Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


The Truman Show

Eu nunca vi um filme com o Jim Carrey porque certa vez assisti uma entrevista com ele e achei-o insuportável. Então foi uma grande surpresa assistir ao The Truman Show, achar o filme interessante, e concluir que a atuação do Jim Carrey como Truman é boa.

O filme conta a história de um cara que tem sua vida filmada e televisionada a partir do momento do seu nascimento. É uma novela que dura 24 horas por dia e tem 25 mil câmeras. Mas a pergunta que paira no ar e a seguinte: sobre o que se trata este filme? É a multiplicidade de respostas e o que torna o filme interessante.

Primeiramente, ele lida com o fato de que nós estamos no final do século XX e que os indivíduos não têm mais controle sobre o que é público e o que é privado.

Existem tantas câmeras na vida da gente: no caixa eletrônico do banco, no elevador, no Washington Square Park. Tem uma câmera que transmite o movimento do parque diretamente para a estação de polícia, não é necessário dizer que os traficantes

de drogas nao frequentam mais o parque. Tantos dados pessoais em computadores: quanto dinheiro eu tenho no banco, onde eu moro, a última vez que eu saí do país, a última vez que eu entrei no país, o meu endereço, o meu telefone, onde eu trabalho. Isto sem contar que toda a correspondência eletrônica não é perdida no espaco cibernético, mas fica guardada na mega memória em algum mega computador em algum lugar.

O filme lida com questão do que é ficção e o que é realidade. Tipo a Regina Duarte sendo mãe da sua própria filha na novela, ou o Roberto Benini se apaixonando pela própria esposa no final de Down By Law.

O personagem principal, Truman, é filmado 24 horas por dia e todo mundo assiste o drama, só ele não sabe que está sendo o bobo da corte. A novela toda é dirigida por um cara que é o personagem na vida real. O ator Truman Burbank dirige a filmagem da vida de Truman.

O nome Truman pode significar homem verdadeiro (true man). Mas antes de levantar uma questão filosófica sobre o assunto da ficção-realidade, a solução é simples. O que nós pobres mortais precisamos é de algo que faça com que as nossas vidas valham a pena serem vividas. Algo como um bom programa. Então na hora que o Truman Show termina o que resta aos espectadores é dar uma olhada na programação de TV.

E, finalmente, é um filme sobre o sonho americano, o estilo de vida nos Estados Unidos. É mais ou menos o que um dos espectadores fala sobre a série de TV The Truman Show no início do filme: "Não tem nada falso sobre ele, o Truman Show é um estilo de vida, não há nada falso, é somente controlado."

O filme lembra um pouco Blade Runner com uma estética completamente diferente, porque mexe com a questão de que tudo que nós passamos pode ser criado, inventado ou controlado. Tudo isso é uma grande simulação de realidade. Ou não.

The Truman Show, EUA, 1998, 102min. De Peter Weir. Com Jim Carrey, Laura Linney, Noah Emmerich e outros.

Bárbara Kruchin é artista plástica e aficcionada por cinema. Ela é brasileira, mas mora em Nova York desde 1991, onde cursou a School of Visual Arts.

Índice de colunas.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.