Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


ANOTHER DAY IN PARADISE

Larry Clark ficou famoso com o livro Tulsa, lancado em 1971, agora fora de circulação. São fotos que ele tirou em Oklahoma de seus amigos se picando. Em 1995 ele lançou o filme Kids, que trata de um grupo de adolescentes skatistas que se encontram no Washington Square Park em Greenwich Village, fumam baseado e querem transar com meninas virgens. Quando os adolecentes assistiram o filme eles achavam que estavam assistindo a um documentário. Kids tinha em autenticidade tudo o que lhe faltava em atores holiwoodianos.



Para entender melhor do que estava falando Larry Clark começou a andar de skate, o que lhe custou alguns ossos quebrados. Agora ele está de volta com Another Day in Paradise, um novo filme sobre os fora da lei. Mas desta vez o elenco conta com rostos mais conhecidos na tela, como Melanie Griffith, James Woods, Vincent Kartheiser e Natasha Gregson Wagner. Baseada no livro de Eddie Little, o filme é história de dois "junkies" de meia idade (Melanie Griffith e James Woods) que adotam dois adolescentes para ensiná-los a roubar. Quando eles se encontram pela primeira vez, Melanie pergunta: "Vocês sao Bonnie e Clyde? Nós também".

Existem duas maneiras de mostrar o lado esquerdo da vida. Falando sobre as coisas ou falando de dentro das coisas. Poucos cineastas são capazes de mostrar este lado surreal. Entre outros, David Cronnenberg mostra um lado perverso, mas não menos verossímil. Não basta falar sobre o crime com a perspectiva de uma pessoa que só faz o bem. O grande desafio que certos artistas como Clark é mostrar as coisas como elas realmente são.

Embora Larry Clark sempre fale de personagens sem ética, criminosos, viciados em droga, imorais, ele não tenta mostrar uma falsa moral, ele não é um hipócrita - antes um drogado do que um hipócrita. Ele não está falando sobre este mundo visto de fora, ele não está julgando, ele está simplesmente retratando. De alguma forma ele esta expondo quem ele é, qual é seu mundo, buscando a sua própria identidade. A sua própria realidade e aquela da qual ele fala nunca estiveram muito longe. E ao fazê-lo, ele consegue um efeito que poucos artistas alcançam: o de mostrar as coisas com uma autenticidade que muitos outros cinestas só conseguem fingir. E o efeito? Uma beleza esquisita, como Melanie Griffith se picando na virilha.


Another Day in Paradise, EUA, 1998. De Larry Clark. Com James Woods, Melanie Griffith, Vincent Kartheiser and Natasha Gregson Wagner.

Bárbara Kruchin é artista plástica e aficcionada por cinema. Ela é brasileira, mas mora em Nova York desde 1991, onde cursou a School of Visual Arts.

Índice de colunas.

 

Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.