Faz frio em Porto Alegre e os atores de Sal de Prata trabalharam hoje com os aquecedores ligados. No armazém ao lado do estúdio rolava a feira de moda Mix Bazaar, mas o movimento não atrapalhou as filmagens que transcorreram normalmente. A equipe chegou ao estúdio às sete da manhã e só saiu às sete da noite.

Confira as fotos dos bastidores!
Algumas cenas de hoje revelavam o set de filmagens da produção de JB/Nelson Diniz filmando o roteiro de Veronese. As cenas do final da tarde eram cenas do próprio filme de JB, com Cassandra/Camila Pitanga fazendo o papel da atriz.
Seguindo a tradição de alguns cineastas como Hitchcock, Quentin Tarantino, François Truffaut e Woody Allen, só para citar alguns, Gerbase faz uma “ponta” no seu próprio filme: ele é o fotógrafo de um jornal, que aparece no set de filmagens de JB. Já o assistente de som Douglas Povoas Vianna, representou o seu próprio papel. “Pra mim foi fácil fazer um assistente de microfonia, pois é o meu trabalho na equipe. Além disso, tenho um lado ator”, explica Douglas.
Hoje foi o primeiro dia de trabalho do ator Marcos Breda, que interpreta o cineasta Veronese, e o penúltimo de Bruno Torres, cujo personagem Garcia é um ator que interpreta um diretor de cinema. Bruno é filho do cineasta Geraldo Moraes e seu primeiro trabalho em longa-metragem foi no filme do próprio pai, No Coração dos Deuses. Depois, trabalhou em As Vidas de Maria, de Renato Barbieri e Rua Seis Sem Número, de João Batista Andrade.
Bruno é também roteirista, diretor, montador e ator do curta Último Raio de Sol (2204). Sal de Prata é seu primeiro trabalho com a Casa de Cinema e diz que está sendo um prazer, pois sempre teve boas referências da equipe: “Cheguei aqui com muitas expectativas e todas foram superadas. É o set mais tranqüilo que eu já vi, sem dúvida. Além de todos serem excelentes profissionais, são amigos. O cinema é a arte da união, e aqui tudo flui”, comenta. Apesar de sua participação ser pequena, Bruno diz que Garcia é um personagem interessante: “Ele tem uma veia cômica, diferente de outros personagens que já fiz.
Quando conversei com Gerbase, ele me disse que o Garcia era um cineasta rico, com uma linguagem televisiva e o estereótipo do ator global. Então, sugeri algumas coisas e Gerbase topou”. Uma das coisas que o ator sugeriu foram as mechas claras no cabelo, descolorido pela maquiadora Aline Matias. “É para parecer um cara meio imaturo e fútil. Na segunda fase do filme, três anos depois, ele já está com o cabelo diferente, para mostrar que houve um amadurecimento”, explica. Hoje mesmo, Bruno volta a ter a cor natural nos cabelos, com a ajuda da assistente de maquiagem, Michele Nunes. O ator filma sua última participação no fim do mês.
No final do dia, toca a sirene indicando o término das filmagens. Sirene de verdade, não. Melhor dizendo, imitação de sirene feita por todos da equipe. Mas, como quase sempre acontece, o técnico de som direto Rafael Rodrigues pede a todos um minuto de silêncio para captar o som ambiente (serve para preencher espaços vazios depois). Isso significa todo mundo parado no set, feito estátua, até captar o que Rafael precisa. Dessa vez, Camila Pitanga puxou a brincadeira e pediu que todos se dessem as mãos, para aproveitar o minuto de silêncio e fazer uma meditação. A turma toda caiu na gargalhada no final, quando Camila fingiu que estava incorporando um santo.