Diário das filmagens
 


Sexta, 20 de agosto de 2004

Dia agitado no set

Novamente o mau tempo fez a equipe executar a opção-chuva do cronograma e as filmagens permaneceram no estúdio nesta sexta-feira, dia 20 de agosto. Folga extra para o ator Bruno Garcia, que não participou das cenas de hoje. Apesar do contratempo, o dia foi agitado no set de Sal de Prata.

Confira as fotos dos bastidores!

O navio que estava atracado há dias no cais do porto, bem ao lado do armazém-estúdio, finalmente seguiu viagem. Um alívio para o técnico de som Rafael e sua equipe.

No horário do almoço, parte da equipe foi ao cinema do Santander Cultural ver o primeiro copião do filme, com as cenas do cemitério e do estúdio de JB. O resultado agradou a todos e, salvo alguns ajustes normais de cor, o diretor de fotografia Jacob saiu contente do cinema. O diretor Gerbase ficou entusiasmado e elogiou bastante o trabalho de Jacob.

Os créditos do Filme de Mentira, de Veronese, também foram assistidos e aprovados. O cenotécnico-chefe seu Vilson e sua equipe já estão montando o cenário do restaurante japonês. As filmagens no cenário estão previstas para o penúltimo dia.

Duas visitas importantes no set: a diretora de arte Ana Mara Abreu, a esposa de Jacob, veio conhecer a equipe. Ela fez direção de arte no longa-metragem Durval Discos, de Anna Muylaert. O diretor Jorge Furtado também apareceu para conferir o andamento das filmagens e visitar os amigos.

Hoje foram eleitos os integrantes da equipe campeões de garfo: os que mais comem são da equipe de som. O técnico de microfonia Douglas se defende dizendo que vai embora a pé e que Rafael come muito mais que ele. "Não é à toa que o apelido do Rafael é Lasanha", afirma Douglas. E Augusto, segundo assistente de direção, explica: "É que certa vez ele comeu uma lasanha inteira'. Já seu Neri, chefe da alimentação, aposta que o campeão é Fabrício Faerman, do making of.

Nosso herói Marcos Breda esteve em Gramado ontem participando de uma corrida de Kart, na qual competiam jornalistas e atores. Breda, que corre profissionalmente, ficou em segundo lugar.

Janaína Kremer arriscou afirmar que viu o fantasma de Veronese assombrando o Festival de Cinema de Gramado.

As cenas de hoje contaram com a atuação de Maria Fernanda Cândido e Janaína Kremer, finalizando os planos do diálogo entre Cátia e Mirabela, na casa de Veronese. O dia começou com cenas de Cátia/Maria Fernanda sozinha no apartamento de Veronese após sua morte. Depois, pausa para remodelar o cenário e deslocar as paredes para colocar a câmera em outro ângulo. Todos os cenários são planejados de modo que se possa remover as paredes sempre que for preciso.

Janaína, que não estava escalada para trabalhar em caso de tempo bom, havia ido para Gramado no dia anterior ver a apresentação do filme Cinco Naipes, de Fabiano de Souza, do qual participa como atriz. Chamada às pressas, viajou para Porto Alegre hoje de manhã bem cedinho e ainda deu uma carona ao montador Giba Assis Brasil que também estava no Festival. Apesar de um pouco cansada, Janaína arrasou na filmagem. "Desde os ensaios, a relação entre Janaína e Maria Fernanda é muito boa, as duas afinaram-se muito bem", comenta Augusto, explicando as características das personagens: "Mirabela é maternal e tem um papel muito importante na vida de Cátia após a morte de Veronese. Ela é o elo de ligação entre Cátia e os amigos do namorado, além de ser a grande conselheira de Cátia".

Na cena em que conversam no quarto de Veronese, vê-se uma mesa cheia de objetos, livros e Cds. “É a mesa da inspiração”, diz o diretor de arte Fiapo Barth. Fazem parte da composição, livros do fotógrafo Helmut Newton e CDs que inspiraram a trilha do filme, trazidos pelo diretor Gerbase. As filmagens foram até mais tarde, mas o clima no set era de alto astral. Momento de descontração: a maquiadora Aline e a atriz Janaína criaram uma música em homenagem ao Veronese. “Todos já sabem cantar, menos eu que ainda não aprendi a letra”, lamenta-se a assistente de maquiagem Michelle.