Diário das filmagens
 

Segunda, 23 de agosto de 2004

Camila se despede

“Vocês precisam dar um desconto. É o último dia da Camila e ela está meio descompensada”, avisou o diretor Carlos Gerbase. É que Camila estava eufórica nas filmagens que aconteceram hoje pela manhã, no cinema do Santander Cultural. A cena mostrava os amigos de Veronese, além de Cátia e Linda assistindo ao Filme de Mentira. Estavam na cena Valdo/Bruno Garcia, Garcia/Bruno Torres, Holmes/Júlio Andrade, Mirabela/Janaína Kremer, Cassandra/Camila Pitanga, Cátia/Maria Fernanda e Linda/Júlia Barth, mais os coadjuvantes Artur Pinto, Marco Sorio e Rafael Tombini.

Confira as fotos dos bastidores!

Camila não parou de brincar nem um minuto. “Hoje eu estou impossível, vocês vão ter que me aturar”, disse ela. Verdade que Camila vai deixar muitas saudades, pois cativou a equipe inteira com sua energia.

Na cena, aparece o final do filme, ou seja, são projetados na tela os créditos do Filme de Mentira, que na verdade eram créditos de filmes da Casa de Cinema de Porto Alegre, como O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, de Jorge Furtado e Três Minutos, de Ana Luiza Azevedo. Pra não dizer que é tudo ficção, um pedacinho dos créditos do Filme de Mentira, roteirizado por Veronese, também apareceram. E a discussão era: de quem é esse filme? De Veronese, JB, Holmes ou de Cátia e Linda? Vamos ter que esperar para saber.

As filmagens no cinema foram até às cinco da tarde. No final, Camila fez um pronunciamento. Agradeceu à equipe, disse que foi novamente um prazer trabalhar com a Casa de Cinema e que espera reencontrá-los em outro trabalho em breve. Depois, Camila, junto com Janaína Kremer, Júlio Andrade e Bruno Torres, que também estavam se despedindo do set, tomaram champanhe para comemorar o sucesso das filmagens.

À noite, mais uma jornada para a equipe: a filmagem das cenas de Cátia dirigindo pela cidade. Apesar do frio, as cenas ficaram ótimas, com Maria Fernanda dirigindo pelas ruas centrais da cidade, com o diretor de fotografia Jacob sentado no banco carona segurando a câmera que pesa 25 quilos. No banco de trás, seu assistente Juliano regulava o foco e o diretor Carlos Gerbase acompanhava tudo com um mini monitor. Luzes foram montadas dentro e fora do automóvel.

O carro de Cátia era seguido por outro carro, onde estavam o motorista Denis, o produtor Marco Baioto, o eletricista Guilherme, o making of Nelson e o assistente de câmera Fernando. Tudo para garantir que não ia dar nenhum problema durante a filmagem, e não deu mesmo. Jacob ficou emocionado com a beleza das imagens. Maria Fernanda encarnou a personagem, chorou, e Jacob captou a imagem do brilho de uma lágrima.

No final toda a equipe terminou comendo pizza na Praça da Alfândega. “Apesar da jornada longa, a equipe estava feliz e super descontraída e ninguém percebeu o cansaço”, conta Augusto Mallmann, assistente de direção.