Diário das filmagens
 

Quinta, 12 de agosto de 2004

"Todos os personagens marcam uma fase", diz a atriz Camila Pitanga

Camila Pitanga que integra o elenco do filme Sal de Prata conversou com os internautas nesta quinta. Durante o bate-papo, a atriz falou sobre o seu personagem no longa de Carlos Gerbase, carreira e até sobre a sua relação com irmão Rocco.

Leia a íntegra do bate-papo!

Questionada sobre as semelhanças entre a atriz e a personagem do filme, Camila garante que elas pouco têm em comum. "A cassanda é bem diferente. Primeiro, ela é uma gaúcha, e eu sou carioca... Mas no temperamento, é difícil dizer porque a Cassandra do filme é quase um mistério, na verdade", disse.

A atriz também falou sobre o ritmo puxado com que precisa conciliar a graduação em artes cênicas com seus trabalhos no cinema. Com relação aos trabalhos na TV que marcaram fase na sua vida, como a personagem Luciana de Mulheres Apaixonadas, Camila se mostra satisfeita. "Foi um trabalho que me proporcionou encontros maravilhosos, como contracenar com o super querido Tony Ramos, por exemplo".

 

Motel e visual anos 50 nas filmagens

Depois do merecido descanso de ontem, a equipe de Sal de Prata entrou no estúdio hoje, 12 de agosto, para fazer cenas do filme de Valdo/Bruno Garcia e a visita de Cátia/Maria Fernanda Cândido ao set de filmagens do diretor. Nas cenas do filme de Valdo, o cenário é um quarto de motel. Cassandra/Camila Pitanga, com um vestido preto estilo anos 50, contracena com Léo.

Confira as fotos dos bastidores!

A cena é sensual, os dois estão prestes a transar, com o diretor coordenando a ação, como num filme de verdade. Valdo também tem uma equipe, é lógico. Participaram da cena, como técnicos do filme, os atores Mateus D'Agostin (o ator Léo), Alessandra Marder (que na vida real é também diretora de arte de comerciais), Artur Pinto (que faz o Edvaldo, diretor de fotografia) e Sharon Hopperdisel (atriz de teatro que fez hoje sua primeira personagem no cinema, a assistente de direção de Valdo).

No set de verdade, o técnico de som Rafael Rodrigues, reclama do ruído dos sapatos de Camila no chão do cenário. Lá vai a produção forrar de fita crepe as solas dos sapatos... Aí, foi a vez da diretora assistente, Ana Luiza, perceber que a fita aparecia muito na imagem. Então, lá vai a produção cobrir de fita preta por cima. Enquanto isso, Camila divertia a equipe com seus discursos "emocionados".

Falando em Camila, a atriz já incorporou o sotaque gaúcho. Há dias, ela vem imitando o modo de falar de todo mundo na produção e já "pegou" algumas frases clássicas do portoalegrês. Em uma das cenas, até sugeriu trocar a fala "Ficou muito melhor" por "Ficou tri bom". E ficou tri bom mesmo, o diretor aprovou e a equipe também.

Para esta cena, as maquiadoras Aline Matias e seu assistente Giovani levaram quase duas horas para preparar a atriz. "É impressionante a versatilidade de Camila", afirma Aline, "dá pra fazer vários visuais nela. Além disso, ela veio filmar de espírito aberto e dá muitas sugestões legais". O cabelo e a maquiagem de Camila foram inspirados num ensaio do fotógrafo Steven Meisel para a Vogue Italiana, intitulado Cinema Stills.

O ensaio clica a modelo como se estivesse em um filme preto e branco da década de 50, e Aline reproduziu o look em Camila. Para isso, tiveram que fazer bainha, com rolos e grampos, no cabelo dela. Ficou lindo, e a atriz também gostou da maquiagem. "Amei essa personagem", disse Cassandra, ou melhor, Camila. O belo vestido preto usado pela atriz está no acervo da figurinista Rô Cortinhas há mais de vinte anos. Nunca havia sido usado em cena, parece até que estava esperando um momento como esse...