Diário das filmagens
 

Domingo, 05 de setembro de 2004

Televisão também tem seu dia de cinema

Neste domingo, 05 de setembro, a equipe começou cedo a função e o clima quente continuou ajudando nas filmagens. Pela manhã, a equipe terminou um último plano de Cátia e Cristóvão no escritório. Na cena, Cristóvão, chefe de Cátia vivido pelo ator Roberto Birindelli, diz que ela precisa tirar umas férias. Mas, Maria Fernanda, que acaba as filmagens de Sal de Prata amanhã, vai emendar um trabalho no outro, indo logo em seguida para Portugal, apresentar uma peça de José Saramago na qual atua.

Confira as fotos dos bastidores!

As filmagens no escritório terminaram cedo. Às onze e meia, já estava todo mundo de volta ao estúdio para o almoço. De tarde, o set se deslocou para os estúdios de uma emissora de televisão, onde foi rodada a primeira vez em que a personagem Linda aparece no filme.

Foram sete planos de Cátia chegando na televisão de Nova Itália e encontrando Linda, que é editora. Segundo o diretor de fotografia Jacob, foi um pouco chato montar a iluminação ali, pois as salas de edição são envidraçadas e era preciso driblar o reflexo. “Estes planos vão ficar com menos contraste que os outros, mas no conjunto geral do filme isso não vai alterar nada”, confirma Jacob.

A equipe recebeu visitas durante a tarde na TV. Marcos dos Santos, secretário do estúdio, passou o dia com a turma conferindo o trabalho fora do estúdio. Marcos Breda também apareceu com sua mãe, dona Maria, para visitar o set. A filmagem terminou depois das 20 horas e a equipe jantou ali mesmo.

Hoje foi a despedida de Roberto Birindelli e Júlia Barth, que fizeram suas últimas cenas. Seu Neri, chefe da alimentação, diz que já sente que estamos na reta final e que ficar sem trabalhar pelo menos um mês depois de Sal de Prata, para colocar a vida em dia. “Estou trabalhando com a Casa de Cinema desde a produção de Meu Tio Matou Um Cara. Aprendi muito com esta equipe e trabalhei o tempo inteiro feliz de estar aqui. São todos muito simpáticos e amigos, vou sentir saudades”, completa seu Neri. “A gente devia ter uma semana de féria e depois continuar a filmar. Não queria que acabasse”, diz Vanessa, assistente de alimentação.