navios negreiros param de funcionar. Em torno desta época, começaram a chegar ao Brasil imigrantes italianos, alemães e de outros países também. Mais tarde, já no século XX, foi a vez dos japoneses.

Imigração Italiana no Espírito Santo
Os italianos foram principalmente para as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Neste site, você encontra informações sobre os imigrantes que foram para o Espírito Santo. No link "Procure sua família" tem uma lista com os nomes das pessoas que foram para aquele Estado. Veja também o link "Fotos", com imagens dos imigrantes, algumas tiradas ainda na Itália antes da viagem.
Emigração ao Brasil
Imigrantes são as pessoas que chegam para morar num novo país. Emigrantes são os que saem do seu país para ir morar em outro. Mas então os dois não são a mesma pessoa? Sim! São emigrantes em relação ao país de origem e imigrantes no país de destino. Esta página conta a viagem da família Fantini da Itália para o Brasil, no fim do século passado. Confira.
Imigrantes em Curitiba
Como muitas outras cidades brasileiras, Curitiba foi formada com a participação de imigrantes vindos de vários lugares: alemães, poloneses, italianos e muitos outros. Veja a contribuição de cada um.
Saga dos Polacos
Aqui você vai encontrar não só informações sobre a vinda dos poloneses para o Brasil (principalmente para o Paraná) como também a história do povo polonês desde mil anos atrás!
Alemães
Este site contém informações sobre a imigração alemã no Brasil, mas principalmente no Rio Grande do Sul. O texto foi apresentado na Igreja Evangélica Martin Luther, em Porto Alegre, comemorando os 175 anos da vinda dos alemães. Confira a lista de navios que trouxeram os imigrantes, com os nomes das famílias que viajaram em cada um.
Imigração Japonesa no Brasil
O texto deste site conta a história da vinda dos japoneses para o Brasil, que começou em 1908.

sobe...

MISTURA FINA

     Os links abaixo falam sobre o povo brasileiro em geral ou sobre vários grupos que participaram da colonização de um área. Índios, negros, europeus, japoneses e outros, todos deixaram sua marca na rica e variada cultura brasileira.

O Povo Brasileiro
Esta descrição do povo brasileiro está no site da Embaixada Brasileira em Washington, nos Estados Unidos.
Imagens do Brasil
Aqui você vai encontrar fotografias que mostram paisagens e aspectos culturais da mistura fina que é o nosso país.
Colonização do Rio Grande do Sul
Portugueses, índios, negros, alemães, espanhóis, italianos e mais. Muita gente entrou na dança para colonizar o Rio Grande do Sul. Veja a influência de cada povo no resultado final.
IBGE Teen
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez este site especialmente para adolescentes. Aqui você encontra números e informações sobre o Brasil de hoje: quantos homens, quantas mulheres, quantas pessoas em cada faixa etária e muito mais.
[procurando na Internet][dicas][caderno][links educativos]

volta para a entrada da seção Dever de Casa

 
Copyright © 1996 - 2000 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.