Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil  

Diário da Filmagem

01/06/99 - Terça-feira

Véspera de início das filmagens. Chegaram mais pessoas da equipe, que agora está quase completa. De manhã, reunião na Casa de Cinema para checar os procedimentos técnicos em relação ao sincronismo do som direto, claquete, informações geradas pela câmara para a telecinagem, etc.

O cinema gaúcho mudou bastante nos últimos 15 anos. Quando fizemos "Verdes anos", em 1983, com uma Arri 2, o som guia era registrado num gravador cassete, e o máximo de tecnologia presente no set era o fotômetro.

O tamanho da equipe técnica também mudou: são mais de vinte profissionais, entre eletricistas, maquinistas, microfonistas, assistentes de câmara e geradoristas, encarregados da luz e de todos os procedimentos da câmara e do som direto.

No começo da tarde, embarcamos - Fiapo Barth (diretor de arte), Alex Sernambi (diretor de fotografia), Ana Azevedo (primeira assistente de direção) e eu, levados pelo Hugo (motorista) - para Igrejinha, município a uns 90 quilõmetros de Porto Alegre, onde serão rodados as quatro cenas da cachoeira.

Chegamos às três e meia e fomos direto para a locação. A equipe da "pesada", que estava em Igrejinha há dois dias, já tinha montado as bases para as gruas e preparado uma infra-estrutura básica: gerador posicionado, caminho para descer até a cachoeira, plataforma para a câmara sobre a queda d'água e outras coisas. Revisamos a decupagem, o Alex posicionou a luz e checamos os movimentos da grua. Aparentemente, tudo em cima.

O tempo também vai ajudar (assim espero): hoje estava frio, mas não muito (uns quinze graus) e havia bastante sol. As meninas (que vão pra água amanhã) não vão sofrer tanto assim. O Alex conferiu a temperatura da água e disse que estava "quente". Por via das dúvidas, pedi para a produção comprar um conhaque de boa qualidade.

Quente vai ser nosso trabalho amanhã. O elenco (Bomtempo, Maria e Ana Maria) e o resto da equipe técnica saem de Porto Alegre às seis e meia da manhã. O cronograma prevê que façamos mais de 30 planos, o que é bastante para um dia de trabalho. O primeiro dia, sempre um pouco assustador. Mas, pensando bem, é só um filme. Vamos nos divertir.

Acompanhe o dia-a-dia das filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em Atrás da Câmara.

MAIO JUNHO JULHO


CAPA



Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.