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Por Ricardo Cota

STAR WARS: EPISÓDIO I - A AMEAÇA FANTASMA

Acabou o sofrimento. O mais esperado filme do ano finalmente chega às telas do Brasil, para deleite da legião de fãs da série Guerra nas Estrelas. Mesmo quem está a galáxias de distância dos Jedi e seus cavaleiros dificilmente vai conseguir ficar indiferente  à estréia de A Ameaça Fantasma, escrito e dirigido por George Lucas. Antes de chegar às telas, o filme já era um acontecimento. 

Nos Estados Unidos, a estratégia de marketing invadiu supermercados e livrarias com um amontoado de bugigangas que vão de máscaras e espadas luminosas até sofisticadas edições fotográficas da super produção. Crianças, jovens e adolescentes não são o único alvo do feérico ataque marketeiro, cujo efeito avassalador pôde ser sentido já nas filas que se formaram nas portas dos cinemas americanos 40 dias antes do lançamento oficial de A Ameaça Fantasma. Na verdade, a grande maioria dos que cultuam a saga de Luke Skywalker e Darth Vader estão hoje na faixa dos 35 a 40 anos. São os primeiros representantes de uma geração que se acostumou aos efeitos computadorizados e à realidade virtual, responsáveis pela forte ligação entre cinema, computação gráfica e vídeo game.

Há 22 anos, quando lançou Guerra nas Estrelas, George Lucas não ocultou sua ambição desmedida. O filme fazia parte de um complexo conjunto de três trilogias, ou seja, nove filmes.  Para complicar mais o assunto, Guerra nas Estrelas não era o primeiro episódio da série, mas sim o quarto. Quem achou que tudo isso não passava de uma tremenda maluquice, perdeu o bonde interestelar.  Guerra nas Estrelas não apenas foi um sucesso absoluto de público, como se transformou num dos maiores êxitos de bilheteria de todos os tempos. Bilionário da noite para o dia, George Lucas produziu, já na década de 80, o quinto e o sexto episódios da série, respectivamente O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).

A Ameaça Fantasma traz de volta George Lucas como diretor. Desde Guerra nas Estrelas, ele havia se dedicado a produzir ou a cuidar dos negócios de sua empresa de efeitos especiais, a Lucasfilm. A retomada não poderia ser menos amibiciosa. Além do lançamento de A Ameaça Fantasma, que corresponde ao primeiro episódio da série de três trilogias, portanto ao início da saga, Lucas já tem agendado a data de lançamento de mais dois longas:  2002 e 2005. Será que alguém ainda duvida que eles serão realizados?

A Ameaça Fantasma conta a história da infância de Darth Vader, na realidade Anakin Skywalker, o pai de Luke. A receita é basicamente a mesma dos filmes anteriores, mesclando a aparência de épico religioso com guerras espaciais e o irresistível clima de capa e espada, obtido pelos duelos com sabres luminosos.  A grande diferença agora são os efeitos especiais, cada vez mais sofisticados. Das 2.200 tomadas do filme, nada menos do que 1965 continham algum tipo de efeito digital, um recorde absoluto que já eleva o filme à condição de barbada para o Oscar dos efeitos especiais. 

Há inclusive um personagem, o desajeitado Jar Jar Binks, que é totalmente digital. Seus movimentos foram clonados, via computador, do ator Ahmed Best, que faz parte do grupo Stomp. O resultado é impressionante e deixa pelo menos uma pulga atrás da orelha do sindicato dos atores: será  possível fazer filmes sem o auxílio da categoria?

Para quem não entende nada da mitologia de Guerra nas Estrelas e do significado de cada um dos seus personagens, o filme impressiona meramente pelo impacto visual. Há pelo menos uma sequência extraordinária, a da corrida no deserto que transforma a tela do cinema num imenso videogame. Apesar do espetáculo pirotécnico de altíssimo nível, muitos fãs saíram decepcionados, sobretudo com a interpretação de Jake Lloyd, que faz o papel do pequeno Anakin Skywalker. 

Outros consideraram, com razão, o filme uma reciclagem nada inventiva do primeiro Guerra nas Estrelas e de O Retorno de Jedi. Pouco importa.  A grande verdade é que A Ameaça Fantasma conseguiu criar um clima de expectativa tal que até mesmo sessões secretas de fitas piratas foram organizadas por pequenos grupos mundo afora. 

Na zona sul do Rio de Janeiro, um time de aficionados diz ter conseguido uma cópia inédita do filme. Este crítico foi apurar e descobriu que se tratava de uma "cópia de trabalho", isto é, em preto e branco, sem trilha sonora, letreiros e ainda por cima com pouquíssimos efeitos especiais. Mal comparando, seria como ir a um restaurante sem prato, talher, garçom e, acreditem!, sem cozinha.  O crítico preferiu devorar o prato principal nos cinemas. Até porque fanatismo também tem limite.

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (EUA, 1999). De George Lucas.

Ricardo Cota, 33, é crítico de cinema do Jornal do Brasil há oito anos, com passagens pelas revistas Cinemin, Set, Tabu, Cinema e IstoÉ, além do jornal O Dia. Foi autor dos cursos Bergman/Woody Allen: Dois Cineastas Face a Face; Huston/Coppola: Os jogadores; e O Cinema Cantado, Breve História dos Musicais.

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