Esta atriz nascida em Gales (Reino Unido) em 1969, ficou conhecida no mundo todo ao casar-se, em novembro de 2000, com um dos solteiros mais cobiçados de Hollywood, o ator Michael Douglas, com quem também teve um filho.
Sua primeira grande aparição nas telas foi com o musical Calle 42, ainda inédito no Brasil, mas seu nome alcançou notoriedade a partir dos anos noventa com seus trabalhos para a Yorkshire Television.
A série The Darling Buds of May, baseada nas novelas de H.E. Bates, converteu Zeta-Jones numa das atrizes mais populares do Reino Unido.
Sua exótica imagem (cabelos negros, olhos castanhos e pele morena), bem diferente da tradicional aparência saxã, lhe permitiu interpretar numerosos papéis dentro da cena britânica. Em 1990 fez sua estréia cinematográfica em Serezade sob a direção de Philip de Broca, seu descobridor para as telas.
Depois de atuar como coadjuvante em Christopher Columbus: The Discovery (1992), The Return of the Native (1994), Blue Juice (1995), Titanic (1996) e The Phantom (1996), é contratada pelo diretor Steven Spielberg para ser a companheira de elenco de Antonio Banderas e Anthony Hopkins em A Máscara do Zorro (The Mask of Zorro), de 1998.
Sua inegável beleza - usada como atrativo em um filme de grande sucesso de bilheteria no mundo todo - a elevou à categoria de estrela.
Com muito olfato, o ator Sean Connery não tardou em contar com seus serviços em Entrapment (1999), filme de ação sobre operações de roubo de obras de arte que a consolidou dentro do firmamento hollywoodiano.
Depois de dois filmes de aventura, Zeta-Jones mudou de estilo em The Hauting (1999), thriller em que contracena com Liam Neeson. Também atuou no filme Entrapment, citado anteriormente, onde atuou ao lado de Sean Connery.
O diretor de cinema Stephen Frears a incluiu também no elenco de Alta Fidelidade (High Fidelity), em que também esteve presente John Cusack.
O última filme da atriz até o momento foi Traffic (Traffic), em que atuou junto a Michael Douglas e Benicio Del Toro.
Agora estréia Os Queridinhos da América (America's Sweethearts), uma comédia romântica, em que também participam Julia Roberts, John Cusack e Billy Crystal.
Amante da música, Zeta-Jones teve aulas de canto. Em algumas ocasiões fez pequenas colaborações com a Ópera Nacional Inglesa.