A filmagem de Sal de Prata não deu lugar ao azar nesta sexta-feira 13 de agosto. As coisas estão indo tão bem no set que a equipe emendou duas cenas e ainda sobrou tempo pra fazer uma externa, a cena final do filme! Aproveitando o belo pôr-do-sol no Cais do Porto, a equipe rodou a última cena: um diálogo final entre Cátia e Linda.
As cenas feitas hoje em estúdio davam continuidade ao que foi rodado ontem, no set de filmagem de Valdo. Ele dirige os atores Cassandra e Léo enquanto Cátia acompanha a filmagem. Então, Cátia se irrita com algo que vê na cena do filme e faz um escândalo. Corre pelo set, sobe num praticável e destrói duas latas de filme. A cena é forte e teve de ser bastante ensaiada. Para a atriz Maria Fernanda Cândido, é nesta cena que começa a se resolver todo o conflito central da trama. "A partir deste acontecimento, tudo fica mais claro para Cátia", revela Maria Fernanda. Ela diz também que a cena exige bastante concentração e energia. O entrosamento entre Maria Fernanda, Camila e Bruno é notável. Combinaram entre si todas as marcações, deixas e falas, até a atuação ficar perfeita. Num praticável mais alto que o de Maria Fernanda, estavam o diretor de fotografia Jacob, seu assistente Juliano Lopes e a câmera, registrando a cena sob um belo ângulo.
E os filmes que são destruídos por Cátia? Foram usadas apenas duas latas e um pequeno truque para reaproveitar os rolos de filme. E o produtor de arte Pierre Olivè explica: “As latas contêm filmes inutilizados dentro. Uma delas estava lá na Casa de Cinema e foi a Ana Luiza que encontrou. A outra, foi o Jacob que nos deu. Agora as duas fazem parte do acervo da cenografia”, diz Pierre. Para não ter que enrolar todo o filme novamente depois que Cátia o desmancha, o rolo foi cortado em várias partes. Manhas do cinema, que fazem a cena parecer real...